29 abril 2013

A GUERRA DOS JUDEUS - HISTÓRIA DA GUERRA ENTRE JUDEUS E ROMANOS

Autor: FLÁVIO JOSEFO
Editora: Sílabo

A narrativa de Josefo de uma guerra marcada pela traição e atrocidade é um relato detalhado da rebelião judaica contra Roma entre os anos 66 e 70 d.C. Originalmente um líder rebelde, Josefo mudou de lado depois de ter sido capturado, tornando-se um negociador romano, ficando assim numa posição excelente para observar os eventos desde o cerco de Jerusalém até à resistência heróica e suicídio coletivo em Massada. O seu relato fornece muito do que sabemos acerca da história dos judeus sob domínio romano, com descrições vividas de figuras chave como o imperador Vespasiano e Herodes, o Grande.

Esta obra surge em consequência do esforço da Sílabo em publicar o historiador Flávio Josefo (37 ou 38 d.C.), em Portugal. Enquadrado na colecção Líderes e Povos da Sílabo, este testemunho, de um interveniente nos acontecimentos, foi escrito na sua forma original em aramaico no ano de 76 d.C. e posteriormente traduzido para o grego. 
Ao todo este livro reúne sete livros. O primeiro livro é introduzido pela revolta dos Macabeus durante os conflitos entre os nobres judeus com pretensões ao poder supremo e descreve a conquista de Jerusalém por Herodes. No livro segundo Flávio Josefo aborda a controvérsia em relação à sucessão ao trono de Herodes e da revolta dos Judeus contra os Romanos. No terceiro livro Josefo rende-se aos Romanos.
Nos livros seguintes é abarcado o clima de estabilidade entre as facções judaicas e como estas se uniram para travar os Romanos, a destruição do Templo pelo fogo, e Tito incentiva as tropas a arrasar Jerusalém, terminando com a conspiração dos Sicários com um governador romano.
Salienta-se que para auxiliar a compreensão do texto, foi preparado um conjunto de anexos que detalham cronologias, quadros genealógicos, mapas, plantas e diagramas que nos informam sobre as operações militares e características de relevo geográfico.

Saiba mais sobre este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário