13 janeiro 2014

OUT OF THE OFFICE - TRABALHAR NUNCA FOI TÃO FÁCIL

Autores: JOSÉ GABRIEL QUARESMA & CARLOS GONÇALVES
Editora: VIDA ECONÓMICA

“Out of the Office” é um Livro e ao mesmo tempo uma aplicação móvel sobre o Escritório do Futuro.
Descreve histórias reais sobre pessoas e empresas que adoptaram novos modelos de trabalho – Escritórios Virtuais, Teletrabalho e Coworking – espaços de trabalho inovadores e tecnologia colaborativa que lhes permitiram ser mais eficientes e produtivos.

Por diversos fatores, cada vez mais o trabalho a partir de casa ou o coworking começam a fazer parte do dia a dia de vários trabalhadores portugueses. Nesse sentido, este livro vem ajudar a mudar mentalidades e a até a incentivar aqueles que têm uma ideia e querem começar um pequeno negócio, mas não sabem como dar a volta à questão do espaço físico - o escritório, a renda, as despesas de água e luz, entre outros.
«Out of the office» explica quais as vantagens, os desafios (e também os inconvenientes) de adotar este estilo de trabalho.
Algumas coisas que pode descobrir neste livro é que através do modelo dos escritórios virtuais é possível ter uma morada física associada à sua empresa, receber correspondência e chamadas telefónicas, alugar salas de reuniões, entre outros; quanto ao teletrabalho, significa que pode trabalhar fora do escritório central através do uso de tecnologia que facilite a comunicação, uma alternativa para um pequenos empresários, para consultores, representantes comerciais, etc, e até mesmo para funcionários de grandes organizações. O teletrabalho é atrativo pois proporciona um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, "este modelo de trabalho diminui o stress, aumenta o bem-estar, permite maior disponibilidade para a família, poupa a preocupação de encontrar lugar para estacionar o carro, permite a diminuição das despesas, a possibilidade de ser o seu próprio "patrão", com tudo de bom que isso implica". Contudo, há milhões de pessoas que não conseguem trabalhar em casa. Para essas, explica o livro, a opção mais óbvia é o coworking, ou seja, não precisa de, necessariamente, utilizar o "escritório virtual", mas pode fazê-lo se quiser, podendo ainda realizar trabalho à distância (teletrabalho). Tal como é referido pelos autores, o coworking aproxima-se do modelo de "cooperativa", pois o objetivo não é somente o lucro, mas também a socialização e a criatividade. É um regime que permite a interação com outras pessoas, que pode criar dinâmica de grupo (entre empresas diferentes), e que baixa substancialmente os custos que um espaço físico isolado teria.
Entre outros, pode ainda ler testemunhos de empresários que optaram por estes modelos de trabalho e conhecer as experiências dos mesmos.
É, indubitavelmente, um livro a ler se pensa adotar um dos novos modelos de trabalho.

Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário