02 dezembro 2013

NA ESFERA DO MUNDO

Autor: ANTÓNIO BORGES COELHO
Editora: CAMINHO

Os portugueses tinham fé, lei e rei. A fé amarrava-os a uma crença e a um ritual da vida e da morte, legitimava a perseguição civil e armada aos mouros e aos «luteros»; a lei e o rei integravam-nos na comunidade que se individualizara no território ocidental da Hispânia desde o século XII. Outro laço, fortíssimo, provinha da partilha de uma língua que se estruturava na fala e na escrita e gerava um tesouro, hoje quase escondido, de textos geográficos, antropológicos, literários, históricos, linguísticos e científicos.

«NA ESFERA DO MUNDO» é o quarto volume da coleção 'História de Portugal' («Donde Viemos», «Portugal Medievo», «Largada das Naus») da autoria de António Borges Coelho, professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Este livro conta a história de um pequeno povo no extremo ocidental da Europa que provocou grandes mudanças a nível global. É a história de um povo que se moveu pela ambição e força de vontade "mas sem o comércio e o dinheiro, sem as descobertas na construção naval e na arte de navegar, sem a verticalidade dos comandos, sem a riqueza acumulada e os empréstimos para pagar os navios, as mercadorias, as armas, os mantimentos, os soldos, que fariam os desejos e a vontade?".
O estilo de narração de António Borges Coelho é fluído, proporcionando uma leitura ritmada e estimulante. Assim, entre outros, é descrita a perícia dos navegadores e o comércio além fronteiras, a sociedade portuguesa da época, o povoamento do Brasil, e batalhas emblemáticas deste período.

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário