12 novembro 2012

TECNOHOSPITAL [54]

Revista: TECNOHOSPITAL
Número: 54

Esta edição abre com uma entrevista a Nuno de Sousa Pereira, diretor da «Porto Business School» (pág.4-7).
O dossier desta 54ª edição é dedicado à 'Farmácia hospitalar e política do medicamento' e inicia-se com um artigo homónimo de Odete Isabel (pág.12-15). Segue-se António Luiz Araújo, com a «Segurança na conservação de medicamentos» (pág.16-18). Paulo Barradas reflete sobre «A indústria farmacêutica em Portugal: dos medicamentos genéricos à biotecnologia» (pág.20-23). Já Sofia Pinto foca «A política do medicamento e o seu impacto na farmácia hospitalar» (pág.24-27). Cristina Pratas faz «Breves reflexões sobre preços na política do medicamento» (pág.28-30). Patrick Bárcia apresenta a «Produção in-situ de oxigénio medicinal» (pág.31-32) e João Almeida Lopes levanta a questão «Que limites, em saúde?» (pág.34-36).
Na secção 'Tecnologia' leia sobre a «Mamografia espectral de contraste no Hospital de Santarém: Técnica inovadora em imagiologia mamária e pioneira em Portugal», por Inês Pereira e Maria Sapeira (pág.38-39). Outro artigo de interesse é «A qualidade e a ISO 9001 nas instituições de saúde», de David Sanders (pág.40-43).

Saiba como ser assinante desta revista aqui!

11 novembro 2012

TECNOHOSPITAL [53]

Revista: TECNOHOSPITAL
Número: 53

O tema do dossier desta edição é a informática na saúde. Um tema que poderá, por exemplo, ser do interesse dos estudantes de ciência da informação. Neste contexto, pode ler sobre o enquadramento e processos dos sistemas e tecnologias de informação na saúde (por Álvaro Rocha), os sistemas de gestão e da segurança da informação nas organizações de saúde (por David Campos), o desenho da plataforma de dados da saúde (PDS) ao serviço dos cidadãos e dos profissionais da saúde (por Lia Patrício e António Brito), o aumento da eficiência do circuito de MCDT (por Carlos Beco), a interoperabilidade em medicina (por Paulo Barbeiro) e, também, sobre a plataforma de dados de saúde - i.desafios (por Diogo Reis e Henrique Martins).
A grande entrevista foi feita a Manuel Eugénio, diretor do setor Healthcare da Philips Portugal e country manager da Philips Portuguesa, S.A.
O artigo técnico desta edição é sobre os materiais cirúrgicos, subordinado ao tema "Os materiais fibrosos e a medicina".

Saiba como ser assinante da TecnoHospital aqui!

07 novembro 2012

PIPOCAS COM TELEMÓVEL e outras histórias de falsa ciência

Autores: DAVID MARÇAL e CARLOS FIOLHAIS
Editora: GRADIVA

A falsa ciência que circula na internet, nos media, que se vê no supermercado e até - pasme-se! - na escola; a falsa ciência na saúde e a falsa ciência na própria ciência. Num livro bem-humorado e muito esclarecedor, os autores desmontam alguns «factos» pseudcientíficos que se construíram e alimentam no nosso quotidiano. Como eles próprios afirmam, «se a ciência pode ser divertida, a pseudociência é garantidamente muito divertida». Uma leitura informativa que expõe os logros mais actuais.
Não há lugares seguros.
A única segurança terá de estar no leitor: uma atitude crítica poderá evitar-lhe contratempos e poupar dinheiro. Lembre-se de que a ciência assenta na observação, na experiência e na correcção de erros, e não nas palavras de pretensas autoridades que nunca aceitam ser corrigidas. Não se deixe enganar!

Logo no início surgem histórias de falsa ciência recorrendo ao exemplo que dá nome ao livro, isto é, a (im)possibilidade de se fazerem pipocas com telemóveis. Recheado de humor este livro é perfeito para quem quer saber mais sobre ciência de uma forma agradável, divertida mas de confiança.
Posto isto, os autores realçam que existe uma diferença entre jornalismo e ciência, deixando um alerta para os cuidados a ter na preparação de uma notícia sobre ciência onde, segundo os mesmos, o problema é precisamente a "ausência da própria ciência".
No capítulo "falsa ciência de supermercado" somos alertados para o uso da ciência como bandeira publicitária para produtos alimentares. Os autores lembram que, por exemplo, a Danone chegou a reconhecer que não existe nenhuma evidência científica de que um iogurte Activia por dia «regula o trânsito intestinal». 
Muitos outros temas de interesse podem ser lidos neste livro, nomeadamente, a falsa ciência na escola, na saúde e até mesmo na própria ciência.
É de ler para crer!

Pode comprar o livro aqui!

05 novembro 2012

CONSTRUÇÃO MAGAZINE [51]


Número: 51

A presente edição da «Construção Magazine» é dedicada a um tema com o qual somos confrontados praticamente todos os dias: as patologias em edifícios recentes. Muitas vezes perguntamos o que poderá ter corrido mal para um edifício recente já apresentar problemas tão visíveis. Pois nesta revista é possível entender as patologias estruturais em edifícios recentes (pág.9-16), saber como evitar algumas anomalias em coberturas em terraço (pág.18-21), conhecer o sistema de inspeção e diagnóstico de ETICS (External Thermal Insulation Composite System) em paredes (pág.22-23) e ainda ler sobre as patologias de caráter higrotérmico (pág.26-30). Além disso, nas páginas 32-35 dá-se resposta à questão "As anomalias em revestimentos de paredes e tetos podem afetar seriamente a segurança?".
Outros temas de interesse são a reabilitação do património - o diagnóstico e classificação de anomalias e rebocos no Palácio Nacional de Sintra, a proteção ao fogo de estruturas de madeira, as estruturas metálicas do Palácio de Cristal do Porto e quanto à sísmica as implicações do Eurocódigos na prática de projeto e construção de edifícios.

Saiba como ser assinante desta revista aqui!