12 maio 2012

INDUSTRIA E AMBIENTE [73]

Número: 73

O dossier da edição número 73 desta revista foca-se na Gestão Industrial e Ambiente, entendendo os desafios ambientais como uma oportunidade de negócio e, portanto, aponta para os recursos próprios e capacidades nacionais para transformar os problemas em soluções de valor acrescentado. Neste sentido, a sustentabilidade surge como conceito chave da edição.
Ao encontro desta ideia, poderá ler o artigo de Luís Andrade Ferreira, intitulado "Manutenção: sua importância na sustentabilidade das operações industriais", onde advoga que a sobrevivência do negócio está na capacidade das empresas se manterem competitivas e apetrechadas de tecnologias cada vez mais complexas. Já Carlos Casimiro da Costa e António Augusto Fernandes prenunciam-se sobre as responsabilidades dos Designers, como atores no processo de renovação, para o desenvolvimento sustentável. O Ecodesign é definido, por Paulo Ferrão e José Amaral, como o desenvolvimento de um produto que é ecologica, economica e socialmente sustentável.
O ambiente como instrumento na gestão industrial é motivo de reflexão por parte do Engº Ricardo Lopes Ferro. Neste artigo, o autor, fala sobre a importância do ambiente nos processos de aquisição, o ambiente como indústria, a globalização e futuro do ambiente.
O entrevistado desta edição é Carlos Costa, do ramo da gestão ambiental, que aborda incisivamente o comportamento do tecido empresarial português relativamente ao ambiente, as parcerias entre universidades e empresas e as consequências da crise económica.

Saiba como se tornar assinante aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário