29 dezembro 2012

100 DATAS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DE PORTUGAL

Autor: PEDRO RABAÇAL
Editora: MARCADOR

Este livro foi escrito com o objectivo de tentar despertar o interesse pela história de Portugal por meio da desconstrução de mitos históricos e da revelação de diferentes versões do mesmo acontecimento. Em cada data, é descrito o ambiente histórico e socioeconómico respectivo, assim como os dados biográficos mais relevantes das personagens envolvidas para se conseguir uma melhor compreensão do contexto e ambiente em que se enquadram. A verdade por detrás de cada acontecimento costuma ser mais complicada do que a primeira impressão dá a entender, e descobri-la é sempre um desafio árduo, tarefa que este livro pretende simplificar e tornar os momentos mais marcantes da nossa história acessível a todos.

Tudo começa em 139 A.C., com a história de Viriato. Os acontecimentos sucedem-se e a história de Portugal vai-se escrevendo (e lendo). Curiosamente, o autor não se dedica apenas aos tradicionais factos históricos que aprendemos nos livros de história. E aqui se faz a diferença, não somente pelos conteúdos (pois aborda, por exemplo, a vida de Luísa Todi, Camilo Castelo Branco e Amália Rodrigues), mas também pela apresentação: detalhada e resumida (sim, é possível). 
Acima de tudo, é um valioso documento histórico que nos lembra e/ou dá a conhecer acontecimentos que fizeram a verdadeira história do nosso país e como tal, que todos devemos conhecer.
Para os amantes e estudiosos, para os curiosos ou para os que não querem saber mas precisam de saber, fica a sugestão de um excelente livro de história.

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário