25 março 2013

OUTRAS TERRAS NO UNIVERSO: UMA HISTÓRIA DE DESCOBERTA DE NOVOS PLANETAS

Autores: LUÍS TIRAPICOS; NUNO CARDOSO SANTOS; NUNO CRATO
Editora: GRADIVA

Este livro conta a fascinante história da descoberta dos planetas. Dos planetas do nosso sistema solar, mas, sobretudo, daqueles que se acharam desde 1995 a girar em torno de estrelas distantes. Desde então o velho sonho de filósofos gregos, clérigos heréticos e astrónomos arrojados tomou corpo nas centenas de planetas extra-solares que a moderna investigação astronómica detectou na Via Láctea. Escrito por um dos protagonistas destas descobertas, o astrofísico Nuno Cardoso Santos, e por dois divulgadores da astronomia, Luís Tirapicos e Nuno Crato, este é um relato dos avanços e recuos da ciência, de frustrações e conquistas, e, em última análise, da busca contemporânea por outras formas de vida no universo.

A motivação para a produção deste livro reside no fascínio do homem pelo espaço, que faz da astronomia uma das áreas que mais curiosidade suscita, atestada pelas notícias que vão chegando sempre que ocorre uma nova descoberta neste campo. É com esta ideia em mente que nos é apresentado o livro.

Curiosidade que vai aumentando à medida que vamos deixando as páginas fluírem diante dos nossos olhos. A viagem começa por um tema que não deixa ninguém indiferente, a possibilidade de existência de vida noutro planeta, e como a procura de resposta para esta dúvida tem sido uma inquietação da humanidade ao longo dos tempos. A descrição da busca interminável de planetas similares à Terra é, portanto, incontornável neste livro.
E é de descrições que vive «Outras Terras no Universo». Os autores explicam que o relato feito das aventuras retratadas é feito de forma simplificada, onde estão descritos os principais métodos utilizados com recurso a analogias, para que seja possível ao leitor obter um conhecimento “superficial” da física inerente a cada um, isto num campo de investigação tão abrangente que de outra forma tornaria a leitura pesada. Esta preocupação dos autores surge como um incentivo à leitura de um público menos especializado nesta matéria. Outro argumento favorável à leitura deste livro é o facto de este ser escrito por autores com elevado grau de especialização em disciplinas distintas, um dos quais ligado a projetos de investigação de novos planetas e participante em algumas das descobertas recentes.

Pode comprar este livro aqui!

21 março 2013

NOVAS REALIDADES NA GESTÃO E NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Autor: JOSÉ POÇAS RASCÃO
Editora: Sílabo

O final do século passado e o início do atual provocaram mudanças que estão a desenhar, de um modo ainda não muito percetível, novas realidades e paradigmas de um futuro muito diferente da projeção do passado. Desconhecem-se as respostas adequa­das a apresentar, mas sabe-se quais as perguntas a serem colocadas e as questões a serem levantadas. As novas realidades não são as realidades às quais empresários, gestores, economistas, lideres sindicais, políticos e estudiosos dedicaram e dedicam a sua atenção e sobre as quais escrevem livros e proferem discursos. Prova disso é a profunda sensação de irrealidade que transmitem quando se ouvem os seus discursos e se lê o que escrevem. Não sendo este livro um exercício académico de futurismo , o autor procura levantar as questões, as preocupações e as controvérsias que considera pertinentes para as realidades dos próximos anos. Novas Realidades na Gestão e na Gestão da Informação, pleno de ideias sagazes e perspicazes sobre a economia, as empresas e a sociedade em geral, é um livro incisivo e provocante pelas questões que apresenta, tendências e avanços das próximas décadas que esboça e pelas dúvidas, problemas e oportunidades que coloca. Analisa os paradoxos do desenvolvimento económico, a sociedade pós-empresarial, as organizações alicerçadas na Informação, a gestão como uma função social, o conhecimento e a nova base educacional entre outros temas. De leitura recomendada para todos aqueles que procuram respostas para os desafios que vislumbram e que querem ultrapassar com êxito.

Esta obra de caráter multidisciplinar e de assinalável abrangência é reflexo do trabalho que o Prof. Doutor José Rascão tem dedicado a esta área do saber, que começa a despertar o interesse tanto para a academia como para as organizações. Entre os trabalhos que estão na génese deste livro encontram-se as obras publicadas pelo autor neste domínio como, Sistemas de Informação para as Organizações (2004) e Da Gestão Estratégica à Gestão Estratégica da Informação (2006), assim como a participação nos mais importantes eventos e publicações científicas relacionadas com o fenómeno “Informação”.

Fazendo jus ao que é apregoado em Novas Realidades na Gestão e na Gestão de Informação, os tópicos explorados neste livro estão devidamente arrumados em diversas secções, de modo a que as necessidades de informação do leitor sejam facilmente suprimidas. O mesmo será dizer que apenas precisará de ler as secções que realmente lhe interessam em determinado momento, absorvendo o conhecimento que procura de forma instantânea sem precisar de percorrer toda a obra para encontrar o conteúdo que mais lhe interessa, maximizando assim a experiência da leitura. No entanto, a leitura integral deste trabalho é de todo recomendada.

Assim, alguns dos tópicos passíveis de ser pesquisados dizem respeito à gestão em contexto de turbulência e complexidade, nomeadamente no que diz respeito à tomada de decisão, inovação e a relevância da informação para a “nova organização”, o que abre caminho para a exploração do tema da inteligência organizacional. São abordadas as dimensões éticas dos sistemas de informação, o papel do governo, a estratégia empresarial, o empreendedorismo, assim como a arquitectura da informação. Destaque, ainda, para o detalhado capítulo referente à sempre problemática questão do carácter subjetivo e objetivo da informação em que se debate, entre outros, a produção de conhecimento como valor tangível, e para o capítulo que fecha o livro dedicado à função do gestor de informação.

18 março 2013

INVEST [98]

Revista: INVEST
Número: 98

Na secção "Negócios" saiba como escapar às portagens (p.5), conheça os peixes doutores (p.6), viaje com a Comcortiça até às arábias (p.8-9), veja como o plástico continua a ter um papel importante nas exportações (p.10-11), leia sobre o negócio do amor (p.12-13) e veja como a We Art une negócio e arte (p.16).
Além destes temas, o administrador da CGD explica o que é necessário para apoiar pequenos projetos (p.17) e Nelson de Souza antecipa o novo Quadro Comunitário de Apoio (p.18-19).
Em análise, João Carlos Romeira questiona-se sobre o futuro do mercado comum transatlântico (p.14); Manuel Alberto Soares discorre sobre a carga fiscal em 2013 (p.23) e Jorge Capinteyro explica como os suíços usam bem a imagem de Portugal (p.38).

Saiba como ser assinante da Invest aqui!

14 março 2013

CONSTRUÇÃO MAGAZINE [53]

Número: 53

A presente edição, dedicada à reabilitação de pavimentos, apresenta um dossier baseado nos seguintes pontos: «Reciclagem de misturas betuminosas», de Maria de Lurdes Antunes e Fátima Alexandra Batista (p.10-16); «Reabilitação das caraterísticas de superfície para a diminuição do ruído pneu-pavimento», de Elisabete Freitas e Paulo Ferreira (p.17-21); «Misturas betuminosas temperadas com resíduos em camada de base como possibilidade de reforço estrutural», de Fernando Martinho, Luís Picado Santos e Silvino Capitão (p.22-26); «Apoio ao planeamento de intervenções de reabilitação de pavimentos rodoviários» de João Morgado e José Neves (p.27-31) e, ainda, «As perspetivas de reabilitação de pavimentos no estado de São Paulo - Brasil: enquadramento e técnicas usuais», de Cassio Lima de Paiva, Paulo Arrieiro de Oliveira e Valmir Bonfim (p.34-38).
Leia também a Parte II do «Estudo paramétrico para otimização do projeto térmico de pequenos edifícios», de Albano Neves e Sousa e André Afonso (p.39-43).
No que respeita à eficiência energética na construção, pode ler sobre «Sistemas de pré-aquecimento passivo do ar de ventilação - Parte II», de Jorge S. Carlos, Helena Corvacho, Pedro D. Silva e J. P. Castro-Gomes (p.44-47).
Relativamente à acústica, Diogo Mateus apresenta a «Avaliação de desempenho acústico de vãos envidraçados - Influência da caixilharia» (p.48-49). Já João Laranjeira, Helena Cruz e Carlos Pina dos Santos escrevem sobre estruturas de madeiras, concretamente sobre o «Desempenho ao fogo de revestimentos retardadores de combustão aplicados sobre madeira de estruturas antigas» (p.50-51). No âmbito da sísmica, conheça «O conceito de 'capacity design' no dimensionamento sísmico de estruturas», de José Miguel Castro (p.52-53).

Saiba como ser assinante desta revista aqui!

06 março 2013

CRONOLOGIA DA MONARQUIA PORTUGUESA

Autores: ARTUR TEODORO DE MATOS, JOÃO PAULO OLIVEIRA E COSTA e ROBERTO CARNEIRO

Factos, vidas, destinos. Do primeiro ao último rei, apresentam-se dados concretos a revelarem os acontecimentos pessoais, políticos, militares e económicos que marcaram cada um dos reinados. Pela cronologia percebemos a conjuntura internacional assim como o ambiente pessoal e político que rodeou cada um dos reis. Fonte de consulta e informação, esta obra pode revelar-se referencial para o estudante e para todos os que queiram precisar e completar os seus conhecimentos de história.


Este livro reúne as datas mais relevantes da história da monarquia portuguesa, em formato cronológico, de modo a sintetizar de forma eficaz o período monárquico português. Assim sendo, o livro está dividido por dinastias, mediante a seguinte ordem: Dinastia de Borgonha, Dinastia de Avis, Dinastia Filipina e Dinastia de Bragança.
A obra oferece grande utilidade para a consulta de uma data específica ou como breve resumo de determinada época ou acontecimento relativamente a um reinado. Com efeito, são apresentados tanto factos da vida familiar dos monarcas como os principais acontecimentos dos respetivos períodos de governação.

Pode comprar o livro aqui!