31 maio 2013

INDÚSTRIA E AMBIENTE [79]

Número: 79

O tema desta edição é a Monitorização - conhecer para decidir bem. Neste sentido, António Guerreiro de Brito, diretor desta revista, realça que "a monitorização constitui um negócio e uma oportunidade interessante para muitas empresas nacionais. Algumas desenvolvem sensores ou especializam-se na transmissão remota de sinais, integrando conhecimentos fundamentais de física, química e biologia. Outras desenvolvem ferramentas de análise de dados ou constroem modelos matemáticos para previsão de riscos e cenários futuros". 
Assim, esta «Indústria e Ambiente» aborda da temática da monitorização numa perspetiva alargada :
- A monitorização das águas superficiais interiores no contexto da Diretiva Quadro da Água, por Maria Helena Alves;
- Monitorização de parâmetros ambientais, por Carlos Vale e Miguel Caetano;
- Monitorização da radioatividade no ambiente, por Fernando P. Carvalho;
- Monitorização da qualidade do ar ambiente, por Francisco Ferreira e Pedro Gomes;
- Controlo e seguranças das barragens, por António Tavares de Castro, Teresa Viseu e João Marcelino.
Ainda neste contexto, leia sobre "A acreditação em Portugal - perspetivas divergentes".
Saiba ainda o que pensam as "vozes ativas" de Filipe Duarte Santos, João Alveirinho Dias e José Oliveira sobre as seguintes questões: Portugal é vulnerável aos riscos ambientais? Os meios que dispomos de prevenção e preparação são os necessários e suficientes?
Leia ainda a entrevista a Antoine Nunes, da Environmental Performance Assessment da UNECE (United Nations Economic Comission for Europe).

Destaque ainda para a sétima edição do «Energuia», o guia de eficiência energética nos edifícios, que acompanha esta edição da revista. Neste guia pode informar-se sobre: certificação energética, soluções construtivas, reabilitação energética, consumos, energias renováveis e, ainda, microprodução.

Saiba como ser assinante da «Indústria e Ambiente» aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário