03 março 2012

RUSSO PARA PRINCIPIANTES

Autora: OLENA NESTERENKO AFONSO

 O manual "Russo para principiantes" é um bom auxiliar para o início da aprendizagem da língua russa por quem não tem ainda nenhum conhecimento deste idioma. Contém uma introdução à leitura e escrita em cirílico, as informações gramaticais necessárias para aprender a construir as frases em russo e textos curtos com o vocabulário e as frases do nosso dia a dia, permitindo aos alunos começar a falar desde a primeira aula de temas muito simples (e.g. apresentar-se, despedir-se) avançando até temas mais complexos (e.g. no restaurante, no aeroporto). As 26 lições do manual permitem aprender russo passo-a-passo mesmo sem a ajuda de um professor, mas podem também ser utilizadas para o trabalho nos cursos de Russo.

No mundo competitivo de hoje é sempre uma mais valia ser multilingue. Aprender russo é uma aposta forte na formação de qualquer estudante, até pela pela posição de destaque da Rússia como uma das nações BRIC e o seu grande espólio cultural em que se distingue pela qualidade da sua literatura.
A autora, Olena Nesterenko Afonso, que se tem dedicado ao ensino da língua russa no programa de Cursos Livres da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, justifica a ideia de publicar estas “lições” pela sua perceção das “dificuldades que os alunos têm na aprendizagem deste idioma, determinadas pelo facto de se tratar de uma língua eslava e não latina”. A autora teve ainda a sensibilidade de escrever esta obra com base na própria experiência dos alunos.
O pontapé de saída nesta aprendizagem é dado com a apresentação do alfabeto cirílico, como se prenuncia e como se escreve. É este o ponto que vai exigir mais concentração ao estudante, porque uma vez dominado este aspeto tudo o resto se apreende com maior naturalidade, pois apesar de ser um livro de iniciação não pretende ser um livro de “facilitismo”.
Além disso, o livro está repleto de exercícios práticos onde se podem aplicar conhecimentos. Os vários capítulos, designados como lições, dizem respeito ora a questões gramaticais ora a situações do dia a dia.

Saiba como comprar aqui!

2 comentários:

  1. quero saber o preço do livro quanto custa e se é livros numerados .

    ResponderExcluir
  2. Estimado Marcelo,
    Pode obter as informações pretendidas através deste link: http://editorial.up.pt/livro/show/501
    Para informações adicionais poderá entrar em contacto com a editora: http://editorial.up.pt/home/contactos
    Agradecemos a visita ao nosso blogue!

    ResponderExcluir