30 junho 2013

INDÚSTRIA E AMBIENTE [80]

Número: 80

Nesta edição dedicada aos resíduos, Luís Marinheiro aborda o setor dos resíduos em Portugal: os desafios e a oportunidade quase única.
No dossier desta «Indústria e Ambiente» pode ler sobre a «Gestão de resíduos sólidos como recursos», por Mário Russo (pág. 10); «Os desafios da privatização da EGF no futuro da gestão de resíduos em Portugal», por João Pedro Rodrigues (pág. 14); «Os desafios dos SMAUT e as novas metas da reciclagem de embalagens», por Paulo Praça (pág. 16); «O papel da ERSAR na regulação do setor dos resíduos urbanos em Portugal – avaliação da qualidade do serviço», por Filomena Lobo (pág. 18); «A política de gestão de resíduos no Brasil: desafios e oportunidades de negócio», de Walter Plácido Teixeira Junior» (pág. 22) e, também, «Novas licenças de gestão de resíduos de embalagem» (pág. 24).
Em “reflexão”, Rui Moreira de Carvalho aborda «O Homem inesgotável” (pág. 26).
Na secção “Investigação”, Sandra Francisco Pascoal e Helena Pala D. Sousa escrevem sobre o «Tratamento de águas residuais domésticas em leitos de macrófitas» (pág. 29).
Nos “Crimes e contraordenações ambientais” Isabel Rocha afirma que «”Armazenagem” e “recolha” de resíduos para transporte são conceitos diferentes» (pág. 47).

Saiba como ser assinante desta revista aqui!

24 junho 2013

INVEST [101]

Revista: INVEST
Número: 101

Conheça os “negócios” em destaque nesta «Invest»: da serralharia civil para a indústria de vídeo (pág. 6); «Efapel» a iluminar o caminho fora de portas (pág. 8-9); «Portal do cidadão» pode ser exportado (pág. 10-11); tijolos “faça você mesmo” (pág. 12); «Cavalinho» a galope para outros mercados (pág. 14-15); líder a resgatar carros (pág. 16); no ajudar a poupar está o ganho (pág. 18); e, ainda, «Socem», a investir para ganhar massa crítica (pág. 19).
“Em análise” Nuno Morgado escreve sobre internacionalizar com estratégia (pág. 31), Jorge Capinteyro explica a inovação para principiantes (pág. 40-41) e Silvia Fernandes traduz Moçambique para investidores (pág. 44).
Na secção “Oportunidades” não deixe escapar a sua nas feiras internacionais (pág. 39) e explore o mercado moçambicano (pág. 42-43).
O “negócio produto” em destaque nesta edição é Óbidos, que está a seduzir as empresas.

Pode assinar a revista «Invest» aqui!

19 junho 2013

RH MAGAZINE [86]

Revista: RH MAGAZINE
Número: 86

Edição com especial enfoque no Prémio RH 2013, o "mais antigo e prestigiado galardão da já extensa comunidade de profissionais da gestão de recursos humanos", onde se atribuíram os prémios: personalidade do ano, excelência, carreira, gestor do ano, consultor do ano, investigação e revelação (pág.10-19).
Conheça melhor a «PWC», uma empresa de serviços profissionais em auditoria e consultoria em todo o mundo, em Portugal há mais de 50 anos (pág.6-9).
Em entrevista, José Duarte Dias, managing partner da «Paradoxo Humano», dá a conhecer, entre outros, as técnicas de storytelling para potenciar a aprendizagem das empresas (pág.40-49).
Destaque ainda para a 19ª edição Fórum RH (pág.36-37), saiba o que aconteceu e leia os testemunhos.
Posto isto, aproveite para ler os artigos de Maria Manuel Seabra da Costa, Elsa Maria Dinis e Filipa Jácome da Costa sobre «Desenvolvimento de capital humano - o saber que conduz a resultados» e ainda de Élia de Jesus a respeito d' «A formação em Angola: breve relato de uma experiência».

Saiba como ser assinante desta revista aqui!

06 junho 2013

BREVE HISTÓRIA DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Autor: MASSIMO LIVI BACCI
Editora: EDIÇÕES 70

Desde a sua publicação original em 1992, esta obra estabeleceu-se como o texto de referência sobre a história da população mundial. Nele se analisam as mudanças no padrão de crescimento da população do globo, incluindo os efeitos de migrações, guerras, doenças, tecnologia e cultura. O seu objetivo primordial, ao explicar as relações entre natureza, cultura e demografia, é incentivar a humanidade a procurar formas de evitar futuras catástrofes demográficas provocadas pelo ambiente ou pela ação do homem. Na perspetiva do autor, há um mecanismo que ajusta o nível de recursos e da população. Por isso, ao traçar a história da população mundial, o autor procura estabelecer um caminho para o futuro, baseado num equilíbrio entre as restrições ambientais e recursos limitados.
Apoiada num estilo informativo e acessível, assim como num tratamento arejado da teoria contemporânea, esta obra abrange questões que são cruciais para o futuro.

Ao longo desta exposição, Massimi Livi Bacci, académico italiano especialista em estudos demográficos, procura resposta a questões que outrora inquietaram Malthus. Quais os factores que ao longo do tempo têm determinado o crescimento demográfico? Como é estabelecido o difícil equilíbrio relativos aos recursos e ao meio ambiente? 
O autor propõe um discussão abrangente para responder a estas questões fundamentais, abordando os princípios subjacentes, as soluções avançadas e pontos clarificados, mas também as que ainda precisam de ser investigadas.
O primeiro ponto a ser explorado  são as  estratégias de crescimento, tendo presente a noção de espaço, as diferentes estratégias de reprodução entre animas de pequeno e de grande porte, e de que forma essas diferenças influenciam o crescimento demográfico de uma determinada espécie. É apresentada uma perspetiva histórica do desenvolvimento demográfico de acordo com dois grandes sistemas de forças, constrangimento (clima, doença, energia, modos de povoamento...) e de escolha (flexibilidade comportamental que permitem o processo de adaptação). Outros aspetos retratados neste trabalho são a demografia contemporânea - a caminho da ordem e da eficiência, a evolução demográfica no contexto dos países pobres e para terminar, uma  reflexão sobre o futuro demográfico.
O autor explica que para avaliar os diferentes contextos e períodos precisou de ir um pouco além das publicações sobre demografia tradicionais, e que o fez com recurso a disciplinas como a biologia e a economia. Portanto, para quem pretende uma visão interdisciplinar desta temática encontra neste livro uma boa  alternativa.

Pode comprar o livro aqui!