15 janeiro 2014

MANUAL DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS

Autores: ANA MARGARIDA ISIDORO, MARIA MANUEL SIMÕES, SÍLVIA DIOGO DE SALDANHA, JOAQUIM CAETANO
Editora: SÍLABO

A gestão de eventos é uma área que se encontra em franca expansão, pois a sua organização faz parte do quotidiano dos indivíduos e do funcionamento normal das empresas e instituições.
Ao nível empresarial, todos os acontecimentos, até mesmo os mais comuns, como as reuniões de trabalho, requerem um planeamento atempado e rigoroso. Já ao nível social assistimos a um aumento, ano após ano, do número de eventos propostos à sociedade e a uma notável aposta no grau de sofisticação dos mesmos.
Os eventos de sucesso são eficientes ferramentas de comunicação. O impacto positivo que podem trazer para a empresa/organização, para os seus parceiros, patrocinadores, clientes e até para a localidade (onde se realizam) é enorme. 
A organização de um evento é hoje um processo especializado e de grande responsabilidade.
Este manual visa essencialmente servir aqueles que pretendem desenvolver as suas competências na área de gestão de eventos e também aqueles que simplesmente se interessam pela área, considerando-os como verdadeiros instrumentos de comunicação.

Para começar, e bem, os autores esclarecem o conceito de evento, nomeadamente, a evolução dos eventos, os objetivos, a tipologia, a caraterização e a importância dos eventos para as marcas. Em seguida mostram como organizar um evento na prática, que essencialmente é o foco de um livro deste tipo. Assim, aprenderá as diversas fases: o planeamento, as diferentes etapas do evento, a logística, a gestão dos recursos, o briefing e o licenciamento. Posto isto, é apresentada a definição de protocolo e explicado o protocolo nos eventos, nomeadamente, as bandeiras, a correspondência oficial, os cartões de visita, os convites, os trajes, as precedências, os brindes e as mesas. Outros aspetos relevantes são a comunicação institucional, a gestão de equipas, o orçamento e negociação, o marketing de eventos, a avaliação dos eventos, os patrocínios e os media. Tudo isto para ler e absorver neste livro, onde ainda poderá conhecer dois casos de estudo.
É, efetivamente, um livro a consultar se vai participar na organização de um evento, independentemente da dimensão do mesmo.

Para mais informações sobre esta obra clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário