25 março 2013

OUTRAS TERRAS NO UNIVERSO: UMA HISTÓRIA DE DESCOBERTA DE NOVOS PLANETAS

Autores: LUÍS TIRAPICOS; NUNO CARDOSO SANTOS; NUNO CRATO
Editora: GRADIVA

Este livro conta a fascinante história da descoberta dos planetas. Dos planetas do nosso sistema solar, mas, sobretudo, daqueles que se acharam desde 1995 a girar em torno de estrelas distantes. Desde então o velho sonho de filósofos gregos, clérigos heréticos e astrónomos arrojados tomou corpo nas centenas de planetas extra-solares que a moderna investigação astronómica detectou na Via Láctea. Escrito por um dos protagonistas destas descobertas, o astrofísico Nuno Cardoso Santos, e por dois divulgadores da astronomia, Luís Tirapicos e Nuno Crato, este é um relato dos avanços e recuos da ciência, de frustrações e conquistas, e, em última análise, da busca contemporânea por outras formas de vida no universo.

A motivação para a produção deste livro reside no fascínio do homem pelo espaço, que faz da astronomia uma das áreas que mais curiosidade suscita, atestada pelas notícias que vão chegando sempre que ocorre uma nova descoberta neste campo. É com esta ideia em mente que nos é apresentado o livro.

Curiosidade que vai aumentando à medida que vamos deixando as páginas fluírem diante dos nossos olhos. A viagem começa por um tema que não deixa ninguém indiferente, a possibilidade de existência de vida noutro planeta, e como a procura de resposta para esta dúvida tem sido uma inquietação da humanidade ao longo dos tempos. A descrição da busca interminável de planetas similares à Terra é, portanto, incontornável neste livro.
E é de descrições que vive «Outras Terras no Universo». Os autores explicam que o relato feito das aventuras retratadas é feito de forma simplificada, onde estão descritos os principais métodos utilizados com recurso a analogias, para que seja possível ao leitor obter um conhecimento “superficial” da física inerente a cada um, isto num campo de investigação tão abrangente que de outra forma tornaria a leitura pesada. Esta preocupação dos autores surge como um incentivo à leitura de um público menos especializado nesta matéria. Outro argumento favorável à leitura deste livro é o facto de este ser escrito por autores com elevado grau de especialização em disciplinas distintas, um dos quais ligado a projetos de investigação de novos planetas e participante em algumas das descobertas recentes.

Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário