06 janeiro 2012

AS GUERRAS DE NAPOLEÃO

Autor: CHARLES ESDAILE

Nenhum outro soldado provocou tanto ódio e admiração como Napoleão Bonaparte. O autoproclamado imperador francês foi um conquistador ou um libertador? Um agressor ou uma vítima? Um pecador ou um santo? O prestigiado historiador inglês Charles Esdaile repensou a figura do general francês para além das lendas e do mito, que o próprio ajudou a criar, para abrir um novo entendimento sobre esta figura, o seu caráter, as suas políticas e a sua carreira militar internacional. Não se trata apenas de uma biografia, nem da análise das campanhas napoleónicas, mas sim de um estudo mais abrangente, sobre as guerras na Europa. Da Península Ibérica à Rússia, dos Balcãs à Escandinávia, da Polónia à Turquia, o historiador conta-nos episódios militares como a entrada do exército francês em Berlim, depois das batalhas de Jena e Auestadt, relata-nos o confronto sangrento que tomou a vida a dez mil franceses na batalha de Smolensk, bem como a terrível batalha de Borodino a 7 de setembro de 1812, na caminhada até Moscovo.
A obra As Guerras de Napoleão traz-nos uma visão global e original, num só volume, das guerras que duraram doze anos e tiraram a vida a cerca de dois milhões de pessoas.

Especialista na história de Napoleão, Charles Esdaile oferece com este grande estudo uma nova perspetiva sobre uma das mais polémicas personagens da História. Este livro vem suprimir uma lacuna corrente na bibliografia e é um forte contributo para o conhecimento sobre Napoleão. Com efeito, o autor propõe-se a ir mais longe e retrata detalhadamente todos os acontecimentos que derivam das Guerras Napoleónicas, dando maior dimensão aos acontecimentos geralmente desprezados pela literatura.
Tendo em conta o caráter internacional desta obra, registe-se o esforço do autor em disponibilizar uma série de mapas e ilustrações que acompanham a evolução do espaço europeu entre 1799 e 1815, e que ajudam o leitor a contextualizar-se com os teatros de guerra descritos.
Para além disso, o autor relata de forma convincente as origens das Guerras Napoleónicas, o apogeu e queda do império, e as consequências do Congresso de Viena.
«AS GUERRAS DE NAPOLEÃO» é sem margem para dúvidas um trabalho de excelência.

Saiba mais sobre o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário