21 janeiro 2013

INVEST [96]

Revista: INVEST
Número: 96

No primeiro mês do ano a «Invest» aborda: os arrendamentos online (pág.5); a tecnologia lusa a conquistar o Brasil (pág.6-7); o talento a preços competitivos (pág.8-9); os portugueses que querem criar o próprio emprego (pág.10); a nova etapa da aposta no mercado angolano (pág.12-13); como vender a quem tem dinheiro (pág.14-15); o marketing à americana (pág.16-17); a universidade aeroespacial (pág.19), como a ISA ajuda a poupar (pág.20).
Em entrevista, Pedro Saraiva explica as prioridades da CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (pág.22-23).
Jorge Capinteyro escreve sobre internacionalização (pág.21).
Para terminar, não se esqueça de ver quais são as 25 melhores empresas de Leira.

Saiba como ser assinante da revista aqui!

15 janeiro 2013

TECNOHOSPITAL [55]

Revista: TECNOHOSPITAL
Número: 55

A presente edição começa com uma entrevista a Porfírio Marques dos Santos, diretor técnico e de produção da «A.J. Costa (Irmãos), Lda», uma empresa familiar fabricante de material e equipamento hospitalar (pág.4-8).
O tema do dossier desta edição é o ambiente e conforto em saúde, um tema abrangente, como poderá constatar após a leituras dos seguintes artigos:
- «Ambiente e conforto: a perspetiva de um paciente e simultaneamente técnico especializado na área de climatização e energias», de Nuno Gonçalves (pág.12-14).
- «Prevenção da doença dos legionários - Análise comparativa dos sistemas de tratamento existentes», de Paulo Diegues (pág.16-28).
- «Resíduos hospitalares - práticas e riscos: A influência da formação profissional nas práticas de gestão», de Rosa Neves (pág.30-37).
Outro artigo de interesse, de Artur Oliveira, «Substituição de equipamento médico: Análise económica sob cenários determinísticos e de incerteza» (pág.38-46).

Saiba como ser assinante desta revista aqui!

08 janeiro 2013

ISTO NÃO É (SÓ) MATEMÁTICA

Autores: ALEXANDRE AIBÉO & PEDRO AIBÉO
Editora: QUIDNOVI

Um livro de contos, de divulgação científica, banda desenhada ou um livro académico? Definitivamente, tudo isso. A matemática como nunca a viu!

É verdade! Nunca vi a matemática assim. Curiosamente desta vez gostei do que vi. Escrito de forma informal, com recurso a imagens através da banda desenhada e com matemática à mistura. Ainda assim, a essência do livro é a matemática. O livro deve ser lido num contexto de vontade de entender a matemática e com disponibilidade para fazer alguns exercícios. Concentração, precisa-se! 
A título de exemplo, a função, o domínio e o contradomínio: "uma laranja inteira não pode ser usada num espremedor de laranjas. Assim, antes mesmo de pegarmos na laranja devemos cortá-la a meio, ou seja, antes de procedermos à ação de a espremer devemos proceder à ação de a cortar. Então temos uma ação antes da outra - ou mais concisamente, uma função após a outra. Neste caso em particular, se a primeira não for realizada corretamente, a segunda torna-se inútil, uma vez que o que sai da primeira função deve apresentar-se de forma adequada a poder entrar na segunda função. Se a faca cortar a laranja em quatro partes de nada servirá ao espremedor. Uma conclusão de enorme importância: para que as duas funções trabalhem bem em conjunto, devem cumprir uma regra básica: o que quer que saia da primeira função, o contradomínio da primeira função, deve estar adequado a entrar na segunda função, ou seja, deverá estar adequado ao domínio da segunda função - estar contido no domínio da segunda função".
Se a sua intenção é saber mais sobre matemática este é o livro certo para o ajudar.

07 janeiro 2013

CIÊNCIA

Autor: PETER MOORE

Qual o nosso lugar no universo? Como dominar as forças da natureza? Questões que a Humanidade sempre se colocou e que nos têm levado, até aos dias de hoje, a tentar encontrar respostas. Os 50 maiores cientistas de todos os tempos e as 10 grandes teorias matemáticas e científicas que mudaram a nossa conceção do mundo.

Este livro, inserido na coleção «Pequenos Livros - Grandes Ideias» da Círculo de Leitores, reúne informação que abrange um período de 4.000 anos de civilização. O livro começa com o pai da anatomia, Cláudio Galeno, depois surge William Harvey, que descobriu a circulação sanguínea. Outros se seguem, como Felix Hoffmann, que para ajudar o pai acabou por favorecer milhões de pessoas com a descoberta da aspirina. Também Carl Djerassi teve um papel importante na redução da gravidez indesejada e abortos através da criação da pílula contracetiva. Crick e Watson também marcam presença, afinal foram eles que anunciaram a descoberta da estrutura do ADN. Edwin Hubble, por sua vez, descobriu que a Via Láctea era apenas uma de milhões de galáxias, contrariando o pensamento da maioria dos seus colegas que acreditavam que a Via Láctea ocupava todo o cosmos. Já Wilhelm Röntgen ficou conhecido sobretudo por ter descoberto o raio X. 
Estes são apenas exemplos de personalidades de um livro onde não faltam obviamente os grandes nomes como Pitágoras e Arquimedes, Newton, Faraday, Darwin e Hawking.
Anatomia, informática, eletricidade e astronomia são áreas patentes neste livro que aguardam ser exploradas por si, através da leitura deste pequeno-grande livro.

Pode comprar o livro aqui!

03 janeiro 2013

CONSTRUÇÃO MAGAZINE [52]

Número: 52

A edição número 52 da «Construção Magazine» dedica-se aos resíduos e materiais de construção e começa com uma grande entrevista a Victor Ferreira, professor associado da Universidade de Aveiro e fundador e presidente da Plataforma para a Construção Sustentável (entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável). Seguem-se vários artigos a respeito do tema central desta edição, nomeadamente, desafios ao uso industrial de ligantes ativados alcalinamente (pág. 8-10); produção de painéis de fachada com betão ativado alcalinamente (pág. 12-15); betão produzido com agregados de vidro reciclado: desempenho mecânico (pág. 16-20); melhoramento do comportamento mecânico e térmico de tijolos de alvenaria cerâmica aditivada com resíduos da indústria do alumínio (pág. 21-23); quantificação, composição e indicadores de geração de resíduos de construção e demolição (pág. 24-28); reciclagem de lama residual de anodização e lacagem em tijolo - caso de estudo em indústrias portuguesas (pág. 29-33).
Pode também ler sobre eficiência energética na construção, em concreto, sobre sistemas de pré-aquecimento passivo do ar de ventilação (pág. 34-37). Leia ainda sobre um estudo paramétrico para otimização do projeto térmico de pequenos edifícios (pág. 38-43). Outros assuntos de interesse nesta edição são o aço e a sustentabilidade na construção (pág. 47); a reabilitação térmica e energética: uma aproximação à realidade (pág. 48-49); novos métodos e abordagens à inspeção, monitorização e diagnóstico do betão industrial (pág. 50-51) e, ainda, a gestão do risco sísmico e o património construído com valor cultural em relação à alvenaria e construções antigas (pág. 52-53).

Pode ser assinante desta revista aqui!