30 setembro 2011

O SEGREDO DE BARCARROTA

Autor: SÉRGIO LUÍS DE CARVALHO
Vila de Barcarrota, Espanha, ano de 1992.
No decurso de obras numa casa antiga do centro da vila, o pedreiro António Perez descobre um estranho espólio escondido no interior de uma parede. E, então, um segredo ressurge do passado. Um segredo com memórias que, finalmente, vêem à luz do dia após quase quinhentos anos de silêncio. Um segredo que revela o terror da inquisição e os temores das comunidades cripto-judaicas da raia luso-castelhana. Um segredo repleto de medos e cumplicidades entre os dois lados da fronteira. Que espólio é esse que transformou a pacatez de Barcarrota para sempre? 

Autor de uma bibliografia extensa, Sérgio Luís de Carvalho apresenta mais um romance histórico com todos os condimentos: personagens (reais) muito bem retratadas e enquadradas com o seu meio ambiente/época; um mistério envolvente; um argumento bem delineado, repleto de factos e acontecimentos.
Através de uma narrativa engenhosa o autor consegue transportar o leitor para a Barcarrota do século XVI e leva-o a sentir o terror da Inquisição através de uma estrondosa descrição do ambiente, sempre com os níveis de tensão e suspense no máximo.
Com o SEGREDO DE BARCARROTA, Sérgio Luís de Carvalho prova, mais uma vez ser, um criador muito experimentado no romance histórico e, particularmente, no romance medieval. No Cita-Livros vamos ficar a aguardar ansiosamente o seu próximo título.

Pode comprar o livro aqui!

27 setembro 2011

TECNOHOSPITAL [46]

Revista: TECNOHOSPITAL
Número: 46

A TECNOHOSPITAL é uma revista de engenharia e gestão da saúde.
Nesta edição há um dossier sobre energias renováveis e eficiência energética onde pode ler sobre: a importância da monitorização energética no sector da saúde; a minigeração de energia em Portugal (o que é, como funciona, critérios de implantação, requisitos para ser produtor, entre outros); a utização de sistemas solares térmicos nos hospitais (que por serem muito diferentes dos usados nas habitações devem ser pensados para cada projecto) e, ainda, as energias renováveis sem Silício - o desafio visto de uma nova perspectiva.
A grande entrevista foi feita a Torres Farinha, doutorado em Engenharia Mecânica, membro de várias associações e autor de dois livros.
Fique ainda a par dos novos produtos e futuros eventos na área.

Pode assinar a TecnoHospital aqui!

INDÚSTRIA E AMBIENTE [69]

Número: 69

Numa edição largamente dedicada às cidades como territórios sustentáveis aborda-se o metabolismo urbano na análise de processos de transformação das cidades; o funcionamento das redes de transporte público "(...) há três aspectos que devem ser avaliados e que, dum modo geral, não tem acontecido em Portugal: a questão da articulação entre urbanismo e transporte; a questão da inovação tecnológica e a questão institucional das autoridades responsáveis de transporte"; os novos estilos de vida em cidades sustentáveis e, ainda, as cidades sustentáveis vistas como o garante do nosso futuro. Além disso, é apresentado o Planit Valley - a cidade do futuro, que consiste num laboratório vivo "onde peças de um puzzle que cada empresa representa se encaixam no puzzle completo. Podemos demonstrar como é que cada tecnologia funciona numa integração completa da solução, tendo em conta as necessidades locais e o desenvolvimento que o mercado irá potenciar".
Nesta INDÚSTRIA E AMBIENTE foi revelado um estudo que se propôs a aferir em que termos a frequência e o tipo de exposição aos órgãos de comunicação social influenciam os cidadãos nas suas atitudes ambientais, mais concretamente na participação cívica e uso eficiente da água.
Os resíduos municipais também são objecto de análise nesta edição, nomeadamente, a reciclagem de óleos alimentares usados e a gestão de resíduos sólidos urbanos.

Pode assinar a revista aqui!

26 setembro 2011

CITY MARKETING

Autores: ANTÓNIO AZEVEDO, DUARTE MAGALHÃES, JOAQUIM PEREIRA

É no seio das pessoas que encontramos a importância da integração do marketing no novo modelo de gestão urbana.
No marketing, ninguém começa com a pergunta:
“O que é que nós queremos?”
Começa-se sim com:
“ O que é que o outro lado deseja? Quais são os seus valores? Os seus objectivos? As suas necessidades? O que é que considera serem resultados?”.
É, portanto, para nós crucial que com este livro possamos aumentar o nível de conhecimento e participação de todos os cidadãos neste domínio e daí esta obra ser para eles também dirigida.
Para todos registamos, neste livro, novas tendências, novos caminhos que aglutinam o capital intelectual a inovação e criatividade local e global, para que em uníssono potenciem um novo modelo de gestão urbana que nos implique a todos a olhar para as cidades e lugares com outros olhos, os olhos do século XXI. (Os autores)

Em época de crise é necessário captar públicos e investidores, assim, este livro assume-se como uma forma de renovar a concepção das cidades e torná-las mais sustentáveis e atractivas.
No livro é feita uma abordagem à gestão pública e ao BSC (balanced scorecard) que é "uma ferramenta de gestão estratégica e de alinhamento organizacional que acompanha todas as fases do ciclo de gestão das organizações". É também possível visualizar um Mapa de Actividades para o Desenvolvimento Sustentável, para o qual cada cidade, cada território deverá encontrar os próprios indicadores. Posto isto, é apresentado o marketing mix para a cidade e dado a conhecer como pode ser feito o plano de marketing estratégico da cidade nas diferentes fases. Há ainda referência à criação da marca da cidade.
Após a vasta bibliografia consultada pelos autores é possível ler testemunhos de quem vê o citymarketing como uma mais-valia para as cidades.
Fica uma citação interessante: "Entender, assumir e adoptar o marketing como decisão estratégica, de modo integrado e sistemático, numa clara orientação para o mercado, permitirá aumentar a competitividade e atrair as escassas fontes de riqueza".

Pode comprar o livro aqui!

22 setembro 2011

O CHAPÉU DE VERMEER

Autor: TIMOTHY BROOK
Editora: GRADIVA

Num quadro de Vermeer, um militar fala com uma rapariga que ri. Num outro, uma jovem pesa moedas de prata junto a uma janela. Num terceiro, frutos caem de uma taça de porcelana sobre um tapete turco.
As imagens de Vermeer assombram-nos com a sua beleza e o seu mistério. Que histórias se escondem por detrás destes instantes captados de uma forma tão subtil e tão bela? Através destas imagens íntimas, Timothy Brook revela-nos a rápida expansão do mundo do século XVII, desde os caçadores de castores do Canadá e as minas de prata das Américas até à própria Delft e aos mares da China.

A ideia de escrever o livro resultou da experiência do autor leccionar um curso de História Mundial na Universidade de Stanford e na Universidade de Toronto.
Ao longo do livro o leitor vê-se transportado para "dentro" dos quadros. Timothy Brook descreve as vivências de Vermeer enquanto este pintou os quadros, abordando assim o acto de pintar  e, ainda, a atmosfera social e cultural da época. Como não poderia deixar de ser, também dá a conhecer a história do chapéu de Vermeer e muitos factos da vida do pintor.
Um livro riquíssimo, que não deve ficar apenas nas mãos dos amantes de Vermeer e das artes, pois esta obra é muito mais do que isso.

Pode comprar este livro aqui!

19 setembro 2011

TEMPOS DE ESPERANÇA

Autor: PEDRO BELTRÃO

Um romance histórico que se passa durante as Invasões Francesas e tem por protagonistas dois irmãos separados pelo mar e pela guerra. Enquanto João parte com a Corte de D. João VI para o Brasil e aí se torna oficial da Marinha (e um grande namoradeiro), Inácio abraça a causa de Napoleão e fica em Portugal, combatendo ao lado dos Franceses. A paixão por uma prima fá-lo, porém, mudar de ideias e acabar por se tornar espião ao serviço de Portugal. Muito rigoroso na descrição da estratégia militar e das batalhas das Invasões Francesas, este romance é simultaneamente realista e romântico e constitui uma narrativa aliciante dos dez anos que decorrem até ao reencontro dos irmãos.

Cativante, pormenorizado, inteligente.
O livro divide-se entre capítulos alternados sobre a vida de João que rumou ao Brasil com os pais e a irmã e Inácio que ficou sozinho em Portugal. Desta foram podemos acompanhar um pouco da história da nossa nação e as histórias de cada um dos personagens, entre 1807 e 1817.
Um livro denso, mas que nunca se torna aborrecido, muito pelo contrário! Com imensas personagens, factos e locais à mistura o livro eleva o interesse do leitor.

Pode comprar o livro aqui!

17 setembro 2011

COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR

Autora: ELZA MESQUITA
Editora: SÍLABO

Nesta obra a autora problematiza a docência a partir da consideração do conceito de profissão, da natureza do ensino e das dimensões constituti­vas do profissionalismo docente, com evidentes reflexos na elaboração de um referencial de competências profissionais a desenvolver na formação inicial. Desta problematização emergem os saberes docentes (disciplinas, programas e materiais, mas também organização e gestão da classe, características dos aprendentes, didática específica e contexto em que se desenvolve o processo ensino-aprendizagem), mas destaca-se sobretudo o saber fazer do professor.
Apesar de parecer uma profissão a que qualquer leigo acederia com facilidade, a docência é uma ocupação profissional que se desenvolve como ciência prática e exige formação profissional. Ela diferencia-se de outras comunidades de práticos pelo conhecimento profissional especí­fico, que incorpora um conjunto de valores, preferências e normas que servem aos professores para interpretar as situações práticas, formular objetivos e orientações para a ação e determinar o que constitui uma con­duta profissional aceitável.
Elza Mesquita procura os elementos que devem integrar uma definição de competência docente, começando pela situação a tratar, a colocação em ação de recursos (cognitivos, afetivos, sociais, contextuais,...), a mobilização de capacidades e a ativação de habilidades, sabendo que os conteúdos disciplinares alimentam as habili­dades e as capacidades e facilitam ou inibem a competência colocada em ação.

O livro divide-se em três capítulos essenciais, o primeiro foca-se na profissão de docente, competência e formação, o segundo capítulo (que considero particularmente interessante) debruça-se na formação inicial de professores "para perceber as suas finalidades, quem pode qualificar profissionalmente um sujeito que queria vir a ser professor, como se realiza essa formação em Portugal em termos de organização e estruturação, que fragilidades formativas foram percecionadas..." e o terceiro centra-se nas concepções dos professores, ou seja, as representações da profissão docente, as representações sobre a formação inicial de professores e as representações sobre as competências necessárias ao exercício profissional.
Com rigor científico, Elza Mesquita realizou um trabalho completo e pertinente que nos ajuda e entender melhor todo o processo de formação do professor e, claro, consequentemente a perceber quais são as "Competências do Professor"!

13 setembro 2011

OS HOMENS PRECISAM DE MIMO

Autor: JOÃO MIGUEL TAVARES

Este livro nasce de um grito de revolta: porque é que as mulheres hão-de ter o exclusivo das queixinhas sobre a vida doméstica? O que não falta por aí é literatura sobre a sacrificada mulher moderna e a forma heróica como ela conjuga o trabalho e a família. Nada contra. É tudo verdade. Mas e os homens? Alguém acha que o mundo está fácil para nós? Hoje em dia, qualquer homem digno desse nome tem de ganhar a vida, amar a esposa, tratar dos filhos, cuidar da casa, fazer o jantar, baixar a tampa da sanita, e, já agora, telefonar à sogra no seu dia de anos, com voz fofinha. E no entanto, quem fala de nós? Quem derrama uma única lágrima pelo nosso esforço? O sofrimento masculino anda há décadas a ser silenciado. Mas isso acabou. Não mais. Sou um jornalista de 37 anos com três filhos e uma certeza: o homem moderno precisa de mimo, como nunca precisou desde que o primeiro australopiteco pisou o planeta. Precisa de ajuda, de atenção, de carinho. E por isso precisa de um livro como este: orgulhosamente queixinhas, que ninguém é de ferro.

Verdadeiramente divertido!
Se é homem, vai gostar; se é mulher, também! O livro conjuga vários episódios da vida do autor que deram lugar a crónicas engraçadíssimas sobre a rotina familiar dele. 
Um livro descontraído, que certamente não só o irá fazer rir como também reflectir sobre algumas questões levantadas por João Miguel Tavares.
Além disso, as ilustrações de José Carlos Fernandes presentes ao longo do livro ajudam a ironizar o dia-a-dia deste pai de família dos tempos modernos.
Leia e saiba como "sobreviver a uma família e ser feliz".

12 setembro 2011

ANTES DE ADORMECER

Autor: S. J. WATSON
Editora: CIVILIZAÇÃO

«Durante o sono, a minha mente apagará tudo o que fiz hoje. Amanhã acordarei como acordei hoje de manhã. A pensar que ainda sou uma criança. A pensar que tenho toda uma vida de escolhas pela frente…»
As memórias definem-nos. O que acontece se perdemos as nossas memórias cada vez que adormecermos? O nosso nome, a nossa identidade, o nosso passado, até mesmo as pessoas de quem gostamos - tudo perdido numa noite. E a única pessoa em quem confiamos poderá estar a contar-nos apenas metade da história. Bem-vindos à vida de Christine.

Surpreendente!
Um enredo dirigido com mestria que nos faz sentir como a personagem principal, ou seja, no decurso da estória não sabemos no que ou em quem acreditar. Assim sendo, é um livro que nos mantém agarrados e desejosos para ler mais e mais.
A amnésia é o tema principal do livro e a partir daí o autor cria um thriller envolvente, com poucas personagens - mas suficientes.
Um romance que não lhe sairá da memória durante muito tempo!

Pode comprar o livro aqui!

09 setembro 2011

PSICOLOGIA APLICADA

Coordenação: MIGUEL PEREIRA LOPES, PATRÍCIA JARDIM DA PALMA, RUI BÁRTOLO-RIBEIRO, MIGUEL PINA E CUNHA
Editora: RH

O que tem a Psicologia feito para melhorar o nosso mundo? E o que poderá ainda fazer no futuro? Num conjunto inédito de capítulos sobre as diferentes áreas em que a Psicologia pode e tem sido aplicada em Portugal e no mundo, esta obra dá a conhecer os impactos mais significativos da ciência psicológica desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Se quer saber mais sobre "o que é?" e "para que serve?" a Psicologia Aplicada, este é o recurso que procurava. Este não é um livro de teoria pura. É antes um livro de acção e que ambiciona gerar a energia necessária para melhorar o mundo em que vivemos. Imprescindível para quem pretende compreender melhor o que se passa à sua volta e agir de forma mais esclarecida e eficaz no mundo que nos rodeia.

"Psicologia Aplicada" chama a atenção não só pela dimensão como pela temática. De facto, o livro é grande e volumoso e concentra em si uma série de estudos sobre psicologia e as áreas em que esta se adapta.
A obra divide-se em quatro partes essenciais, a primeira é sobre as metodologias e investigação aplicada e explica o que é a psicologia aplicada e para que serve. A segunda parte baseia-se na áreas tradicionais da psicologia (por exemplo, psicologia da educação, clínica, comunitária). A terceira parte foca-se em áreas específicas, tais como, psicologia do desporto, da justiça, do ambiente, do tráfego e prevenção rodoviária, aeronáutica, política e do consumidor, para mencionar algumas. Por último, a quarta parta é sobre as áreas emergentes, nomeadamente, psicologia da arte, psicologia positiva, psicologia e coaching e psicologia aplicada ao empreendedorismo, entre outras.
Com efeito, o livro não se dirige apenas a psicólogos dada a multiplicidade de áreas que abrange.

Pode encomendar este livro aqui!

08 setembro 2011

A NOVA EUROPA

Autor: MICHAEL PALIN
Editora: BIZÂNCIO

Tendo viajado pelo mundo inteiro, vencido montanhas e desertos, Michael Palin inicia mais uma jornada. A Nova Europa, o primeiro livro de uma série com que a Bizâncio inaugura agora a publicação dos relatos das suas viagens, é um périplo de descoberta. Dos Alpes Julianos, à beleza do Mar Báltico, Palin percorre países de que mal se ouviu falar, pouco familiares e misteriosos, todos com histórias trágicas e um futuro bem mais luminoso. A Roménia, a Bulgária, a Moldávia, a Albânia, a Lituânia, a Letónia, a Estónia, a Hungria… são algumas das vinte nações que Palin visita e de que nos fala neste livro. Muitas destas novas nações são minúsculas, algumas com menos habitantes do que Londres mas, apesar da sua dimensão, têm um sentimento muito forte da sua identidade, reforçado e definido pela sua própria língua, cultura, história e moeda.

Este é o volume I da colecção "As viagens de Michael Palin". A obra surge sob a forma de diário. Numa abordagem distinta do que se encontra em outras obras do género Palin interage directamente com os "locais" das cerca de vinte nações visitadas e através do diálogo são eles que nos relatam as suas vivências, que vão desde a realidade política à gastronomia.
Um dos pontos de maior interesse neste livro são as próprias nações presentes, isto porque apesar de serem países relativamente próximos são regiões ainda pouco exploradas neste tipo de obra. "De todos os continentes que percorri ao longo destes dezanove anos...a Europa é aquele em que passei menos tempo, em parte por ser tão perto do sítio onde vivo, mas também por haver uma grande parte do continente europeu que passou por grandes tumultos. A apenas oito anos, os nossos aviões estavam a bombardear a Sérvia", afirma Palin.
Este livro é, portanto, até à data a obra de referência para ficarmos a conhecer os países da NOVA EUROPA.
A título de curiosidade, Michael Palin foi um dos membros dos lendários MONTY PYTHON antes de se tornar um conceituado escritor de viagens, por isso mesmo momentos de bom humor estão garantidos neste livro.

Pode comprar o livro aqui!

06 setembro 2011

INVEST [80]


Revista: INVEST
Número: 80

As exportações portuguesas são um dos temas mais debatidos actualmente no nosso país e, assim sendo, nesta edição da Invest há um dossier especial sobre a internacionalização das nossas empresas, onde podemos encontrar três exemplos de negócios bem sucedidos lá fora, bem como, conselhos e sugestões de quem já fez este processo.
Outro dos destaques deste número é a área da saúde que se assume como uma boa aposta para o futuro, nomeadamente, em aspectos como: o bem-estar, o envelhecimento, a prevenção e tratamento de doenças e o e-health. Ainda na área da saúde conheça as inovações das universidades portuguesas, por exemplo, nas doenças neurodegenerativas.
Saiba também como funciona o processo de lay-off (quem pode usufruir, quais os documentos necessários) e como uma empresa pode crescer após o lay-off.
Quanto a produtos, de realçar a primeira Box Decor criada pela Edinteriores, um conceito semelhante às boxes de experiências de massagens, estadias, restaurantes, entre outros. Depois de adquirir a box o cliente recebe um designer em casa para conhecer o espaço e dentro de uma semana tem nas suas mãos o projecto final em 3D.

Pode assinar a Invest aqui!

VENCEDOR DO PASSATEMPO "A CABEÇA DE SÉNECA"

O vencedor do passatempo "A Cabeça de Séneca" promovido pelo Cita-Livros numa parceria com a Gradiva é:

HELENA DA SILVA

Parabéns!
Obrigada a todos os participantes!

05 setembro 2011

AMOR À PRIMEIRA VISTA


Autor: DOMINGOS AMARAL

«Ela era famosa, ela era conhecida, ela era bonita, ela tinha um corpo magnífico. Porque não aproveitar aquele momento em que podiam estar perto dela e vê-la? Vê-la ao vivo, não como nos outros dias, mas vê-la mesmo ali ao lado deles, a dançar, encostada ao balcão e falar com ele, ou mesmo a caminho de algum lado. A deslizar, como ele dizia que andava. Raquel era «alguém», era uma «personagem», uma menina que o país adorava ver, todas as Quartas-feiras à noite, depois da telenovela. A televisão faz isto às pessoas. Torna-as impossíveis, pensou ele. Impossíveis para os outros. Odiava ser namorado dale, pensou. Adorava ser namorado dela, pensou.»

Já é a 7ª edição deste livro editado pela primeira vez em finais do milénio passado. Excepto pormenores como as disquetes e outros detalhes característicos da época seria fácil localizar a estória em 2011.
O enredo atrai a atenção do leitor e desenrola-se suavemente, sem nunca se tornar aborrecido. Apesar de girar em torno do amor entre um jornalista e uma bela apresentadora de televisão, o livro é muito mais do que isso, pois foca-se paralelamente numa investigação jornalística sobre um caso de corrupção. Além disso, a prostituição e falsificação de obras de arte também são temas à mistura.
Numa linguagem muito acessível o autor abriu caminho com Amor à Primeira Vista a mais cinco romances entretanto já editados.


Pode comprar o livro aqui!