07 fevereiro 2012

GESTÃO DA ÁGUA: INCERTEZAS E RISCOS

Autor: ANTÓNIO BETÂMIO DE ALMEIDA

Na sociedade contemporânea, as incertezas e os riscos são preocupações dominantes no contexto empresarial, assim como na gestão de bens públicos.
Este livro, que beneficia da vasta experiência do autor, apresenta-nos o conceito multidisciplinar do risco e uma organização operacional para a respetiva gestão e análise quantitativa.
A temática principal e os exemplos apresentados estão orientados para problemas associados à água, mas os tópicos abordados podem ser, afinal, aplicados a domínios de natureza diferente.
Harmonizando um quadro integrado de conhecimentos com uma criteriosa reflexão crítica, esta obra assume-se como o primeiro texto de referência publicado em Portugal na área da problemática do risco associado à água e aos seus usos. há de interessar, seguramente, a estudantes universitários de engenharia, tal como a projetistas e consultores, e a técnicos e gestores de municípios, empresas e institutos que tenham de lidar com o recurso «água».

Esta obra surge de uma iniciativa da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, que ao longo dos anos tem dinamizado a difusão de conhecimento técnico e científico sobre temas relacionados com a água. Consequentemente esta associação pretendeu lançar um canal editorial sendo esta publicação a sua primeira materialização.
O autor, António Betâmio de Almeida, personalidade envolvida nas mais diversas áreas da engenharia, expõe com este seu estudo as implicações do risco e da ambiguidade numa era de crise ambiental. Este é um livro com “um propósito didático” que associa “de uma forma muito rara e singular, um profundo conhecimento teórico, e uma rica experiência que só o teste do saber aplicado ao real permite adquirir”.
A informação contida neste livro está dividida em cinco capítulos. Na sua introdução é feita uma contextualização dos conteúdos e pode-se ler sobre “O Risco na Sociedade Contemporânea”, a “ Gestão da Água” com enfoque nos riscos e ainda “Acidentes e Desastres Associados à Água”. Já no segundo capítulo é descrito com exaustividade o conceito de Risco. Em seguida é apresentada uma estrutura operacional que dá suporte à análise do risco e são definidas estratégias que garantam resultados adequados. Os dois últimos capítulos são dedicados à análise crítica e reflexões finais, em que o autor, para além da sugestão de metodologias alternativas explora desafios, dificuldades e vantagens (4º capítulo), e a exemplificação com recurso a estudos de caso que atribuem a este trabalho uma maior dimensão prática (5º capítulo).

Saiba como adquirir este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário