24 fevereiro 2013

PENSAR A DEMOCRACIA COM TOCQUEVILLE

Autor: LÍVIA FRANCO
Editora: PRINCIPIA

«Este é um livro a não perder, a mais do que um titulo [...] o primeiro estudo académico sistemático publicado por um autor português sobre a vida e a obra de Alexis de Tocqueville [...] uma excelente crítica que também constitui um guia para descobrir esse grande pensador francês...» João Carlos Espada. «A obra de Lívia Franco é uma excelente introdução ao pensamento deste aristocrata que, tenho nascido sob o Antigo Regime, procurou compreender as sociedades democráticas.» Maria Filomena Mónica.

Adaptado da tese de doutoramento de Lívia Franco em Ciência Política, pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, este livro condensa, com a objectividade e rigor próprios da investigação científica, o essencial do pensamento de um dos grandes nomes do liberalismo clássico, sendo esta obra, por consequência, um exame profundo sobre democracia. Um dos ponto fortes deste trabalho é esbater as dúvidas sobre a natureza conservadora, liberal ou republicana dos ideais de Tocqueville.
O pensamento de Tocqueville aparece desconstruído em quatro pontos. A autora começa por explorar a partida de Tocqueville para os Estados Unidos e a confrontação do mesmo com uma nova realidade, que veio a dar origem a uma das suas mais famosas obras Da Democrácia na América (1835), onde este disserta sobre a condição social do indivíduo e a relação deste com o mercado e o Estado. Aborda o tema da natureza do Homem Democrático, nomeadamente a paixão pela igualdade e bem estar material, e como a doutrina do interesse não é, na perspectiva de Tocqueville, por si só suficiente para a defesa da liberdade política. Pode ainda ler-se sobre a Constituição e Direitos, assim como sobre a ação comum como fator indissociável à manutenção da liberdade individual.
Para completar esta obra é apresentada em anexo uma cronologia biográfica do autor, para além de esquissos biográficos de alguns correspondentes e interlocutores contemporâneos de Tocqueville.

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário