31 dezembro 2011

INVEST [83]

Revista: INVEST
Número: 83

Nesta edição fique a conhecer o fenómeno recente do negócio em torno das escolinhas de futebol. A tendência de criação destas estruturas, os números, as dificuldades e as oportunidades. Saiba, também, quem são os ex-futebolistas que estão a dar a cara por estas "Fábricas de craques".
O destaque vai também para jovens inovadores portugueses.Por um lado, João Oliveira e Pedro Filipe, criadores da Earbox, põem literalmente a roupa a dar música (sem headphones). Por outro lado, o atelier Contaminar formado por Frederico Loureano, Romeu Sousa, Hugo Rainho, Ruben Vaz e Joel Esperança, onde se fazem casas à medida a pensar na forma como vão ser usadas, através das vivências e necessidades do cliente. Além destes, de realçar uma produtora independente de filmes, a Lua Filmes, de Carlos Barros, que é especializada em filmes para empresas.
Em análise, Ellen Kiss explica de que forma o Design Thinking é uma inspiração para a inovação e transformação organizacional, enquanto Paulo Bento reflecte sobre o modelo sócio-económico dos ricos.
Saiba, ainda, quem são e o que fazem as melhores empresas da Guarda e de Viseu.

Saiba com pode ser assinante da Invest aqui.

RH MAGAZINE [77]

Revista: RH MAGAZINE
Número: 77

Nesta edição é feita uma apresentação do conceito de outplacement que, segundo Ana Rijo da Silva, directora da RH Magazine, pode ser analisada de três perspectivas: como "uma das componentes a incluir no pacote negocial apresentado ao trabalhador a título de compensação pela sua saída", ou como "uma medida que evidencia a responsabilidade social da empresa" e ainda através do "efeito que as iniciativas de outplacement bem sucedidas podem ter junto dos trabalhadores que continuam a colaborar com a empresa". Este conceito é desenvolvido por José Coelho Martins (consultor de recursos humanos) nas páginas 26 a 31.
No artigo "A nova era da revolução demográfica", Luís Monteiro, coordenador corporativo de recursos humanos do Grupo Mota-Engil, ajuda a entender a construção de um business plan para gerir a alteração demográfica, onde nos diz, por exemplo, o que irá mudar na agenda da gestão das empresas e o que estas podem fazer para alavancar a motivação e produtividade de cada um dos segmentos demográficos apresentados.
A externalização é outro ponto interessante desenvolvido nesta edição por Leandro F. Pereira, director na unidade de negócio e project managment da GTBC. O autor explora os conceitos de franqueza, melhoria contínua, medo e humildade, associados à externalização.
Além destes, pode ainda ler-se o artigo de Filipa Lopes dos Reis (professora associada na Universidade Lusófona) sobre a dimensão dos recursos humanos no sistema de gestão nipónico em Portugal. Sabia que as "empresas com capital nipónico baseiam as suas estratégias competitivas na qualificação dos recursos humanos e nas tecnologias"?
As grandes entrevistas desta edição foram feitas a Francisco Cesário, director de contratação e gestão de parceiros da PT Contact e a Luís Portela, chairman da Bial.

Saiba como ser assinante desta revista aqui.

29 dezembro 2011

GUIA DE PORTUGAL DE A a Z

Autor: LEONEL MOREIRA DE OLIVEIRA

Guia de Portugal de A a Z percorre, passo a passo, o território do Continente, dos Açores e da Madeira, para dar a conhecer em pormenor as características e os valores naturais e culturais de todo o espaço português. Ilustrado com 150 fotografias a cores, realizadas por sete fotógrafos de renome, e incluindo mais de 100 plantas de localidades, este guia constitui uma obra ímpar que permite ao leitor situar-se no local e no tempo de cada um dos temas mencionados. As áreas contempladas vão desde os polos de atividade económica e as vias de comunicação aos monumentos civis e religiosos, passando por museus, figuras ilustres de cada zona, artesanato, festas, feiras e feriados concelhios, gastronomia, desporto, locais paisagísticos e de veraneio, pousadas turísticas, termas, parques de campismo e paisagens protegidas.

Este é um livro de consulta rápida que transmite com objectividade muito do que precisa de saber sobre o território português. Para esse efeito em “Guia de Portugal de A a Z” tudo está organizado de forma meticulosa e nenhuma informação importante é deixada ao acaso.
Ao todo foram seleccionados, com base na sua importância, 111 locais para formar a espinha dorsal deste livro e todos são complementados pelas respectivas sedes de concelho, vilas e freguesias, perfazendo um total de 456 entradas. De modo a facilitar a pesquisa, o texto é acompanhado por logótipos associados a vários temas; pólos de actividade económica e vias de comunicação, gastronomia, figuras ilustres, entre outros.
“Guia de Portugal de A a Z” é por estas e outras razões uma fonte de informação abundante, de grande utilidade para o conhecimento da realidade portuguesa.

Pode comprar o livro aqui!

19 dezembro 2011

(DES)HUMANO, DEMASIADO (DES)HUMANO - O HOMEM NA ERA DIGITAL

Autora: MARIA ASSUMPTA COIMBRA
Editora: AFRONTAMENTO

Este livro não constitui apenas um esforço de legitimação da Maria Assumpta Coimbra em prol das novas tecnologias ou da sociedade digital em que o dedo é o órgão criador, mas representa uma importante reflexão em torno de temas que a Filosofia deve considerar com urgência, já que os novos espaços de nomadismo podem consubstanciar mutações decisivas, seja pela dilatação (ou retracção) da democracia, seja pela emergência de um outro tipo de subjectividade.
Penso que não podemos ainda declarar que o ciberespaço poderá promover, com as suas especificidades técnicas, uma nova civilidade e/ou uma nova urbanidade, mas estou certa que a revitalização do pensar depende da capacidade de experienciarmos os desafios e as questões que nos chegam do mundo contemporâneo, no sentido de esclarecermos o que a Filosofia deve fazer hoje e valorizarmos a construção de seres humanos capazes de afirmar, num espaço comum, a dignidade e liberdades humanas. [Paula Cristina Pereira, do «Prefácio»]

Integrado na dissertação de Doutoramento em Filosofia da autora, este trabalho, contudo, não se esgota dentro dos limites desta área científica. Isto porque se trata de “equacionar a Filosofia da Tecnologia como uma disciplina que, no âmbito da sociedade em rede, articula, de modo efectivo, a Politica, a Antropologia, a Ética e a Educação”.
O livro está estruturado em três partes, onde a autora debate com elevado rigor o questionamento da condição do Homem actual, as acepções sobre o futuro do Humano e, ainda, a posição de Pierre Lévy e as suas implicações na caracterização do Humano.
Com a chancela de qualidade da Universidade do Porto, “(DES)HUMANO DEMASIADO (DES)HUMANO”  é , portanto, uma leitura que promete suscitar o interesse nos mais diversos quadrantes de investigação, tal é a relevância e a actualidade da problemática em reflexão.

Saiba mais sobre o livro aqui!

17 dezembro 2011

INDÚSTRIA E AMBIENTE [70]

Número: 70

O foco desta edição é o "ambiente e saúde".
Os meios urbanos foram analisados de várias perspectivas. De facto, actualmente as cidades são o espelho de extremos, como por exemplo, muito ricos e muito pobres ou bem informados e mal informados. Há cidades de sucesso que são centros de empreendedorismo e inovação, sendo produtivas e proporcinando bem estar aos seus habitantes, mas paradoxalmente "algumas cidades cresceram e continuam a crescer demasiado - em 2015, haverá 82 megacidades - potenciando mega problemas: congestionamento, degradação ambiental, inadequação/falta de habitação e formação de guetos, com os fenómenos de marginalização e criminalidade". Pode ler mais sobre a saúde e qualidade de vida em meio urbano nas páginas 8, 9 e 10.
Outro artigo interessante pode ser lido na páginas 14 a 17, sobre a gestão da saúde e ambiente, onde é abordado, por exemplo, o impacto da poluição atmosférica (que é amplo). De facto, tal como é comprovado neste artigo, um controlo eficiente da poluição atmosférica, quer interior, quer exterior, pode contribuir significativamente para a prevenção de doenças.
Leia também sobre a segurança alimentar. Uma área em que na produção, transporte e armazenamento de alimentos é necessário desenvolver um conjunto de normas capazes de garantir produtos seguros para os consumidores. Conheça, nesta revista, os perigos mais relevantes para a saúde pública nas páginas 18 e 19.
Outro dos pontos em destaque é a qualidade do ar (nas páginas 20, 21 e 22).
Há também uma investigação de realce sobre a habitação e saúde no concelho de Arganil que teve como objectivo perceber se a antiguidade das habitações e a distância à sede do concelho influencia as condições de habitabilidade.

Se quiser ser assinante desta revista clique aqui!

12 dezembro 2011

CONTRATO DE TRABALHO

Autor: JOÃO LEAL AMADO
Editora: COIMBRA EDITORA

Esta edição do “Contrato de Trabalho” mantém as características das anteriores, contudo:
-procede às indispensáveis actualizações destacando a doutrina nacional entretanto produzida,
-efectua os necessários ajustamentos, começando a dar alguma atenção aos contributos doutrinais oriundos do Brasil
- introduz as inevitáveis correcções, para que esta obra seja um elemento útil de trabalho
A actualidade deste livro é por demais evidente, estando o país, e a Europa, numa conturbada época de crise, que parece, estar para ficar, no que ao Direito do Trabalho diz respeito, tanto o roteiro traçado no «Memorando da troika» como o próprio programa do XIX Governo Constitucional não deixam margem para dúvidas: vai haver mais um longo, complexo e decerto agitado processo de reforma legislativa, abrangendo múltiplos domínios do ordenamento jurídico-laboral:
-regime do despedimento,
-disciplina do tempo de trabalho,
-enquadramento da contratação colectiva.

Apesar de hoje ser algo garantido, o Direito do Trabalho é "um direito de formação recente, é um fenómeno moderno, é um direito jovem, com pouco mais de um século de existência".
Esta terceira edição (actualizada a 30 de Junho deste ano) é ideal para estudantes e profissionais da área. O autor, que também é docente, dá a conhecer a noção, o objecto e as características gerais do Direito do Trabalho, assim como, toda a envolvência do processo de formação do contrato de trabalho e, ainda, outras questões que interessam ao público em geral como: o período experimental, os direitos do trabalhador, o dever de assiduidade e o regime jurídico de faltas, a retribuição, a cessação do contrato de trabalho, entre outras.
Em suma, é um livro cuja consulta pode ser útil a qualquer momento.

Pode comprar um exemplar do livro aqui!

11 dezembro 2011

EM OBRA [0]

Revista: EM OBRA
Número: 0

EM OBRA é uma revista técnica que se assume como um instrumento prático de apoio à construção e a todos os intervenientes que actuam no sector. A sua criação em tempos de crise justifica-se porque esta foca-se em conteúdos para obras de pequena dimensão e reabilitação.
Há vários temas de interesse abordados nesta primeira edição, entre os quais destacamos:
- Caixilharia e vidros (perceba que tipo de materiais e de vidros se adequam melhor ao seu espaço);
- Revestimentos de protecção (o caso da CIN, por exemplo, com uma nova tinta para interior de depósitos de produtos alimentares);
- Equipamentos e máquinas para construção (o novo empilhador telescópico MT 625 ou as plataformas tesouras eléctricas 78sec - 100sec - 120 SE);
- Fachadas (a fixação oculta em fachadas ventiladas Simson Paneltack HM e as tintas Robbialac, cuja marca lançou uma nova tinta ideal para fachadas)
- Impermeabilização (os impermeabilizantes Sista Rubson, para fachadas e telhados);
- Isolamentos (o sistema de isolamento térmico pelo exterior de edifícios - Mapetherm, saiba como executar com imagens passo-a-passo);
- Sanitários (o espaço Roca Lisboa Gallery, onde pode ver uma sanita e lavatório num só);
- Sistemas construtivos (conheça os diferentes tipo de paredes e perceba o processo de construção das mesmas)
- Software (BIM, para análise de ciclo de vida, compatível com o estudo térmico e acústico do edifício).
Leia também um artigo sobre a construção em madeira e outro sobre a construção sustentável.
Conheça, ainda, um caso de estudo sobre o projecto de reabilitação e reconversão do Pavilhão dos desportos do Porto, implantado nos terrenos oitocentistas do Palácio de Cristal.

O Cita-Livros aprova esta nova publicação da Publindústria, principalmente pelo facto de ser uma revista prática (recheada de dicas e imagens elucidativas) e, também, por ser um instrumento que valoriza a reabilitação dos espaços.

10 dezembro 2011

TECNOHOSPITAL [47]

Revista: TECNOHOSPITAL
Número: 47

Na presente edição desta revista de engenharia e gestão de saúde, o foco é a manutenção hospitalar. Efectivamente, a manutenção é um aspecto crucial a ter em conta nas instalações hospitalares, pois, "todas as acções que são levadas a cabo por esta função revestem-se de um carácter decisor quanto à maior ou menor probabilidade de falha dos sistemas e consequente aumento do risco para as pessoas". A manutenção preventiva torna-se uma forma simples de evitar falhas e nesta edição pode saber quais são os factores a considerar na gestão do risco.
Há também um artigo sobre o uso de um programa de Asset Management (a possibilidade de optimizar a gestão dos activos físicos) aplicado a instalações e equipamentos hospitalares. 
Outro factor essencial na manutenção hospitalar são as auditorias de manutenção baseadas em elementos quantitativos e qualitativos em sistemas de saúde, também abordadas neste número da TECNOHOSPITAL.
Ainda neste dossier leia sobre os sistemas de suporte à decisão e gestão do conhecimento no âmbito da manutenção hospitalar e, ainda, sobre a análise de falhas e manutenção preventiva numa central de esterilização.
Entre os produtos e tecnologias divulgados nesta edição podemos realçar o módulo de prescrição electrónica ePM-RX, que permite, por exemplo, que o médico aceda a esta solução a partir de qualquer local e em qualquer computador; o sistema de limpeza de microfibras, uma nova solução de limpeza e higiene destinada a serviços hospitalares; o Sentinella, o mais recente equipamento para drenagem de tumores superficiais, cujos resultados "demonstram evidências totalmente fiáveis no mapeamento de nódulos sentinela no cancro da mama, ROLL, SNOLL, melanoma e tumores na cabeça e pescoço" e, ainda, um novo software de gestão do bloco operatório que permite além do planeamento dos actos cirúrgicos, o registo em tempo real de consumos e procedimentos de uma forma mais adequada.
Destaque ainda para o tema de capa, a entrevista a José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos que abordou vários pontos de interesse.

Se quiser assinar a TECNOHOSPITAL clique aqui!

04 dezembro 2011

O ESSENCIAL DE NOVA IORQUE (1001 IDEIAS)

Autores: CAITLIN LEFFEL & JACOB LEHMAN
Editora: ESTAMPA

Nova Iorque é a verdadeira metrópole, a cidade que nunca dorme, um invulgar caldo de culturas; esta é uma cidade banhada pelo oceano, com rios, um lago e uma sonoridade muito própria, além de ser a capital gastronómica do mundo, o centro da arte e da cultura de renome internacional, bem como de marcas desportivas mundiais, já para não mencionar a mais vibrante e envolvente vida de rua possível.

Se Nova Iorque está na sua lista de cidades a conhecer, então este guia, com certeza, ser-lhe-à muito útil.
Porquê?
Porque não se trata de um guia convencional, não se limitando a fornecer as informações básicas que os guias do género fazem. Este livro quase nos faz sentir nova iorquinos, com ele conhecemos rituais e espaços que até alguns nativos desconhecem. 
Um aspecto curioso é que neste livro não encontramos imagens, apenas descrições. Mesmo assim, é um guia bastante sugestivo e completo, deixando-nos até com mais vontade de visitar a cidade.
Os autores (apaixonados pela cidade) tiveram o cuidado de investir meses de pesquisa para seleccionarem aquelas que acreditam ser "as melhores experiências desta cidade" e apresentá-las "tão especificamente quanto possível".
Conheça as 1001 sugestões que lhe permitirão conhecer Nova Iorque até ao mais ínfimo pormenor.

01 dezembro 2011

O ÚLTIMO SEGREDO

Autor: JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS
Editora: GRADIVA

Uma paleógrafa é brutalmente assassinada na Biblioteca Vaticana quando consultava um dos mais antigos manuscritos da Bíblia, o Codex Vaticanus. A polícia italiana convoca o célebre historiador e criptanalista português, Tomás Noronha, e mostra-lhe uma estranha mensagem deixada pelo assassino ao lado do cadáver.
A inspectora encarregada do caso é Valentina Ferro, uma beldade italiana que convence Tomás a ajuda-la no inquérito. Mas a sucessão de homicídios semelhantes noutros pontos do globo leva os dois investigadores a suspeitarem de que as vítimas estariam envolvidas em algo que as transcendia.
Na busca da solução para os crimes, Tomás e Valentina põem-se no trilho dos enigmas da Bíblia, uma demanda que os conduzirá à Terra Santa e os colocará diante do último segredo do Novo Testamento. A verdadeira identidade de Cristo.
Baseando-se em informações históricas genuínas, José Rodrigues dos Santos confirma-se nesta obra excepcional como o grande mestre do mistério. Mais do que um notável romance, O Último Segredo desvenda-nos a chave do mais desconcertante enigma das Escrituras.

É com agrado que o Cita-Livros vê o regresso da carismática personagem Tomás Noronha.
Neste novo livro, José Rodrigues dos Santos mantém-se fiel ao seu estilo, com um tema polémico e um enredo que deixa o leitor completamente absorvido. Assim, torna-se um prazer desbravar as páginas deste livro para descobrir o "Último Segredo".
Nós já sabemos qual é o segredo. E vocês?

Se ainda não sabem podem comprar o livro aqui!