25 setembro 2013

CHINA 3.0 - A TERCEIRA GERAÇÃO DE POLÍTICOS

Autor: MARK LEONARD (coord.)
Editora: GRADIVA

A China não está só a mudar de líderes: está também a avançar para a fase seguinte do seu desenvolvimento. Esta colectânea única de ensaios - escritos pelos mais importantes pensadores chineses da actualidade - dá uma perspetiva sem par dos grandes debates em curso sobre o futuro do modelo de crescimento da China, do sistema político deste país e da sua política externa. Os textos aqui publicados mostram que a China se encontra no início de uma mudança tão radical como foram a revolução comunista de Mao Tsé-Tung (China 1.0) e a revolução capitalista de Deng Xiaoping (China 2.0). Chamamos a esta fase China 3.0.

Atualmente, numa fase de mudança de paradigma, a China lida sobretudo com problemas relacionados com a gestão do sucesso alcançado na era Deng, isto é, a China vive uma crise de êxito. São estes a abundância, a estabilidade e o poder - "Os feitos incríveis do passado criaram um público poderoso para cada uma das políticas (...) mas o apego a esses feitos acarreta o perigo de autodestruição".
Com esta ideia em mente, esta obra propõe-se a absorver o pensamento da elite intelectual chinesa, com a recolha das ideias essenciais que decorrem do debate entre as diferentes escolas de pensamento.
Assim, o debate em torno da Economia (fugir da armadilha da abundância), apresenta ensaios da autoria da Nova Esquerda, da Nova Direita e dos Igualitários do mundo livre. A Política (fugir da armadilha da estabilidade) é discutida por Neoconservadores, Neomaoístas e Liberais. Por fim a Política Externa (fugir da armadilha do poder) mostra os pontos de vista de Globalistas e Realistas defensivos em oposição aos Neocomunistas (nacionalistas).
O livro termina com uma reflexão sobre a importância da China para a Europa, da autoria de François Godement e Jonas Parello-Plesner. Com a premissa que a China conhece melhor o que se passa na Europa do que vice-versa, estes autores apresentam cinco conclusões a tirar dos ensaios para que a Europa possa ter um melhor desempenho na relação com a China.

Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário