08 dezembro 2013

O LIVRO DO UNIVERSO - A REVELAÇÃO DO COSMOS E A PROCURA DO OUTRO

Autor: JOAQUIM FERNANDES
Editora: QUIDNOVI


A mesma questão que ocupava Demócrito na Grécia Antiga permanece intemporal e viva nos debates contemporâneos «estamos sós no Universo?». Esta é porventura a pergunta que há mais tempo perdura, suspensa nos quadros das angústias humanas, ao longo das civilizações e culturas que se têm sucedido, umas após outra, no nosso planeta.
O trajeto que propomos nesta obra inicia-se na longínqua Grécia pré-socrática e desemboca nos contributos cosmopolitas que apostam na matematização do espaço e do tempo, antecedendo a construção do edifício mental das Luzes. De permeio, resta a longa travessia do tempo, imóvel e fechado, desde a Idade Média até aos sobressaltos de uma Renascença que redescobre a excelência do Homem e o (re)liga a todo o cósmico.

Através da premissa que o contacto com qualquer outra forma de vida, exterior ao nosso planeta, será inevitável ("não se sabendo quando"), e que tal comportará consequências extraordinárias para a humanidade, Joaquim Fernandes leva-nos numa viagem à evolução histórica do questionamento do Homem sobre o seu lugar no Universo.
A exposição do autor coloca sempre em pano de fundo várias perspetivas. Assim, podemos ler sobre aqueles que ousaram avançar com novas teorias e sobre o pensamento dominante em cada época, o que mantém elevado o grau de interesse deste livro. Entre outros, figuram no livro pensadores como o cardeal Nicolau de Cusa, que defendeu a existência de vida, tal como na Terra, em elevadas regiões solares e estelares, Giordano Bruno - o monge herege - queimado na fogueira por favorecer a ideia de um "Universo infinito", e Johannes Kepler que descreveu os habitantes lunares num relato ficcional. De destacar ainda, um interessante capítulo sobre Angelologia - essência, existência e mundo dos anjos.
Este trabalho apresenta também um conjunto de retratos e figuras acompanhadas de descrições que sintetizam teorias, o que permite uma recapitulação das ideia presentes neste trabalho.
«O LIVRO DO UNIVERSO» é um trabalho enquadrado na investigação para a tese de doutoramento de Joaquim Fernandes, que é cofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência na Universidade Portucalense do Porto. Joaquim Fernandes para além de vários escritos nesta temática, escreveu o argumento da mini-série de ficção «A Noite do Fim do Mundo» da RTP.

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário