08 janeiro 2013

ISTO NÃO É (SÓ) MATEMÁTICA

Autores: ALEXANDRE AIBÉO & PEDRO AIBÉO
Editora: QUIDNOVI

Um livro de contos, de divulgação científica, banda desenhada ou um livro académico? Definitivamente, tudo isso. A matemática como nunca a viu!

É verdade! Nunca vi a matemática assim. Curiosamente desta vez gostei do que vi. Escrito de forma informal, com recurso a imagens através da banda desenhada e com matemática à mistura. Ainda assim, a essência do livro é a matemática. O livro deve ser lido num contexto de vontade de entender a matemática e com disponibilidade para fazer alguns exercícios. Concentração, precisa-se! 
A título de exemplo, a função, o domínio e o contradomínio: "uma laranja inteira não pode ser usada num espremedor de laranjas. Assim, antes mesmo de pegarmos na laranja devemos cortá-la a meio, ou seja, antes de procedermos à ação de a espremer devemos proceder à ação de a cortar. Então temos uma ação antes da outra - ou mais concisamente, uma função após a outra. Neste caso em particular, se a primeira não for realizada corretamente, a segunda torna-se inútil, uma vez que o que sai da primeira função deve apresentar-se de forma adequada a poder entrar na segunda função. Se a faca cortar a laranja em quatro partes de nada servirá ao espremedor. Uma conclusão de enorme importância: para que as duas funções trabalhem bem em conjunto, devem cumprir uma regra básica: o que quer que saia da primeira função, o contradomínio da primeira função, deve estar adequado a entrar na segunda função, ou seja, deverá estar adequado ao domínio da segunda função - estar contido no domínio da segunda função".
Se a sua intenção é saber mais sobre matemática este é o livro certo para o ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário