19 fevereiro 2014

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NO SÉCULO XXI: Diálogos entre a gestão e a academia

Coordenação: PEDRO NEVES & MIGUEL PEREIRA LOPES
Editora: EDITORA RH

Indicadores recentes mostram que as escolas portuguesas das áreas de comportamento organizacional e gestão estão bem avaliadas internacionalmente. Os indicadores sobre a evolução da investigação científica feita em Portugal mostram a mesma tendência positiva. Então, o que falha para que a produtividade em Portugal não tenha acompanhado esta evolução científica? Neste livro encontrará casos de sucesso na colaboração entre a academia e a realidade empresarial e institucional do nosso país, que mostram que é possível inverter a ineficiente tradução do avanço científico em resultados de negócio. A leitura destes casos de sucesso nos «diálogos entre a gestão e a academia» é fundamental como exemplo inspirador e potenciador das melhores práticas de gestão em Portugal.

Este livro surge para mostrar como a gestão e a academia se encontram "intrinsecamente interligadas e que o conhecimento centrado em apenas uma das perspetivas é, inequivocamente, incompleto". Para o efeito foram convidados vários académicos e gestores em comportamento organizacional em Portugal, "resultando numa diversidade que mostra as múltiplas perspetivas existentes sobre o comportamento organizacional (e todos os possíveis diálogos que daí resultam)".
Esta diversidade está, efetivamente, presente ao longo do livro, onde se pode ler sobre: liderança; justiça organizacional; cultura organizacional; comunicação; papel das emoções; negociações; capital psicológico positivo; improvisação; mudança organizacional; inovação; trabalho temporário; expatriados; empreendedorismo e responsabilidade social.
Por tudo isto, este livro é uma excelente opção para todos os que pretendem compreender a ligação entre a teoria e a prática, aplicada no contexto nacional.

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário