09 março 2012

ESTUDOS DE MERCADO E DE OPINIÃO: PRÍNCIPIOS E APLICAÇÕES DE AMOSTRAGEM

Autor: PAULA VICENTE
Editora: SÍLABO

Na realização dos estudos de mercado e de opinião a escolha da amostra requer uma resposta a três questões essenciais: QUEM selecionar? COMO selecionar? QUANTOS selecionar? Este livro responde a estas questões através da apresentação dos princípios elementares da Teoria da Amostragem, apoiada por inúmeros exemplos práticos capazes de orientar a tomada de decisões eficientes no que respeita ao desenho e à implementação de um plano amostral. «Estudos de Mercado e de Opinião – Princípios e Aplicações de Amostragem» constitui, pois, um importante recurso para os estudantes desta temática, bem como para os profissionais e todos os que usam estes estudos em contexto empresarial ou académico.

“Os estudos de mercado e de opinião surgiram da necessidade em conhecer as pessoas naquilo que elas pensam, sentem, fazem ou desejam”. Tradicionalmente os estudos de mercado consistiam em entrevistas ou questionários, hoje em dia com o crescimento exponencial da tecnologia existem ferramentas indispensáveis à recolha e processamento de dados. Estas inovações tecnológicas, dínamos da evolução  dos estudos de mercado, são também uma fonte de novos desafios.
Lançado com o objetivo de dar apoio à implementação de um plano de amostragem, este livro evidencia com particular atenção dois objetivos. Primeiro, faz uma revisão profunda às etapas necessárias para a construção de um estudo de mercado e oferece uma perspetiva atualizada das metodologias de apoio a este processo. Em segundo lugar, converge a teoria com a prática, com a demonstração de casos práticos para consolidar este princípio.
Ao longo do livro será possível ficar a saber como identificar as populações alvo e bases de sondagem, qual o método de amostragem a adotar, como determinar a dimensão da amostra, como selecionar e contatar o segmento da amostra, para além do que não deve ser feito neste tipo de estudo.
Este trabalho da expert em Métodos Quantitativos, Paula Vicente, enquadra-se bem com o perfil académico ou profissional do leitor e pode ser utilizado como uma fonte de referência que certamente ajudará na tomada de decisão. Para além disso, é um livro que se distingue pela sua abordagem incisiva.

Saiba como comprar aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário