06 junho 2013

BREVE HISTÓRIA DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Autor: MASSIMO LIVI BACCI
Editora: EDIÇÕES 70

Desde a sua publicação original em 1992, esta obra estabeleceu-se como o texto de referência sobre a história da população mundial. Nele se analisam as mudanças no padrão de crescimento da população do globo, incluindo os efeitos de migrações, guerras, doenças, tecnologia e cultura. O seu objetivo primordial, ao explicar as relações entre natureza, cultura e demografia, é incentivar a humanidade a procurar formas de evitar futuras catástrofes demográficas provocadas pelo ambiente ou pela ação do homem. Na perspetiva do autor, há um mecanismo que ajusta o nível de recursos e da população. Por isso, ao traçar a história da população mundial, o autor procura estabelecer um caminho para o futuro, baseado num equilíbrio entre as restrições ambientais e recursos limitados.
Apoiada num estilo informativo e acessível, assim como num tratamento arejado da teoria contemporânea, esta obra abrange questões que são cruciais para o futuro.

Ao longo desta exposição, Massimi Livi Bacci, académico italiano especialista em estudos demográficos, procura resposta a questões que outrora inquietaram Malthus. Quais os factores que ao longo do tempo têm determinado o crescimento demográfico? Como é estabelecido o difícil equilíbrio relativos aos recursos e ao meio ambiente? 
O autor propõe um discussão abrangente para responder a estas questões fundamentais, abordando os princípios subjacentes, as soluções avançadas e pontos clarificados, mas também as que ainda precisam de ser investigadas.
O primeiro ponto a ser explorado  são as  estratégias de crescimento, tendo presente a noção de espaço, as diferentes estratégias de reprodução entre animas de pequeno e de grande porte, e de que forma essas diferenças influenciam o crescimento demográfico de uma determinada espécie. É apresentada uma perspetiva histórica do desenvolvimento demográfico de acordo com dois grandes sistemas de forças, constrangimento (clima, doença, energia, modos de povoamento...) e de escolha (flexibilidade comportamental que permitem o processo de adaptação). Outros aspetos retratados neste trabalho são a demografia contemporânea - a caminho da ordem e da eficiência, a evolução demográfica no contexto dos países pobres e para terminar, uma  reflexão sobre o futuro demográfico.
O autor explica que para avaliar os diferentes contextos e períodos precisou de ir um pouco além das publicações sobre demografia tradicionais, e que o fez com recurso a disciplinas como a biologia e a economia. Portanto, para quem pretende uma visão interdisciplinar desta temática encontra neste livro uma boa  alternativa.

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário