14 junho 2012

FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PESSOAS

Autor: ALBINO LOPES
Editora: SÍLABO

Este livro é o produto de uma reflexão conduzida a pensar na formação de gestores para os Recursos Humanos das organizações do século XXI. O texto evidencia sete grandes princípios da gestão de pessoas: um relativo à liderança e seis outros relativos às práticas de gestão.

Albino Lopes defende que um dos grandes problemas da gestão de recursos humanos é a burocratização das práticas. Com isto em mente o autor apresenta o modelo dos ´6 C’, nomeadamente: comunidade; competências, confiança, circulação do saber, coesão social e comunicação transversal.
O que a obra traz de novo é o facto de enquadrar a gestão de recursos humanos numa perspetiva nacional, assente nas micro, pequenas e médias empresas, ao contrário do que é feito habitualmente, isto é, a abordagem do ponto de vista das grandes organizações.
Para tal, o ponto de partida da obra dá-se com a apresentação de um estudo de caso sobre a ‘A.J. Lobo’, que serve como suporte à análise teórica.
A liderança é também um dos focos desta obra, onde o autor afirma que: “Liderar não é gerir. O líder não gere a organização. Pelo contrário, vai pedir a cada elemento, a cada unidade que faça a gestão adequada. A liderança concentra-se, fundamentalmente, na partilha da visão”.
Uma obra muito completa que será certamente um contributo fundamental para alunos e docentes da área e também para os profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário