27 dezembro 2012

NÃO FAÇO IDEIA

Autor: VASCO DURÃO
Editora: PRINCIPIA

«Até faço ideia. Ou, antes, faço ideias para viver. Não só porque tenho contas para pagar e família para alimentar, mas sobretudo porque sem ideias murcho. Como sou um idiota à antiga, só tenho uma receita para ter ideias: quando não faço ideia, procuro inspiração naquilo que os outros têm para me dizer. […] Como este não é um livro messiânico, a sua pretensão é apenas a de contar uma visão pessoal do universo da comunicação, baseada na experiência de alguém que anda a trabalhar nestas coisas há múltiplos anos e em múltiplas empresas e inspirado em mil e uma noites de livros. […] Sempre à procura e sempre a pôr tudo em causa. Uma tarefa difícil? Ainda bem, porque não existem ideias fáceis.»

Inteligente, útil e bem-humorado. Três ingredientes que fazem deste opúsculo uma excelente opção de leitura. Neste livro poderão ler e absorver as ideias do autor (e dos vários autores citados) viradas para a comunicação do século XXI, a comunicação na era conceptual. O design é uma das palavras ordem e as ideias chave prendem-se com a iniciativa, a criatividade e a vontade.
Escrito de forma informal e com uma apresentação estética elegante esta obra une ideias e experiências que merecem ser lidas, pensadas e postas em ação. Com efeito, o livro passa por quatro etapas: "Primeiro, abrir a cabeça e pensar, ou seja, estar aberto a tudo o que possa querer entrar. Segundo, ser elementar para criar, isto é, encontrar o elemento que nos torna únicos, neste caso o elemento da criatividade. Terceiro, passar a mensagem, que mais não é do que encontrar a melhor forma de contar a nossa ideia a alguém, o que, para quem tem de lidar com clientes diariamente, convenhamos que é deveras relevante (...). Por último, ou quarto, encontrar a motivação que nos faz fazer isto todos os dias, tal como a criança que opta infinitamente pela mesma brincadeira até à exaustão".
Afinal, "Quantos de nós não apresentamos já aquela ideia que era tão à frente, tão à frente que o cliente preferiu olhar para trás?", o importante é não perder o ânimo, repensar e voltar a tentar.
Se trabalha em comunicação, marketing e design leia, se não leia também! Vale a pena!

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário