07 novembro 2012

PIPOCAS COM TELEMÓVEL e outras histórias de falsa ciência

Autores: DAVID MARÇAL e CARLOS FIOLHAIS
Editora: GRADIVA

A falsa ciência que circula na internet, nos media, que se vê no supermercado e até - pasme-se! - na escola; a falsa ciência na saúde e a falsa ciência na própria ciência. Num livro bem-humorado e muito esclarecedor, os autores desmontam alguns «factos» pseudcientíficos que se construíram e alimentam no nosso quotidiano. Como eles próprios afirmam, «se a ciência pode ser divertida, a pseudociência é garantidamente muito divertida». Uma leitura informativa que expõe os logros mais actuais.
Não há lugares seguros.
A única segurança terá de estar no leitor: uma atitude crítica poderá evitar-lhe contratempos e poupar dinheiro. Lembre-se de que a ciência assenta na observação, na experiência e na correcção de erros, e não nas palavras de pretensas autoridades que nunca aceitam ser corrigidas. Não se deixe enganar!

Logo no início surgem histórias de falsa ciência recorrendo ao exemplo que dá nome ao livro, isto é, a (im)possibilidade de se fazerem pipocas com telemóveis. Recheado de humor este livro é perfeito para quem quer saber mais sobre ciência de uma forma agradável, divertida mas de confiança.
Posto isto, os autores realçam que existe uma diferença entre jornalismo e ciência, deixando um alerta para os cuidados a ter na preparação de uma notícia sobre ciência onde, segundo os mesmos, o problema é precisamente a "ausência da própria ciência".
No capítulo "falsa ciência de supermercado" somos alertados para o uso da ciência como bandeira publicitária para produtos alimentares. Os autores lembram que, por exemplo, a Danone chegou a reconhecer que não existe nenhuma evidência científica de que um iogurte Activia por dia «regula o trânsito intestinal». 
Muitos outros temas de interesse podem ser lidos neste livro, nomeadamente, a falsa ciência na escola, na saúde e até mesmo na própria ciência.
É de ler para crer!

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário