10 agosto 2012

SHAKESPEARE


Autor: GIUSEPPE TOMASI DI LAMPEDUSA
Editora: TEOREMA


«William Shakespeare nasceu num dia impreciso do mês de Abril de 1564 (a data de 23 de Abril, que é também a da morte, parece ser um belo achado sentimental de algum admirador seiscentista).

Inserida no curso de literatura inglesa de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, esta obra é uma breve biografia do aclamado poeta e dramaturgo inglês, construída sobretudo a partir da análise à sua extensa literatura.
Os capítulos de introdução deste trabalho apresentam uma biografia documentada da vida de Shakespeare, ou seja o pouco que é possível afirmar convictamente sobre a mesma, e uma biografia dedutiva alimentada pelas divergências entre estudiosos.
A análise da obra de Shakespeare, enquadrada com o paradigma histórico, social e literário, é feita com o objetivo de instruir mas através de uma escrita casual.
Respeitando a ordem cronológica e a própria evolução de Shakespeare, o livro está organizado em fases distintas do teatro de Shakespeare, o período juvenil, o período de maturidade (Romeu e Julieta, Sonho de uma Noite de Verão), o período máximo (Hamlet, Rei Lear) e o período final.
“Shakespeare” de Giuseppe Tomasi di Lampedusa é um trabalho que reúne o essencial sobre Shakespeare de uma forma compacta!

Saiba como comprar o livro aqui!

06 agosto 2012

TECNOHOSPITAL [51]

Revista: TECNOHOSPITAL
Número: 51


A edição número 51 da «Tecno Hospital» aborda em dossiê os principais aspetos relacionados com as questões de limpeza, desinfeção e esterilização, tais como: a infeção hospitalar, o sistema de lavagem de 2 passos, o reprocessamento de dispositivos médicos de uso único, assim como, a formação continua como uma exigência na aquisição de competências no reprocessamento de dispositivos médicos.
No contexto editorial desta edição foi convidado o Eng.º Abraão Ribeiro, Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Infecção Hospitalar (APIH), para coeditor. Tendo contribuído ainda para a corrente publicação um conjunto de profissionais com experiência na realidade hospitalar: médicos, enfermeiros, engenheiros e responsáveis técnicos de empresas especializadas, para além de técnicos de laboratório e de farmácia.
A personalidade entrevistada é o Eng.º João Seabra, Diretor Geral do Sector HealthCare da Siemens, que entre outros motivos de interesse explica o objetivo do Sector HealthCare em alargar a sua atividade a áreas como a gestão hospitalar e o planeamento de unidades hospitalares e de recursos.

Saiba como assinar a revista aqui!

05 agosto 2012

INDÚSTRIA E AMBIENTE [74]


Número: 74


A transformação de resíduos em recursos é o ponto central do volume 74 da «Indústria e Ambiente» e como tal conta com a colaboração de Fernando Leite, Administrador da Lipor, como coeditor. Neste sentido poderá contar com artigos especializados que passam pelas oportunidades de melhoria na gestão de resíduos e tratamento do “lixo”, os compostos de RSU e a melhoria dos solos e, ainda, o ponto da situação e perspetivas da valorização energética de resíduos sólidos urbanos. Além disso, pode ler sobre o que está para além da simples recolha de lixo, os desafios futuros e a lenta evolução da gestão de resíduos em Portugal.
Nesta revista é também apresentada uma investigação de Rui Aguiar Pinto sobre a Química Farmacêutica Verde e como esta se afasta da produção clássica para se apresentar como um processo ambientalmente sustentável.
O entrevistado desta edição é Luís Veiga Martins, Diretor geral da Sociedade Ponto Verde e Presidente da Pro Europe, que salienta o caso de sucesso de Portugal no que diz respeito à gestão de resíduos.

Saiba como assinar a revista aqui!