01 março 2012

A LONGA NOITE DE UM POVO - A VIDA NA COREIA DO NORTE

Autora: BARBARA DEMICK
Editora: TEMAS E DEBATES

Um retrato inédito da Coreia do Norte, através das histórias verdadeiras e inesquecíveis de seis dos seus cidadãos. Este livro acompanha as vidas de seis norte-coreanos ao longo de quinze anos - um período caótico que assistiu à morte de Kim Il-sung, à ascensão ao poder do seu filho Kim Jong-il e à devastação causada pela fome que matou um quinto da população. Conduzindo-nos por paragens desconhecidas no Ocidente, desvenda-nos o que significa viver no regime totalitário mais repressivo dos nossos dias - um mundo orwelliano que não está ligado à Internet, em que a rádio e a televisão transmitem apenas as estações oficiais, e onde as manifestações públicas de afeto são punidas; um estado policial onde um comentário descuidado nos pode condenar a morrer num gulag. Revelações surpreendentes sobre um país fechado sobre si próprio, mas cuja importância não para de crescer.

Neste trabalho da jornalista do Los Angeles Times, Barbara Demick, responsável pela cobertura noticiosa das duas Coreias, é feito um retrato íntimo da vida norte coreana pelo testemunho de seis dos seus cidadãos que conseguiram atravessar para sul do Parelo 38.
Conheça a irreverente Mi-ran e a sua paixão da juventude Jun-Sang, destinado às fileiras do Partido dos Trabalhadores. Song Hee-Suk, uma mulher exemplo, outrora devota ao seu país e a sua filha Oak-hee que desde cedo começo a formar uma mentalidade de refutação ao regime. Kim Ji-eun uma médica que encontrava no seu ofício a forma para se abstrair do desmoronamento da sua vida e Kim Hyuck que sobreviveu à fome graças a sua força e astúcia.
Nestas páginas encontramos ainda muitos outros intervenientes que cruzaram a vida destas pessoas e enriquecem ainda mais o trabalho de Barbara Demick. Acrescente-se que alguns dos nomes foram alterados para preservar a segurança daqueles que ainda vivem na Coreia do Norte.
A destreza da autora pode ser comprovada na forma como apresenta uma relação entre os eventos descritos e o contexto em que ocorrem, aproveitando para nos contar mais acerca deste país envolto em escuridão. Por exemplo, o romance de Mi-ran e Jun-Sang que se conheceram à porta do cinema serve para nos explicar a importância que o regime de Kim Il-Sung atribuía aos filmes de propaganda.
«A LONGA NOITE DE UM POVO» foi escrito com o rigor de um documentário para ser lido com o prazer de um romance.

Pode comprar o livro aqui!

Um comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=LkdNW8CbxYY

    http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=znjDD8HOhuA

    http://www.youtube.com/watch?v=4LYjo81MlQM&feature=related

    ResponderExcluir