21 dezembro 2013

UM MILIONÁRIO EM LISBOA

Autor: JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS
Editora: GRADIVA

Kaloust Sarkisian completa a arquitectura do negócio mundial do petróleo e torna-se o homem mais rico do século. Dividido entre Paris e Londres, cidades em cujas suítes dos hotéis Ritz mantém em permanência um beldade núbil, dedica-se à arte e transforma-se no maior coleccionador do seu tempo.
Mas o destino interveio.
O horror da matança dos Arménios na Primeira Guerra Mundial e a hecatombe da Segunda Guerra Mundial levam o milionário arménio a procurar um novo sítio para viver. Após semanas a agonizar sobre a escolha que teria de fazer, é o filho quem lhe apresenta a solução:
Lisboa.
O homem mais rico do planeta decide viver no bucólico Portugal. O país agita-se, Salazar questiona-se, o mundo do petróleo espanta-se. E a polícia portuguesa prende-o.
Baseado em acontecimento verídicos, Um Milionário em Lisboa conclui a espantosa história iniciada em O Homem de Constantinopla e transporta-nos no percurso de vida do arménio que mudou o mundo - confirmando José Rodrigues dos Santos como um dos maiores narradores da literatura contemporânea.

Tratando-se do segundo volume da versão romanceada da vida de Caloust Gulbenkian, este livro arranca precisamente após os acontecimentos d´ «O Homem de Constantinopla». Sendo o romance introduzido sob a perspetiva de Krikor (filho de Caloust Gulbenkian), com a morte de Caloust Gulbenkian, num prólogo que abre o "apetite" para o que se vai ler a seguir.
Este romance histórico está organizado em três momentos, o "HORROR" da Primeira Guerra Mundial, a "BELEZA" que vai desde os primeiros anos do pós-guerra até ao início da Segunda Guerra, e por fim o "EXÍLIO" após Gulbenkian escolher Portugal para viver.
«Um Milionário em Lisboa» é uma leitura que se faz com agrado, não só porque a personalidade de Gulbenkian é de uma grande riqueza, mas também porque é contextualizada com uma época de incidências politicas e sociais relevantes, para além de se movimentar nos meandros da arte e do negócio petrolífero.
Para os fãs do autor, ou para quem tenha curiosidade de saber mais sobre aquele que a dada altura foi o homem mais rico do mundo, esta é uma obra a não perder de vista, seja para complementar a leitura d`«O Homem de Constantinopla» ou para ler isoladamente.

Pode comprar o livro aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário