31 dezembro 2011

RH MAGAZINE [77]

Revista: RH MAGAZINE
Número: 77

Nesta edição é feita uma apresentação do conceito de outplacement que, segundo Ana Rijo da Silva, directora da RH Magazine, pode ser analisada de três perspectivas: como "uma das componentes a incluir no pacote negocial apresentado ao trabalhador a título de compensação pela sua saída", ou como "uma medida que evidencia a responsabilidade social da empresa" e ainda através do "efeito que as iniciativas de outplacement bem sucedidas podem ter junto dos trabalhadores que continuam a colaborar com a empresa". Este conceito é desenvolvido por José Coelho Martins (consultor de recursos humanos) nas páginas 26 a 31.
No artigo "A nova era da revolução demográfica", Luís Monteiro, coordenador corporativo de recursos humanos do Grupo Mota-Engil, ajuda a entender a construção de um business plan para gerir a alteração demográfica, onde nos diz, por exemplo, o que irá mudar na agenda da gestão das empresas e o que estas podem fazer para alavancar a motivação e produtividade de cada um dos segmentos demográficos apresentados.
A externalização é outro ponto interessante desenvolvido nesta edição por Leandro F. Pereira, director na unidade de negócio e project managment da GTBC. O autor explora os conceitos de franqueza, melhoria contínua, medo e humildade, associados à externalização.
Além destes, pode ainda ler-se o artigo de Filipa Lopes dos Reis (professora associada na Universidade Lusófona) sobre a dimensão dos recursos humanos no sistema de gestão nipónico em Portugal. Sabia que as "empresas com capital nipónico baseiam as suas estratégias competitivas na qualificação dos recursos humanos e nas tecnologias"?
As grandes entrevistas desta edição foram feitas a Francisco Cesário, director de contratação e gestão de parceiros da PT Contact e a Luís Portela, chairman da Bial.

Saiba como ser assinante desta revista aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário