30 agosto 2011

GOOGLE MARKETING


Autor: CARLOS PINTO ASCENSÃO
Editora: SÍLABO

Depois do invento da imprensa por Gutenberg há mais de 500 anos, nenhuma invenção concorreu tanto como o Google para facultar o acesso de todos os indivíduos à informação.
Falar sobre Webmarketing sem falar no Google, é como falar sobre os oceanos sem referir a água. Considerando que 85% dos utilizadores da Internet recorrem a motores de busca e que o Google tem uma quota de busca entre 65% a 95% – dependendo do país – não restam muitas dúvidas sobre por onde começar quando se pretende fazer marketing na Internet. É pois fundamental o modo como o Google «vê» e vai «cartografar» os sítios. E aqui o papel dos webmasters será o de se certificarem que os sítios que pretendem promover cumprem as regras do Google, sob pena de os verem excluídos do seu índice.
Actualmente o Google mantém a sua posição de liderança no mercado da busca, fruto duma postura de melhoria contínua. O expoente máximo dessa procura permanente por novas ideias e soluções materializa-se no Google Labs, donde saíram invenções com repercussão mundial, como o Google Earth, Google Maps, Google Docs, Gmail, etc., prevendo-se que esta posição de liderança e inovação se mantenha.

Um livro completo mas bem sintetizado. Com um índice bem estruturado, é possível encontrar facilmente a informação desejada que está bem complementada com gráficos e tabelas, favorecendo deste modo a compreensão dos conceitos apresentados.
Outra das mais valias deste livro é que não se limita a cumprir os requisitos mínimos de fornecer informação básica ao utilizador, na medida em que, o Carlos Pinto Ascensão teve o cuidado de apresentar uma explicação extensiva sobre o funcionamento da Google, deixando, inclusive, ao critério do leitor desenvolver a estratégia que mais se adequa às suas necessidades.
A abordagem feita pelo autor ao Webmarketing centra-se em três pontos-chave, nomeadamente, Search Engine Optimization (SEO), o E-Mail Marketing e a Publicidade On-line. Acrescenta, também, para o controlo da eficácia dos três pontos acima identificados, o Web Analytics.

29 agosto 2011

NÃO HÁ HISTÓRIAS DE AMOR COM FINAL FELIZ

Autora: ANA SOUTO DE MATOS

"(...) Não me envergonho de nenhuma das minhas palavras e atitudes anteriores. Assumi-as perante o mais íntimo em mim, como prova cabal da luta que travei, sobretudo comigo, não contigo, não com quem quer que fosse. Uma luta feroz e voraz que me consumiu os dias e os sentidos, me deixou a arder em desejo, não da tua carne, da tua pele, mas do teu ser total (...)"

Entre cartas, mensagens de telemóvel e relatos de um diário contam-se algumas passagens da vida das personagens principais do livro, Sofia e Afonso, do amor sentido por um, contudo não correspondido pelo outro.
Segundo a autora, a Sofia é "uma mulher com vontade própria, aprendendo a segurança de assumir os seus actos", enquanto o Afonso é "um homem livre que simplesmente se apraz com a vida".
Um livro singelo, sem demasiados ornatos, que considero uma boa opção de leitura em viagem.

25 agosto 2011

RH MAGAZINE [75]

Número: 75

Numa edição totalmente ligada ao feminino, o grande destaque vai para a entrevista a Teresa Ricou, presidente, mentora e construtora do projecto Chapitô e que recebeu recentemente a Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro pelas mãos dos presidente da Câmara de Lisboa. Mas há mais casos de liderança no feminino a ler nesta edição. A título de exemplo, Alice Santos (directora de recursos humanos da Calzedonia Portugal); Elisabete Tomé (directora executiva do Let's TalkGroup); Teresa van Oerle e Liliana Guerreiro Pinto (fundadoras da marca Gualy).
A não perder, também, o artigo de Helena Águeda Marujo sobre "A felicidade de excelência de valores no contexto laboral"; de Sandra Ribeiro a respeito da "Igualdade de género: mito ou realidade?"; de Maria de Lurdes Carvalho focado nas "Mulheres...um caso de sucesso", bem como, de Teresa Escoval acerca da "Liderança no feminino, revolução de alcance social?".

Saiba como ser assinante da RH Magazine aqui!

24 agosto 2011

PME - PLANO DE MARKETING EMPRESARIAL

Autor: HUGO TORRES
Editora: AFRONTAMENTO

Obra dedicada a todos os gestores e estudantes que desejem enriquecer o seu conhecimento teórico-prático no universo do planeamento de marketing. Apresenta uma metodologia inovadora de construção deste instrumento baseada em critérios de simplicidade, objectividade e facilidade, estando ao alcance de todos os profissionais, estudantes e interessados, com ou sem conhecimento de marketing de base.
A metodologia aqui apresentada foi desenvolvida em resposta à necessidade dos gestores das micro, pequenas e médias empresas, que não dispunham de uma estrutura simples e operacional que lhes permitisse organizar, sistematizar e operacionalizar as tarefas de marketing das suas organizações, bem como compreender o modelo de uma forma simples e lógica.

Prático, prático e...sim, prático.
De facto, ideal para quem precisa de elaborar um plano de marketing numa pequena/média empresa.
Primeiro o autor explica bem o que é um plano de marketing e como funciona e, depois, indica passo-a-passo o que deve ser feito. Nomeadamente, a recolha de dados; a táctica a escolher; a implementação; a monitorização e, claro, a apresentação do plano. Há também referência à metodologia de investigação do plano e os diferentes modelos existentes de planos de marketing.
Portanto, uma obra completa, de fácil interpretação e manuseamento.

23 agosto 2011

CONSTRUÇÃO MAGAZINE [44]


Número: 44

A presente edição tem um dossier muito apelativo sobre o "Património em Betão" onde se fala da evolução deste um material de construção que já é usado há milhares de anos. De destacar também um artigo bastante completo sobre a conservação do património de betão (Casa de Adoração Bahá'í) e outro sobre a monitorização inteligente do estado de conservação do betão. Considero particularmente interessante o artigo sobre o património em betão armado na arquitectura portuguesa.
Em entrevista, Pamela Jerome, arquitecta e mestre e Historic Preservation, falou sobre a requalificação de edifícios, mais concretamente, dos edifícios Modernistas e contemporâneos.
No que respeita à I&D Empresarial, realço o Corkwall, da Corticeira Amorim, um produto que "pode ser usado não só para decoração mas também para o acabamento e reabilitação de fachadas exteriores e paredes interiores".

22 agosto 2011

A GLOBALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS EM PORTUGAL


Autor: CRISTIANO CECHELLA
Editora: PRINCIPIA

Neste estudo científico sobre a presença de empresas brasileiras em Portugal, Cristiano Cechella aborda o relevante aspecto da nova realidade económica internacional que é o investimento no exterior operado pelas economias emergentes, estudando em concreto o caso do Brasil e dos investimentos brasileiros em Portugal. E, ao fazê-lo, vai mais longe, apontando respostas «tanto a questões de carácter geral sobre a evolução da economia mundial e o papel dos novos países investidores, nomeadamente os BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), como a outras mais específicas, como a do impacto das afinidades linguísticas e culturais nos fluxos internacionais».

O livro está intrinsecamente ligado à tese de Doutoramento do autor que explorou um tema importante sobre o qual ainda não havia um estudo regrado por uma metodologia científica.
Da amostra deste estudo fazem parte empresas que efectivamente investiram em Portugal.
Neste livro, bem organizado, foi exposta a evolução histórica do IDE (Investimento Directo Estrangeiro) desde o século XIX até à primeira década do século XXI e, ainda, a crescente importância dos países emergentes na economia mundial.
Também foi feito um foco na economia brasileira e o posicionamento do Brasil na economia mundial. Além disso, também se abordou a economia portuguesa e a actuação de Portugal como hóspede e investidor no exterior.
Através de questionários e entrevistas foi possível identificar os determinantes dos investimentos brasileiros em Portugal.
A conclusão geral é que Portugal e Brasil têm condições e potencial para criarem uma parceria a longo prazo.

Pode comprar este livro aqui!

20 agosto 2011

PASSATEMPO "A CABEÇA DE SÉNECA"

O blog Cita-Livros tem um novo passatempo!
Desta vez, vamos oferecer um exemplar do livro "A cabeça de Séneca" de Paulo Bugalho, numa parceria com a editora Gradiva.
Para se habilitarem a ganhar este livro têm de indicar um ou mais problemas que podem resultar de um triângulo amoroso, em forma de comentário a este post. No final, têm de colocar o vosso nome e email.
Não existe limite de comentários por pessoa.
Este passatempo é válido até dia 4 de Setembro.
O vencedor será anunciado no dia 6 de Setembro e contactado por email de modo a indicar a morada na qual deverá ser entregue o prémio.

Boa sorte!

18 agosto 2011

A ERA DA COMPETÊNCIA

Autores: PAULO PEREIRA DE ALMEIDA & GLÓRIA REBELO
Editora: RH

A 2.ª edição desta obra – revista e actualizada de acordo com o disposto na Lei n.º 7/2009, de 12/02 – denota o interesse que o tema da Gestão pela Competência suscita actualmente nas empresas e organizações. Relacionada com a mudança organizacional, a temática da Gestão pela Competência, já amplamente abordada pelas ciências da Psicologia e da Psicometria, assume agora significativo relevo também no plano da Gestão e do Direito, em particular da Gestão dos Recursos Humanos (GRH) e do Direito do Trabalho.
Em toda a Europa e nos Estados Unidos da América emerge uma nova lógica de organização das empresas com enormes repercussões ao nível do desenho das políticas de gestão organizacional, da sua regulação e regulamentação. Esta nova lógica de GRH está, acreditamos, na origem de um novo período: a Era da Competência. Através desta proposta procura-se conciliar as exigências de flexibilização do trabalho com as exigências associadas à competitividade das empresas e às mutações na organização do trabalho que, saliente-se, têm sido profundamente aceleradas pela introdução de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e pelo movimento de deslocalização do trabalho.
A Era da Competência constitui, portanto, um contributo para um novo entendimento das políticas de GRH, alicerçadas nesta nova lógica de organização do trabalho, constituindo um road map para os processos de mudança nas organizações que ambicionem uma gestão de elevado desempenho.

É uma obra essencial para os profissionais e estudantes da área dos recursos humanos, gestão de empresas ou psicologia do trabalho. Sendo que é um livro bastante prático e de fácil consulta é, também, acessível para todos aqueles que não sendo destas áreas de conhecimento científico possam retirar informações importantes para o seu posicionamento no mercado de trabalho.
O livro está dividido em três grandes partes. A primeira sobre o trabalho e mudança, da qualificação à competência. Glória Rebelo foca-se nas novas tecnologias, na flexibilidade e no emprego e Paulo Pereira de Almeida fala-nos da lógica da competência, mais concretamente, das definições e aplicações da mesma. Já na segunda parte, com base na gestão pela competência nas empresas (por Paulo Pereira de Almeida), é abordado o novo modelo de trabalho e de empresa; as competências na empresa e, também, a gestão da competência. Por último, a terceira parte (por Glória Rebelo), identifica os desafios da competência para o direito do trabalho; o código do trabalho e a lógica da competência de relação individual de trabalho e, ainda, a gestão pela competência na contratação colectiva.
São, portanto, muitos os temas de interesse a ler neste livro.
Os autores: Glória Rebelo é professora universitária e investigadora, autora de diversos livros e artigos publicados em revistas científicas e de divulgação. Paulo Pereira de Almeida é professor universitário, douturado, com larga experiência em publicação científica e colunista no Diário de Notícias.

Pode comprar este livro aqui.

17 agosto 2011

VENCEDOR DO PASSATEMPO "FUNDAMENTOS DE MARKETING"

O vencedor do passatempo "Fundamentos de Marketing", uma colaboração entre o blog Cita-Livros e as Edições Sílabo é:


INÊS MATOS
Parabéns!!!


Muito obrigada a todos os participantes!

Em breve teremos mais um passatempo.

16 agosto 2011

COMO SER AINDA MELHOR GESTOR

Autor: MICHAEL ARMSTRONG
Editora: ACTUAL

As actuais exigências com que os executivos se confrontam num contexto turbulento e incerto exercem uma pressão constante. Mesmo o gestor mais experiente precisa de se manter a par dos novos desenvolvimentos e de, periodicamente, afinar as competências essenciais.
O livro cobre cinquenta áreas específicas da gestão de uma forma clara e oportuna. Leva em conta as mais recentes abordagens para a gestão e inclui uma nova reflexão sobre os aspectos corriqueiros do trabalho dos gestores.
Nenhuma obra pode dizer aos gerentes o que fazer em cada situação, mas este texto fornece orientações preciosas que ajudarão a reforçar os conhecimentos e as capacidades de quem tem de tomar decisões diariamente.

Uma exposição bastante pormenorizada sobre as técnicas e competências essenciais para se tornar num gestor mais completo. Entre os mais variados assuntos explanados pelo autor destacam-se: a tomada de decisões; a gestão de tempo; a delegação de tarefas; a gestão de pessoas difíceis; questões de motivação e a elaboração de relatórios. O livro está repleto de exemplos e a informação está bem esquematizada, facilitando assim a retenção dos conteúdos.
Michael Armstrong é respeitado pelos 25 anos de experiência em gestão de pessoas nos mais diversos sectores, desde a indústria aeroespacial à de alimentos.

Pode comprar o livro aqui!

12 agosto 2011

INVEST [79]

Revista: INVEST
Número: 79

O grande destaque desta edição são exemplos de negócios que venceram com a crise, como escritórios de luxo "low cost", leilões online, roupa em segunda mão e acessórios de moda revestidos com teclas de computador.
Além disso, perceba, através de um barómetro criado pela Invest, de que forma mais de 80 por cento das melhores empresas do Centro vão continuar a investir, este ano, apesar de 35 por cento admitir dificuldades no acesso ao crédito.
Leia também como Jaime Guerra analisa em pormenor o memorando da Troika ou como Manuel Alberto explica como empregados felizes fazem empresas lucrativas.
O empreendedor em foco nesta edição é António da Cunha, líder da CSC Portugal, que conta como uma viagem à Austrália mudou (para melhor) a carreira dele.
Conheça ainda a história das bicicletas Órbita pelas palavras do fundador, Aurélio Ferreira.

Pode assinar a Invest aqui!

08 agosto 2011

A MODA NUM MUNDO GLOBAL | FASHION IN A GLOBAL WORLD


Coordenação: ISABEL CANTISTA, FRANCISCO VITORINO MARTINS, PAULA RODRIGUES, MARIA HELENA VILLAS BOAS ALVIM
Editora: VIDA ECONÓMICA

Sendo a moda um fenómeno global, este livro tem como objectivo ajudar à compreensão deste fenómeno nas suas variadas vertentes, numa perspectiva internacional. O livro contém as reflexões de professores e investigadores de todo o mundo, e de várias áreas do saber. A obra destina-se, em primeiro lugar, a gestores e profissionais do munda da moda que pretendam aprofundar as raízes deste fenómeno e ter uma perspectiva actual do que se passa na indústria e no retalho, a nível global.

Neste livro são apresentados 15 artigos, dos quais cinco artigos em português, dois em espanhol e oito em inglês, escritos por 24 especialistas que garantem o rigor científico desta compilação. Aqui, é possível ler, entre os mais diversos conteúdos, por exemplo, sobre as diferenças entre o mercado polaco e o chinês que por si só nos dão uma ideia da disparidade desta indústria. De realçar também um artigo sobre "A imagem das marcas portuguesas de vestuário" onde melhor podemos perceber o modo como os portugueses avaliam as nossas marcas.
Com efeito, este livro é obrigatório para todos os profissionais, estudantes e investigadores da indústria da moda. Sendo que, também é um livro interessante para o público em geral.
Pode comprar este livro aqui!

06 agosto 2011

LOW COST

Autores: MASSIMO GAGGI & EDOARDO NARDUZZI
Editora: TEOREMA

A classe média está prestes a sair de cena depois de ter sido ao longo de mais de dois séculos a base da sociedade ocidental. Desaparecidas as razões económicas, políticas e sociais que a tinham feito emergir, esta classe já não consegue adaptar-se às transformações impostas pela globalização. O bastão do comando passa dos produtores para os consumidores. No seio da sociedade, toma forma uma classe indistinta, a classe das massas, que quer sobretudo consumir mais. É uma revolução insidiosa para a política, mas não deixa de ter conteúdos democráticos. Nas suas bandeiras estão impressas as marcas Ryanair, Ikea, Wal-Mart, Skype, Zara, Google. É a revolução low cost produzida por um capitalismo capaz de normalizar tudo e mais alguma coisa, mas também de personalizar a sua oferta, condenando ao declínio a dispendiosa sociedade do welfare do pós-guerra europeu e desenhando um futuro low cost, mesmo para os serviços públicos.

Um tema actual sobre o qual foi feita uma abordagem exaustiva pelos autores e onde tudo está bem explicado.
Massimo Gaggi e Edoardo Narduzzi apresentam uma visão global do fenómeno em estudo, ou seja, analisam casos dos mais diversos países (como Itália, China ou Peru, etc), assim como, de marcas que estão a causar impacto na sociedade actual.
Note-se, também, a vasta bibliografia consultada pelos autores na elaboração desta obra.
Este livro pode captar leitores das mais distintas áreas profissionais e de investigação.

Pode comprar o livro aqui!

04 agosto 2011

A FÍSICA DO FUTURO

Autor: MICHIO KAKU
Editora: BIZÂNCIO

Em A Física do Futuro, Michio Kaku apresenta-nos uma esmagadora, apaixonante e provocadora visão do século que aí vem, com base nas entrevistas feitas a mais de trezentos cientistas que, neste momento, já estão a inventar o futuro nos seus laboratórios. O resultado é uma descrição plena de rigor científico sobre os desenvolvimentos que poderemos esperar na medicina, na informática, na inteligência artificial, na nanotecnologia, na produção de energia, etc. Em 2100, possivelmente, controlaremos os computadores com pequenos sensores no nosso cérebro e, como os mágicos, deslocaremos os objectos à nossa volta com o poder da mente. As nossas casas inundadas de inteligência artificial e as nossas lentes de contacto com Internet permitir-nos-ão aceder a toda a informação que queiramos, à escala mundial, e ficar na presença de quem desejarmos num piscar de olhos. Os automóveis conduzir-se-ão sozinhos, com GPS, deslocando-se em almofadas de ar, sobre campos magnéticos. Através da medicina molecular os cientistas poderão criar qualquer órgão do corpo humano e curar doenças genéticas. Milhões de pequenos sensores de ADN, e nanopartículas, patrulharão as nossas células sanguíneas procurando detectar os primeiros sinais de doença, e os avanços genéticos permitir-nos-ão abrandar ou mesmo reverter o processo de envelhecimento. A esperança média de vida alargar-se-á espantosamente. Naves espaciais usarão a propulsão a laser, e talvez seja até possível apanhar o elevador espacial, carregar no botão «para cima» e fazer uma visita ao espaço, depois de, em minutos, percorrer milhares de quilómetros. Porém, estas espantosas revelações são apenas a ponta do iceberg. Kaku fala-nos dos robôs que exprimem emoções, de visão de raio X, de foguetões de antimatéria e da capacidade de criarmos novas formas de vida. Aborda também o desenvolvimento da economia mundial e coloca algumas questões: quem serão, no futuro, os vencedores e os derrotados? Quem terá emprego? Que nações prosperarão? Simultaneamente, Michio Kaku explica-nos os rigorosos princípios científicos que estão subjacentes a estes progressos, qual a taxa provável a que progredirá esta ou aquela tecnologia, quão longe chegará, quais as limitações e obstáculos que terá de ultrapassar. Uma visão apaixonante, devidamente fundamentada, dos anos que nos esperam até 2100. A Física do Futuro é uma odisseia plena de desafios sobre os próximos cem anos e a sua emocionante revolução científica.

Em primeiro, este livro destaca-se de outros do género pois, contrariamente aos antecessores, foi realmente escrito por um cientista que se preocupou em fornecer "quer uma perspectiva de iniciado sobre as descobertas milagrosas que nos esperam quer um olhar mais autêntico e abalizado sobre o que será o mundo em 2100". Ou seja, uma obra de não-ficção onde cada pormenor é devidamente justificado pelo autor.
Além disso, é um livro que não se esgota na leitura. Isto porque nos leva por dois caminhos: por um lado, se o lermos isoladamente leva-nos a investir algum tempo a imaginar o nosso estilo de vida dentro de algumas décadas. Por outro lado, se partilharmos a leitura com alguém isso dará, certamente, lugar a uma conversa interessante.
O livro está bem estruturado e permite que seja lido de forma faseada, sem perder o interesse ou o fio à meada. O autor dividiu as inovações em três fases: o futuro próximo até 2030, de 2030 a 2070 e, por fim, até 2100.
Não deixe de ler! 

Pode comprar este livro aqui!

02 agosto 2011

UMA QUESTÃO DE ATRAÇÃO


Autor: DAVID NICHOLLS
Editora: CIVILIZAÇÃO

Brian Jackson, estudante universitário, chegou à faculdade com um desejo mais forte do que o da aquisição de conhecimentos: ser uma estrela do concurso mais famoso da TV. Mas o seu avanço no Desafio Universitário é de certo modo travado pela sua atração crescente pela sedutora Alice Harbinson, que luta para deixar a sua marca como actriz. E, à medida que os obstáculos impedem a sua relação, Brian fica cada vez mais convencido de que só um sucesso esmagador no concurso o fará conquistá-la.

O grande foco do livro é o concurso "Desafio Universitário" e nesse sentido torna-se interessante, na medida em que é um bom motivo para aprender e recordar alguns aspectos de cultura geral.
O romance é escrito num tom jovem, espelhando algumas situações caricatas do quotidiano, e ilustra a década de 80.
A personagem principal atravessa o percurso da entrada na universidade e logo no início do livro traça objectivos que deseja ver cumpridos pós-licenciatura, mas será que alcançará o que pretende? Ou será que a ambição de vencer leva tudo a perder? O final do livro surpreende, por isso vale mesmo a pena ler.

Pode comprar este livro aqui!

01 agosto 2011

O LIVRO DOS AMANTES


Autor: JOSÉ JORGE LETRIA

Adão e Eva, Pedro I e Inês de Castro, Napoleão e Josefina, Almeida Garrett e a viscondessa da Luz, Oscar Wilde e Lord Alfred Douglas, John Lennon e Yoko Ono, Francisco Sá Carneiro e Snu Abecassis são alguns dos pares que ganharam lugar cativo na galeria dos grandes amantes.
Cada leitor encontrará nestas páginas um pouco de si e poderá redescobrir aquilo a que Camões chamou "fogo que arde sem se ver".

Com o amor como pano de fundo, José Jorge Letria, apresenta-nos personagens e momentos históricos que marcaram épocas e que são o condimento essencial deste livro delicioso.
Assim, podemos rever e conhecer algumas histórias de amor imortais que apesar da tragédia, ou precisamente pela tragédia, não caíram no esquecimento.
É uma óptima opção para oferecer como prenda, até porque além da riqueza do conteúdo o design do livro é bastante apelativo.

Pode comprar este livro aqui!