28 janeiro 2012

TECNOHOSPITAL [48]

Número: 48

A Gestão do Risco é o tema central desta edição. Nesta matéria são expostos quatro estudos, feitos por professores da Escola Nacional de Saúde Pública, médicos, enfermeiros, economistas e consultores sobre as suas experiências na gestão do risco clínico em vários estabelecimentos de saúde do país. É feito um levantamento exaustivo a questões que envolvem a segurança dos doentes, a gestão do risco clínico e a utilização de ferramentas de qualidade, sendo ainda apresentado um estudo de caso sobre o Centro Hospitalar do Porto.
O entrevistado é o Gestor do Risco Geral do IPO Porto, João Aguiar Coelho, que ajuda a definir o conceito de Gestão de Risco, descreve o modelo implementado no IPO e opina sobre o momento da saúde em Portugal e a continuação do SNS.
 Destaque ainda para o trabalho de Marta Temido, Administradora Hospitalar do IPO do Porto, onde é feita uma analise da situação dos RH da Saúde em Portugal.  As dificuldades no desenvolvimento uma maior eficiência social e financeira, a urgência de planeamento estratégico nesta área, as características do mercado de trabalho da saúde e a fragilidade nos RH da Saúde são pontos revistos pela autora.
Santos Cardoso, Administrador Hospitalar do ENSP, aborda as medidas impostas pela Troika ao governo português no que diz respeito aos fármacos e as implicações das mesmas na comercialização de medicamentos genéricos.

Saiba como pode ser assinante desta revista aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário