19 janeiro 2012

REPUBLICANAS QUASE DESCONHECIDAS

Autora: FINA D`ARMADA
Editora: TEMAS E DEBATES

A nova obra da historiadora Fina D’Armada vem mostrar 33 mulheres, por 33 concelhos do país, que embora desconhecidas da história são estandartes da nossa República. Por um lado, se foi o telégrafo que espalhou a revolução, então aí participaram mulheres, pois já havia telegrafistas desde os fins do século XIX. Por outro, nas manifestações de vitória, entoou-se A Portuguesa e o Hino da Maria da Fonte e flutuaram milhares de bandeiras verde-rubras, assim como barretes frígios e fitas verdes e vermelhas nas lapelas e nos cabelos. Isso significa que as bandas e filarmónicas já haviam ensaiado os hinos da vitória e as bandeiras já haviam sido costuradas pelas mulheres, de norte a sul do país.

Especialista em História da Mulher, Fina D´Armada com este «REPUBLICANAS QUASE DESCONHECIDAS» apresenta os resultados de uma investigação sobre o papel desempenhado pelas mulheres na Implementação da República em Portugal.
Este trabalho está dividido em quatro partes, a primeira delas denominada “Novos elementos sobre republicanas” onde a autora faz uma pequena atualização à sua obra As Mulheres na Implementação da República completando a biografia de republicanas de dez concelhos. No ponto seguinte a autora junta “Republicanas novas e antigas”, aqui republicanas novas entende-se como mulheres que não constavam na obra anterior. Já a terceira parte desenvolve particularmente a questão das novas republicanas. De referir que estes três capítulos estão divididos em vários subcapítulos que especificam o papel das mulheres por região. Na quarta parte, “Cidadãs entre cidadãos”, encontram-se destacados os primeiros discursos femininos da história portuguesa, textos de mulheres sobre a vitória da república, a simbologia da república mulher e, ainda, várias curiosidades sobre estas mulheres. Com este trabalho, Fina D´Armada dá “visibilidade, rostos, às mulheres lembradas ou esquecidas pelas suas terras e suas gentes”.
O leitor fica, assim, a conhecer as mulheres “anónimas”, que do norte ao sul do país contribuíram com o seu trabalho árduo e sacrifício para o sucesso da instauração da República. Um livro com grande valor histórico, uma leitura a não perder! 

Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário