13 dezembro 2013

A NOVA ERA DIGITAL - REFORMULANDO O FUTURO DAS PESSOAS, DAS NAÇÕES E DA ECONOMIA

Autores: ERIC SCHMIDT e JARED COHEN
Editora: D. QUIXOTE

Quem será mais poderoso no futuro: o cidadão ou o estado? A tecnologia será uma alavanca ou um entrave ao terrorismo? Qual será a relação entre segurança e privacidade? E de que teremos de abdicar para fazermos parte da nova era digital? 
Numa colaboração sem precedentes, dois dos mais reputados pensadores mundiais em tecnologia e política internacional dão-nos a sua há muito aguardada visão do futuro: um mundo cheio de desafios e oportunidades que compete a todos nós enfrentar e aproveitar.

"A Internet é a maior experiência histórica do âmbito da anarquia". É com esta frase contundente que é dado o mote sobre o conteúdo deste livro - as tecnologias e a forma como os humanos interagem com as mesmas.
Argumentam os autores que à medida que a Internet cresce (e a quantidade de dados transmitidos por fibra óptica duplica, em média, a cada nove meses), altera-se em paralelo a nossa compreensão de quase todas as facetas da nossa vida, como a noção de identidade e segurança. Para além disso a revolução tecnológica, embora não sendo pioneira, é a primeira da História que vai "permitir a quase todos possuir, desenvolver  e disseminar conteúdos em tempo real sem ter de recorrer a intermediários". 
A motivação inerente à produção deste livro prende-se com a constatação, em consequência de um viagem à Bagdade flagelada pela guerra, de um fosso entre as pessoas que tiram partido das tecnologias e as pessoas que lidam com as mais sérias questões geopolíticas, sem que haja um elemento agregador. Assim os autores consideram haver potencial para a colaboração entre a indústria tecnológica, setor público e sociedade civil. Ao longo deste livro os autores discutem os ganhos de eficiência, melhor qualidade de vida, mais inovação e oportunidades num futuro próximo como benefícios da alargada conectividade. Abordam questões de identidade, cidadania e relações humanas, o futuro dos Estados e da Revolução (ex: Primavera Árabe), o futuro do Terrorismo, do conflito, do combate e da intervenção e o futuro da Reconstrução (a tecnologia com papel central).
Eric Schmidt é presidente executivo da Google, enquanto Jared Cohen é diretor da Google Ideas. Ambos partilham a ideia optimista que a relação de poder entre humanos e máquinas está nas mãos dos primeiros, rejeitando a ideia fatalista da tomada de poder pelas máquinas.

Pode comprar o livro aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário