11 fevereiro 2012

NOVOS DESAFIOS PARA A GRH: O CASO DOS TRABALHADORES TEMPORÁRIOS


Coordenação: MARIA JOSÉ CHAMBEL
Editora: EDITORA RH

Este livro tem como principal objectivo dar a conhecer os resultados obtidos no projecto «Relação de emprego nos trabalhadores temporários: As implicações da gestão de recursos humanos», o qual foi desenvolvido pelos autores nos anos de 2010 e 2011 e contou com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É feita uma análise e reflexão sobre a vida profissional dos trabalhadores temporários aos quais os autores tiveram acesso, porque as agências com as quais tinham um contrato de trabalho e as empresas utilizadoras nas quais trabalhavam permitiram realizar esta investigação. A recepção das empresas ocorreu porque tinham uma actuação ética fundamentada na igualdade de tratamento e consideração por todos os trabalhadores, independentemente de a sua contratação ser temporária e, por isso, são dadas a conhecer algumas situações positivas para os trabalhadores temporários. Ao longo do livro, destaca-se a importância do estudo de trabalhadores temporários para a psicologia das organizações, sublinhando a necessidade de alargar a compreensão da natureza do trabalho e da relação entre as pessoas e a sua actividade profissional, mas também se assinalam algumas acções que poderão permitir às organizações e às pessoas mais directamente responsáveis pela gestão destes trabalhadores temporários desenvolver relações positivas que permitam a ambas as partes obter benefícios.

Destinado a profissionais ou mesmo a pessoas que desenvolvam trabalho ao serviço das empresas de trabalho temporário, esta publicação tem o mérito de desmistificar “o preconceito ou algumas ideias feitas” no que diz respeito à relação empregador - trabalhador temporário.
Com a coordenação de Maria José Chambel, que dedica ao trabalho temporário um papel fulcral enquanto docente da cadeira de Psicologia das Organizações, esta obra conta com o contributo de vários investigadores na matéria. Através da leitura de «Novos Desafios para a GRH» pode-se compreender, entre outros aspetos, de que forma não ter um trabalho fixo pode afetar o desempenho do trabalhador temporário; o motivo pelo qual as pessoas recorrem a este tipo de empregabilidade; a associação de colaboradores a duas empresas em simultâneo; a teoria das relações empregador-organização (REO); a vantagem da aposta na formação dos colaboradores e, ainda, as melhores práticas ao serviço do bem-estar do trabalhador.
As exposições feitas neste livro são devidamente acompanhadas por estudos paralelos e dados estatísticos e apesar da sua especificidade técnica a leitura é acessível.
Com o apoio de empresas de trabalho temporário com créditos firmados (Kelly Services, Randstad), «Novos Desafios para a GRH» servirá de ponte para novas investigações ao assumir-se como obra de referência neste domínio.

Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário