19 novembro 2011

INVEST [82]

Revista: INVEST
Número: 82

Tal como o título sugere, o foco desta edição da INVEST é o crowdfunding. Traduzido à letra significa financiamento pela multidão e, de facto, é disso que se trata, de um financiamento colectivo, ou seja, pequenos donativos (neste caso monetários) de dezenas, centenas ou milhares de pessoas para um projecto ou um empreendedor em que acreditam. Esta é, provavelmente, uma das melhores soluções para quem quer levar a cabo uma ideia mas não consegue financiamento nos meios tradicionais. Actualmente existem três plataformas online que promovem estes projectos: Rede Biz, PPL e Massivemov. Para saberem como se podem candidatar ao financiamento ou como financiar leiam as páginas 12 a 15 desta edição.
Outra ideia de negócio interessante é a casa 100 por cento portuguesa que pretende valorizar os produtos nacionais. Patrícia Valinho idealizou este projecto que tem a casa piloto a ser preparada em Ferraria de S.João (numa das Aldeias de Xisto do Centro do país), mas já há planos para espalhar a ideia por outros locais, adaptando sempre o projecto a cada região e à matéria-prima lá existente.
Saiba também um pouco mais sobre o negócio do mobiliário e da decoração de marca nacional, que se deparam, por exemplo, com o problema da cópia das ideias e artigos originais.
Outros temas de interesse:
- uma empresa portuguesa (a Visionware) que por um lado detecta falhas de segurança e potencial de risco dos clientes e/ou, por outro, investiga e resolve incidentes que podem ir de um simples roubo de identidade electrónica até uma grande fraude informática com impacto global; 
- o futuro centro Barra Talasso que irá usar água do mar (com as características da água da Nazaré) para fins terapêuticos, de bem-estar e combate ao stress;
- a análise de Francisco Banha sobre o empreendedorismo e o capital de risco.

Pode tornar-se assinante da INVEST aqui!

16 novembro 2011

INVESTIGAÇÃO POR QUESTIONÁRIO


Autores: MANUELA MAGALHÃES HILL & ANDREW HILL
Editora: SÍLABO

Estruturado em quatro partes, faz a cobertura dos diferentes aspectos com que um investigador se confronta durante o processo da investigação — a construção das hipóteses, a construção do questionário, a análise dos dados e a elaboração do relatório — permitindo ao leitor escolher os assuntos que melhor se adaptem ao seu problema específico.
A abordagem dos temas é acompanhada por “Regras de Ouro” e/ou “Conselhos Práticos” para reforçar pontos importantes e guiar o leitor ao longo dos diferentes aspectos abordados.
A Parte 4 apresenta um pequeno case study construído para reforçar os tópicos abordados nos capítulos anteriores e incluir situações vividas na prática quando se desenvolve uma investigação por questionário.
O software informático SPSS é utilizado na exemplificação da criação do ficheiro de dados e da aplicação de técnicas estatísticas.

Precisam de fazer um questionário e não sabem como? Então, este é o livro que precisam de ter por perto.
O livro destina-se a alunos em ciências sociais e a profissionais com pouca experiência na área, uma vez que foi pensado para fornecer conselhos úteis que permitam que o leitor desenvolva adequadamente uma investigação feita por questionário.
Os autores não se cingem apenas à formulação do questionário, abordando o tema de uma forma mais abrangente e contextualizada. Na verdade, tudo está simplificado para ajudar o leitor.
De destacar que todo o livro é suportado pelos extensos conhecimentos científicos dos autores, tanto na área da matemática (métodos quantitativos) como da psicologia.

Saiba mais sobre o livro aqui!

01 novembro 2011

ENSINA-ME MAIS!

Autores: DEREK FAGERSTROM, LAUREN SMITH & THE SHOW ME TEAM
Editora: ESTAMPA

«Este livro é uma mina de ouro. Está repleto de informações úteis. Agora já consigo montar um touro mecânico, fazer sexo num elevador com o meu namorado imaginário e construir uma pistola de tatuagem. Se tivesse de escolher apenas dois livros para levar para uma ilha deserta, este estaria no topo da lista.» Amy Sedaris

"Ensina-me Mais! Instruções para a Vida, do dia-a-dia ao Exótico" é um livro peculiar.
Com os conhecimentos adquiridos neste "ENSINA-ME MAIS!" será capaz de, por exemplo, sobreviver ao ataque de uma anaconda, armadilhar uma casa de banho, esconder-se numa mala de viagem, viciar dados, impressionar os seus amigos ao servir três bebidas de uma só vez e saber como procurar o amor no supermercado.
Ou seja, é um manual de sobrevivência às peripécias mais insólitas da vida, assim como, um guia prático do desenrascanço para as situações mais comuns do dia-a-dia.
É, sem dúvida, um livro divertido, acompanhado por ilustrações que demonstram passo a passo como realizar as mais diversas actividades.
"Acima de tudo, é nosso desejo que este livro o encoraje a continuar a explorar todas as coisas bizarras e maravilhosas que a vida tem para nos ensinar". Derek & Lauren

Saiba como comprar o livro aqui!