28 agosto 2013

TECNOHOSPITAL [58]

Revista: TECNOHOSPITAL
Número: 58

A eficiência energética é tema de destaque em várias publicações. Desta vez também a TecnoHospital lhe dedica um dossier onde aborda a eficiência energética nos edifícios de saúde. Assim, poderá ler vários artigos de interesse neste âmbito, tais como: «Sistemas AVAC em ambiente hospitalar: vigas arrefecidas e ventiloconvectores» (pág. 11); «Edifícios de saúde: qual o caminho para a eficiência energética?» (pág. 18); «Eficiência energética em hospitais» (pág. 21); «Contratos de gestão de eficiência energética» (pág. 26); «Gestores locais de energia e do carbono» (pág. 29); «Simulação dinâmica de edifícios, um software energético como ferramenta de gestão hospital» (pág. 33); «Operacionalização no caminho da eficiência energética» (pág. 36).
Em entrevista, António Lúcio Baptista, afirma que "hoje, no bloco operatório, é possível entrarem físicos, biólogos e engenheiros biomédicos, quer seja com os lasers, com os equipamentos de imagem, com a cirurgia endoscópica ou com os robôs" (pág. 4).

Saiba como ser assinante desta revista aqui!

22 agosto 2013

RH MAGAZINE [87]

Revista: RH MAGAZINE
Número: 87

Depois de uma edição dedicada à temática da formação e desenvolvimento, desta vez a «RH Magazine» foca-se numa das questões mais importantes da área dos recursos humanos atualmente: o trabalho temporário.
Neste sentido, leia a grande entrevista a Vitalino Canas, provedor da ética empresarial e do trabalho temporário, onde este defende que “não se deverá negligenciar o contributo possível do setor do trabalho temporário, mesmo que tenhamos em conta que ele apenas contribuirá para resolver uma parcela mínima do problema” (pág. 12-20).
Posto isto, recolha mais informações sobre a temática desta edição nos artigos de Conceição Espada, a respeito do «Stress e trabalho temporário»; de Francisco S. Cesário, sobre «O trabalho temporário e a procura da empregabilidade»; e de Filipa Castanheira em relação aos «Trabalhadores temporários de agência: particularidades de uma relação a três».
O caderno especial desta «RH Magazine» foca-se, como não poderia deixar de ser, no tema “À luz do trabalho temporário» (pág. 46-53).
Nas ideias inovadoras conheça ou recolha mais informações sobre o «Moço dos recados» (pág. 58-59).
Na secção “Prima síntese” leia sobre «A gestão da experiência do consumidor em debate nas Conversas InPar», por Ana Duarte Monteiro (pág. 66-69) e ainda «O trabalho temporário: dos mitos urbanos ao “copy/paste” passando pelo associativismo» por Afonso Carvalho (pág. 70-71).
Entre outros temas de interesse, descubra quais os sete mitos e as sete realidades dos trabalhadores mais velhos (pág. 72-74).

Pode assinar a «RH Magazine» aqui!

14 agosto 2013

INDÚSTRIA E AMBIENTE [81]

Número: 81

Comece pelo editorial «Foi um ar que se lhe deu...», por António Guerreiro de Brito (pág. 2), depois leia o que Carlos Pedro Ferreira lhe tem a dizer sobre o «Ar» (pág. 4) e após a entrevista a Ton Van Harreveld (pág. 5) prepare-se para começar a ler o dossier desta edição sobre o ar, nomeadamente, sobre «Redes de qualidade do ar e a sua gestão metrológica», por Paulo Gomes (pág. 8); «Monitorização em contínuo de emissões - como garantir a qualidade dos resultados?», por Ricardo Rodrigues (pág. 11); «Acreditação de ensaios de emissões gasosas. Que rumo?», por Rosário Amaral e Bárbara Cardoso (pág. 14); «A perspetiva eurocêntrica da acreditação», por Carlos Pedro Ferreira» (pág. 16) e «Novo sistema de certificação energética - o que vai ser feito da QAI?» (pág. 19).
Tempo ainda para uma reflexão sobre «Os serviços urbanos de água num ambiente de crise e mutação: tendências e prioridades», por Sérgio Hora Lopes (pág. 22).
Na secção 'Crimes e contraordenações ambientais' Isabel Rocha aborda as «Águas residuais domésticas» (pág. 47), enquanto a secção 'Vozes ativas' levante a questão «Quais as duas prioridades que recomendaria ao recentemente nomeado Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva?» (pág. 51).

Saiba como ser assinante desta revista aqui!

09 agosto 2013

INVEST [103]

Revista: INVEST
Número: 103

Se é Técnico Oficial de Contas vai querer conhecer o B-TOC, um novo produto para simplificar a organização da contabilidade das empresas por partes dos TOC’s (pág. 5).
Se tem uma ideia de negócio, mas que ainda não passa de uma ideia, pode recorrer aos serviços da «Destino Líder» que trabalha no sentido de viabilizar o financiamento de projetos, em concreto apoiados por dinheiro dos fundos comunitários (pág. 18-19).
E se é aluno do Politécnico de Leiria saiba que vai poder contar com a ajuda das empresas da região para desenvolver possíveis projetos que tem em mente (pág. 22).
Leia também sobre uma empresa de Albergaria-a-Velha que produz mobiliário urbano feito à medida de cada mercado (pág. 14-15).
A «Extrusal», por sua vez, também faz sucesso fora de portas, conheça esta empresa que em tempos de crise na área da construção consegue crescer dois dígitos (pág. 16-17).
Para ganhar em preço e em qualidade, a «Associação Industrial Portuguesa» avalia compras conjuntas de eletricidade para as PME, saiba mais sobre o assunto na página 20 desta edição.
Antes de terminar não poderíamos deixar de focar o grande plano desta «Invest»: o «Grupo Ombro». Pedro Marques, que está à frente desta iniciativa, pretende liderar as empresas de engenharia que, juntas, vão dominar o setor da reabilitação urbana, ou seja, a ideia é a união de irredutíveis engenheiros em prol de ganhos comuns (pág. 36-37).

Saiba como ser assinante da «Invest» aqui!