20 abril 2013

LINGUAGENS WEB

Autores: ALEXANDRE PEREIRA; CARLOS POUPA
Editora: SÍLABO

Esta obra, agora em 5ª edição, revista e aumentada, inclui um capítulo novo sobre MySQL e uma secção de programação para telemóveis que utilizem o sistema operativo Android da Google. Desta forma, o livro reforça o seu objetivo original que é permitir que o leitor consiga levar a cabo tarefas tão diversas como:
-Criar páginas HTML interativas, com um grafismo cuidado;
-Criar páginas dinâmicas, tanto em ambientes Microsoft como em Linux;
-Utilizar bases de dados Microsoft ou de código aberto;
-Instalar e configurar um servidor da Internet da Microsoft ou de código aberto;
-Criar serviços da Web, tanto em Windows como em Linux;
-Utilizar os standards de comunicação para aplicações da Internet;
-Criar aplicações para telemóveis.

Linguagens Web engloba as principais linguagens de programação aplicadas na Internet. De acordo com os autores a principal dificuldade, para uma obra que se propõe ser referência, é conseguir transmitir o máximo de informação pertinente num número de páginas aceitável. Para fazer cumprir este objetivo os autores recorrem a um discurso prático e a uma escolha criteriosa das temáticas a tratar. Conseguiram-no. Assim, este trabalho apresenta sete linguagens em sete capítulos, na seguinte ordem: HTML; CSS; JAVASCRIPT; MYSQL; ASP.NET; PHP; JAVA. 
Pode, por exemplo, ficar a conhecer melhor o Javascript, através da descrição da sua sintaxe, quais os eventos a que esta linguagem dá suporte, a estrutura dos programas e a integração da mesma como o HTML. Noções que são exemplificadas com diversas aplicações. Por outro lado fique a par do modelo relacional e as principais regras de bases de dados no contexto MySQL.
O capítulo final deste livro é dedicado aos fundamentos de programação aplicados a qualquer linguagem de programação, através da exploração de conceitos como operadores e tipo de operandos, formato genérico das instruções de controlo de fluxo, entre outros.
Alexandre Pereira e Carlos Poupa têm formação em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, mas escreveram um livro recomendado tanto para um público especializado como para autodidatas.

Saiba mais sobre esta obra aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário