29 julho 2011

FACEBOCK CEM ERROS


Autor: UMBERTTO
Editora: CHIADO EDITORA

Senhor... Depois de tanto investigar os «cumentários» no Facebook, penso ter descoberto o fascínio pela letra "k". Sem querer parecer presunçoso, é com enorme alegria que informo que tudo está relacionado com o mundo "Kamoniano". É isso mesmo! O mundo de Kamões! Se Kamões é o poeta do monóculo? Não! Claro que não! Esse foi Pessoa! Kamões foi o poeta da pala e dos folhos no pescoço. Senhor, ele foi o autor do épico dos dez kantos.

São dezenas de diálogos captados no Facebook que mostram, inequivocamente, os graves erros gramaticais que são diariamente escritos nesta rede social (e a futilidade das conversas que por lá passam).
Todos os diálogos são antecedidos pela "carta" ao "Senhor" e seguidos pela "nota" do autor, onde a sátira marca presença.
Para levar os leitores a comprarem o livro o autor evoca: «Olhem para os voços coraçoes e escolham-no com muito amor e carinho»; «Amovos».

28 julho 2011

INVEST [78]

Revista: INVEST
Número: 78

A Invest é uma revista de grande informação da região Centro, especializada nas áreas de negócios, política e desenvolvimento económico e regional, defensora de um jornalismo proactivo.
É uma revista virada para o empreendedorismo, para quem investe ou quer investir. Para quem gosta de analisar, comparar e, depois, decidir. É sobretudo uma revista que pretende alavancar ideias, oportunidades e apresentar exemplos interessantes, que funcionam, que fazem a diferença e vingam no mercado. Como tal, tenta retratar os caminhos do dinamismo e dar pistas de atalhos para novas iniciativas.

Esta edição é dedicada à VI Gala Invest 2011 que visa louvar "a competência profissional, a inovação" das empresas e respectivos líderes.
De realçar a entrevista a Christine Altuzarra (economista sénior da Coface) sobre o risco de crédito no nosso país. 
Neste número pode, ainda, ler as análises de Jaime Antunes, Manuel Alexandre e Paulo Bento.
A revista conta, também, com um espaço interessante chamado "Mercado Global" onde há procura e oferta de oportunidades de negócio (seleccionadas criteriosamente pela Meethink) para os assinantes desta revista.

27 julho 2011

EVOLUÇÃO

Autor: EDWARD J. LARSON
Editora: TEMAS E DEBATES

Ao longo da obra, Larson concentra a sua atenção nas vidas e nas carreiras de cientistas, exploradores e excêntricos cuja colaboração contribuiu para o avanço da Teoria da Evolução. Celebrada como um dos maiores feitos científicos da humanidade, mas temida como uma ameaça aos nossos valores mais profundos, a teoria evolucionista transformou completamente a nossa visão da vida, da religião e das nossas origens. Recheado de materiais recentes e de novas descobertas, Evolução educa e informa, ao mesmo tempo que conduz os leitores numa longa e fascinante viagem de descoberta.

Com o rigor científico de Edward J. Larson (Prémio Pullitzer de História 1998), este livro é um trabalho obrigatório para melhor se perceber a história moderna da ciência da evolução.
O autor retrata este tema (específico) de forma tão elementar que proporciona uma agradável leitura, não deixando de fora da "Teoria" os leitores iniciados neste assunto.
A investigação do autor resulta numa exposição completa que vai desde as origens do Darwinismo até aos desenvolvimentos pós-modernos.
É apresentado, também, um guia de leituras complementar para quem já tiver ou passar a ter o "bichinho" da Teoria Evolutiva.

Pode comprar este livro aqui!

26 julho 2011

O PINTOR DEBAIXO DO LAVA-LOIÇAS

Autor: AFONSO CRUZ
Editora: CAMINHO

A liberdade, muitas vezes, acaba por sobreviver graças a espaços tão apertados quanto o lava-loiças de um fotógrafo. Esta é a história, baseada num episódio real (passado com os avós do autor), de um pintor eslovaco que nasceu no final do século XIX, no império Austro- Húngaro, que emigrou para os EUA e voltou a Bratislava e que, por causa do nazismo, teve de fugir para debaixo de um lava-loiças.

Mais uma vez, Afonso Cruz mostra que está entre os melhores autores nacionais.
Ao longo do livro são apresentadas imensas mensagens que nos fazem reflectir. Aliás, por isso mesmo, o livro pode suscitar diferentes interpretações dependendo do leitor ou mesmo do momento em que se lê, tal como o episódio da mesa descrito no livro: podemos olhar para uma mesa, mas nem todos a vemos da mesma forma.
Todas as personagens têm algo especial (e incomum), mas sem dúvida que as minhas preferidas foram a principal (Jozef Sors) e o pai dele (que não entendia as metáforas).
De destacar as ilustrações do autor ao longo do livro que tanto nos levam a imaginar o "Livro dos Olhos Abertos" como o "Livro dos Olhos Fechados" que acompanham Jozef Sors.
Fabuloso!

Pode comprar este livro aqui!

25 julho 2011

CAPITALISMO 4.0


Autor: ANATOLE KALETSKY
Editora: ALÊTHEIA

No início de 2009, muitos economistas, financeiros e comentadores nos media estavam convictos de que a América deixaria de liderar o mundo capitalista que moldou a história e a economia dos últimos 100 anos. No entanto, o modelo económico norte-americano, longe de ser desacreditado pode ter saído afinal fortalecido da crise financeira.
Neste livro provocador, Anatole Kaletsky reinterpreta a crise financeira como parte de um processo evolutivo inerente à natureza do capitalismo democrático. O capitalismo, defende o autor, é elastic. A sua primeira forma, o Capitalismo 1.0, foi o clássico capitalismo laissez-faire que durou entre 1776 e 1930. De seguida surgiu o Capitalismo 2.0, o capitalismo social do New Deal keynesiano criado em 1930 e extinto na década de 70. A sua última mutação, o mercado fundamentalista de Reagan-Tatcher, culminou na globalização financeira da última década e desencadeou a recessão de 2009-10. A auto-destruição de Capitalismo 3.0 deixa a porta aberta à nova fase evolutiva do capitalismo. O Capitalismo deverá transformar-se nas próximas décadas em algo diferente quer do mercado fundamentalista completamente desregulado de Reagan e Tatcher quer da era Roosevelt-Kennedy. Este é o Capitalismo 4.0.

Pragmático! - É o conceito perfeito para definir este livro.
Em "Capitalismo 4.0" Anatole Kaletsky "alimenta" o debate em torno do capitalismo e apresenta uma visão alargada do panorama económico em que vivemos sem descurar os acontecimentos que nos conduziram até aqui.
"Capitalismo 4.0" é, portanto, uma obra exaustivamente detalhada, apropriada para os leitores interessados em matérias de economia, mas também, tão esclarecedora que mesmo os leitores menos experientes nesta temática vão encontrar nestas páginas motivos para se "agarrarem" ao livro.

24 julho 2011

O MUNDO É FÁCIL

Autor: GONÇALO CADILHE

Há vinte anos Gonçalo Cadilhe começou a viajar e a escrever sobre viagens de uma forma profissional. Centenas de cruzamentos e fronteiras depois, o viajante-escritor decidiu partilhar toda a experiência que recolheu de viver a viajar. De uma forma prática e divertida, este guia reúne informação útil, dicas, pequenos truques e conselhos que lhe vão demonstrar que o mundo está ao alcance de todos os que sonham em percorrê-lo.

Antes de falar especificamente no conteúdo do livro é de realçar o design que o torna bastante apelativo e que, consequentemente, facilita a leitura. Penso que a apresentação deste livro tem um grande contributo para o sucesso que o mesmo tem vindo a demonstrar.
Quando ao conteúdo em si, as dicas são importantes para quem pensa viajar pelo mundo com recursos "limitados".
Se é o seu caso, deve mesmo ler o livro... se não pensa viajar nessas condições e se não tem espírito aventureiro contrariamente ao que o autor diz considero que também deve ler pois é uma boa forma de ficar a saber como seria se fosse...
Fiquei particularmente atenta aos capítulos sobre os transportes (e percebi que não quero viajar de cargueiro), os wc's (que me assustaram), a bagagem, os destinos... entre outros.
Tudo indica que haverá uma espécie de volume 2 deste livro...fico à espera!

23 julho 2011

CONSTRUÇÃO MAGAZINE

Revista: CONSTRUÇÃO MAGAZINE
Número: 43

A Construção Magazine é a única revista técnico-científica de engenharia civil editada em Portugal.
Cobre temas nas áreas de Construções, Estruturas, Geotecnia, Hidráulica, Transportes, Urbanismo, Vias de Comunicação, Ambiente e Arquitectura.
Lançada em 2001, assume-se como uma publicação de referência entre engenheiros civis e arquitectos.
Reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

É uma edição da Publindústria.

O destaque desta edição vai para a Gestão de Infraestruturas, cujo dossier está divido em: sistemas de gestão de infraestruturas; inspecção de infraestruturas - difundir e capitalizar; ensaios de cargos de pontes e, ainda, pavimentos rodoviários (a importância da existência de um sistema de gestão).
A grande entrevista é ao engenheiro José Revés, adminstrador responsável pela área de engenharia, conservação e manutenção da Ascendi.
De realçar que no final da revista há um espaço dedicado à agenda de eventos para os interessados nesta área.

22 julho 2011

EGOÍSTA

Revista: EGOÍSTA
Número: 46

Egoísta não é uma revista. Não é um livro. É um objecto de culto de Portugal para o mundo. Aqui se cruza a ficção com a arte.

De facto, esta é uma revista com muita qualidade.
Esta edição é dedicada ao traço e o mote é lançado através da expressão de Millôr Fernandes: "Viver é desenhar sem borracha".
Os trabalhos de desenho e ilustração que podemos observar nesta edição são de:

- Malangatana
- João Lourenço
- Júlio Pomar
- Luís Alves
- Ivone Ralha
- Henrique Cayatte
- Marco Mendes
- Eduardo Salavisa
- Ricardo Cabral
- Luís Filipe Cunha
- Rodrigo Prazeres Saias
- José Eduardo Agualusa
- Rute Reimão
- Joana Vasconcelos
- Ana Mesquita

Vale mesmo a pena apreciar!

21 julho 2011

FACEBOOM

Autor: JUAN FAERMAN
Editora: QUIDNOVI

O que tem o Facebook de tão fascinante, que o torna praticamente irresistível? Porque é que é tão difícil, sejam quais forem os traços culturais de uma pessoa ou a sua classe social, ficar à margem deste fenómeno de massas do século XXI? O que faz com que uma página aparentemente simples continue a somar adeptos, chegando ao ponto de se tornar num factor de poder capaz de inclinar a balança de uma eleição presidencial como a dos Estados Unidos ou a da França? Estas perguntas não serão fáceis de responder, mas através deste livro o leitor iniciará uma visita guiada pelos recantos do Facebook, analisando- o em busca da solução do mistério. Este é um dos primeiros livros no mundo a analisar o fenómeno que é o Facebook, e o primeiro que o faz de uma perspectiva humana, evitando a simples enumeração e descrição das suas funções e aplicações. O autor tem uma opinião definida e uma visão próxima e auto-crítica.

Original! Hilariante!
Escrito de uma forma divertida, ao ler este livro temos a sensação que estamos a assistir a um espectáculo de stand-up-comedy sobre o Facebook. O autor traça uma caricatura sobre esta rede social de uma forma raramente explorada em livros sobre esta temática. Perfeito para ler de forma descontraída. É, também, um bom motivo para fazerem um comentário no vosso mural do Facebook.
Podem comprar este livro aqui!

20 julho 2011

O ESPÍRITO TUGA

Autor: EDUARDO MONTEPUEZ
Editora: LUA DE MARFIM

Como uma sátira bem-humorada emerge o olhar socialmente necessário que regista os hábitos, os malabarismos e as artimanhas de uma grande parte de um povo dos dias de hoje. O "Espírito Tuga" é uma característica comum e essencial do português. Este livro, meio a brincar e meio a sério, procura mostrar essa realidade sem deixar de retratar cada episódio, verdadeiro ou imaginado, com rigor ético e cúmplice, tentado demonstrar que existem qualidades humanas inerentes, como a criatividade, o amplo desembaraço e uma natural habilidade para lidar com o imprevisto.

O autor cumpre com os objectivos a que se propõe na medida em que este é um livro descomplexado e divertido.
O livro está organizado por temáticas que passam pelo modo como os "tugas" se comportam, por exemplo, na vertente económico-financeira e social, entre outros exemplos com os quais facilmente nos identificamos. Ou seja, o livro está repleto de situações que directa ou indirectamente já vivenciamos.

INDÚSTRIA E AMBIENTE

Revista: INDÚSTRIA E AMBIENTE
Número: 86


A Indústria e Ambiente, editada pela Publindústria, é a revista portuguesa líder na área da engenharia e gestão ambiental. Cobre todos os aspectos tecnológicos e ambientais da água, resíduos, ar, eficiência energética e energias renováveis, solos, ruído e sustentabilidade.
Lançada em 1993, é desde 1998 o membro português da European Environmental Press (EEP).
É reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia; está enquadrada no Estatuto do Mecenato Científico.
No âmbito do EEP Award, promove desde 2004 o Prémio Nacional de Inovação Ambiental.


Na presente edição o destaque vai para a questão: investigação e inovação em ambiente, convergência ou divergência?
A grande entrevista é feita a Jorge Moreira da Silva, consultor sénior do Plano de Desenvolvimento das Nações Unidas para o Financiamento Inovador do Ambiente e Energia.
No que respeita à legislação, de notar o artigo sobre o novo regime jurídico dos resíduos onde é feito o enquadramento e apresentados os desafios e oportunidades.
Na secção teconologia o enfoque é no tratamento de águas residuais, onde podemos encontrar, por exemplo, um artigo sobre uma das descobertas da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica.
Além destes aspectos, a revista está repleta de tópicos de interesse e assuntos pertinentes.

16 julho 2011

PASSATEMPO "FUNDAMENTOS DE MARKETING"

O blog Cita-Livros vai oferecer um exemplar do livro Fundamentos de Marketing em parceria com as Edições Sílabo.
Para se habilitarem a ganhar este livro basta escreverem um comentário a este post com UMA FRASE que inclua a palavra SÍLABO. Têm ainda de colocar o vosso NOME e EMAIL no final.
Não existe limite de comentários por pessoa.
O passatempo decorre entre os dias 16 de Julho e 15 de Agosto.
O vencedor será anunciado aqui no blog no dia 17 de Agosto e contactado por email a fim de indicar a morada para a qual deverá ser enviado o livro.


Podem saber mais sobre este livro aqui!

Boa sorte a todos!

13 julho 2011

A VALSA LENTA DAS TARTARUGAS

Autora: KATHERINE PANCOL
Editora: ESFERA DOS LIVROS


A família Cortès está de volta. Joséphine é agora uma escritora de sucesso que deixa os subúrbios para se mudar para um requintado bairro de Paris. Apesar do mundo onde agora vive, mantém-se fiel a si própria e aos seus valores. Honesta, generosa, reservada. É uma mulher realizada, mas que ainda não encontrou o amor. A sua filha Hortense está a estudar moda em Londres e a filha mais nova, Zoé, começa a conhecer os desafios do coração. A sua irmã Íris, outrora perfeita e símbolo de sucesso, encontra-se agora no meio de uma profunda depressão. Juntamos a tudo isto um assassino em série, que aterroriza o bairro onde a protagonista vive, e um cão demasiado feio, e temos os ingredientes para mais um bestseller de Katherine Pancol. Um romance divertido e ao mesmo tempo negro, que fala do amor, de ser mãe, da amizade, da vida familiar, da adolescência, do trabalho, do mundo em que vivemos.


A vida das personagens pode desenrolar-se de forma "lenta" mas a história é bem conduzida e, assim sendo, a leitura é "rápida" (apesar das mais de 560 páginas do livro). Além do romance, que considero uma boa opção para esta estação, apreciei o facto da autora colocar a bibliografia que consultou no final e, ainda, os agradecimentos que fez. Até porque depois de lermos os agradecimentos entendemos melhor o meio envolvente que rodeou a autora enquanto escreveu este livro, o que nos torna ainda mais próximos da obra.

08 julho 2011

TEMPOS COMPLICADOS, SOLUÇÕES SIMPLES

Autora: BÁRBARA BARROSO
Editora: OFICINA DO LIVRO

Nos tempos que correm, a gestão do seu orçamento familiar é uma tarefa cada vez mais difícil. Mas, passo a passo, com rigor e a informação certa, conseguirá retomar o controlo total das suas finanças e tornar-se um verdadeiro especialista na gestão do seu próprio dinheiro.
Qual o estado das suas finanças pessoais? Se deixasse de trabalhar hoje, quantos meses conseguiria sobreviver com o nível de despesas que tem agora? Quais os encargos que pode reduzir, de facto? Sabia que os juros compostos são o segredo dos grandes investidores?
Estas e muitas outras respostas estão neste livro. Bárbara Barroso, especialista em finanças pessoais, explica-lhe como fazer uma avaliação da sua saúde financeira, reduzir o endividamento e o desperdício no orçamento familiar - e, por fim, a multiplicar as suas poupanças. Tudo de um modo extremamente simples, directo ao assunto.



Tempos de crise, um livro ideal!
Numa linguagem acessível, a autora, apresenta alguns ensinamentos que poderão fazer a diferença no seu orçamento. No próprio livro pode preencher o mapa do seu orçamento familiar e, a partir daí, segue os passos recomendados para elaborar uma estratégia.
Neste livro existem, por exemplo, sugestões para diversas questões do dia-a-dia, tais como ir ao supermercado e, outras, como cuidados a ter com o cartão de crédito ou, importante nesta altura do ano: como planear as suas férias. Enfim, há uma série de dicas que podem, efectivamente, ajudá-lo. Considero que o livro é realmente prático e eficiente para quem quer gerir melhor o seu dinheiro.

07 julho 2011

SUPER COACH

Autor: MICHAEL NEIL
Editora: LIVROS D'HOJE

Se o Super-Homem precisasse de um coach, contratava o Michael Neill! E se existisse maneira de dar às pessoas, num só livro, a experiência de nos amarem, inspirarem e orientarem?
Melhor ainda, e se não se beneficiasse apenas a si mesmo, mas conseguisse também aprender o suficiente para orientar os outros de uma forma eficaz - não necessariamente formal, mas que pudesse ajudar no trabalho, os amigos e, o mais importante de tudo, em casa?
Neste livro divertido e fácil de ler, o autor best seller e coach de grande sucesso internacional Michael Neill partilha os segredos para transformar a sua vida e a vida das pessoas que são importantes para si: a sua família, amigos, colegas e clientes.
Com esta obra irá aprender:

• Como deixar de pensar como uma vítima;
• O segredo para a segurança financeira;
• Técnicas comprovadas para produzir mudanças dramáticas em si mesmo e nos outros;
• Maneiras simples de criar um relacionamento duradouro;
• A chave para a felicidade ao longo da vida;
• Estratégias para o aumento da produtividade, da energia, do bem-estar… e muito mais!

Este livro é apresentado em 10 sessões de coaching, sendo que, cada uma delas é em torno de um princípio.
O autor diz que a forma mais prática de ler o livro é: "lê-lo de uma ponta à outra, depois voltar atrás e passar cerca de uma semana a jogar com as ideias de cada sessão".
O capítulo sobre "o problema dos objectivos" pareceu-me interessante. De facto, já tinha lido noutros livros que nem sempre é positivo criar objectivos porque depois podemos não os atingir (nem sempre por nossa culpa) e lá se vai a auto-estima embora outra vez...
Considero que Michael Neil escreve de forma muito acessível proporcionado uma agradável leitura.


Podem comprar este livro aqui!

06 julho 2011

19 ARGUMENTOS PARA RECONST(RUIR) A ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA

Autor: LUÍS M. AIRES
Editora: SÍLABO

«Ser-se professor, ter-se formação científica e preocupar-se com a educação é algo natural. (...) O professor Luís Aires conhece por dentro os problemas. Conhece a linguagem, a doutrina, a teoria. Sabe que a realidade é preocupante e sabe analisá-la. A sua formação em educação dá-lhe uma nova autoridade, uma autoridade que se soma ao seu conhecimento da escola. É reconfortante lê-lo (...).
[Mas] não é apenas mais um autor crítico, o que só por si seria de saudar. Em certo sentido, vai muito mais longe. Neste livro, Luís Aires desafia-nos a fazer uma viagem pelas ideias. Poderá o Leitor não estar de acordo com tudo o que o Autor defende, mas não poderá deixar de ser sensível ao seu poder de argumentação, ao seu conhecimento da realidade e à paixão pelo ensino que nos transmite. Boa leitura!»
Nuno Crato, do «Prefácio»

Os 19 argumentos que o autor defende neste livro são relacionados com:
1) Programas
2) Metodologia
3) Início da escolaridade
4) Ciclio de escolaridade
5) Turmas
6) Organização horária
7) Tutela
8) Pais
9) Direitos
10) Procedimento disciplinar
11) Avaliação
12) Formação inicial
13) Acesso à carreira
14) Avaliação
15) Formação contínua
16) Fim de carreira
17) Sindicatos
18) Manuais escolares
19) Argumento final

Penso que o livro é interessante e faz-nos pensar no que realmente pode mudar no sistema de ensino público português.

DISCIPLINA NA SALA DE AULAS

Autor: LUÍS M. AIRES
Editora: SÍLABO

Numa época difícil para os professores - alunos problemáticos e pouco tempo para auto-formação -, este livro prático sobre a disciplina na sala de aulas está concebido para ser lido de um único fôlego. De pequenas dimensões, redigido num estilo simples e directo, pretende-se que os docentes o guardem na sua pasta e o releiam facilmente, sempre que sentirem que um aluno ou turma lhes foge.

Este livro faz-me lembrar a célebre frase "Prevenir é melhor do que remediar". De facto, o livro divide-se em duas partes: a primeira sobre medidas pontuais (acções preventivas) e a segunda sobre medidas gerais (estratégias preventivas/correctivas).
O guia é de fácil consulta e dirige-se aos professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

05 julho 2011

GRANDES DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores: ELSA RODRIGUES DOS SANTOS & D'SILVAS FILHO
Editora: ESFERA DOS LIVROS


-Tenho dois parentes que são médicos. Um diz biopsia, o outro biópsia. Qual é, afinal, a pronúncia correta?
- Afinal é “Nóbel” ou “Nobél”? Os locutores da TV não se entendem.
Em que caso se deve usar “de mais” e quando se pode usar “demais”?
- Deve dizer-se “Fui um dos que ganhou o prémio” ou “Fui um dos que ganharam o prémio”?
- “Houveram muitos acidentes este fim de semana” ou “houve muitos acidentes este fim de semana”?
Estas são algumas das questões que todos nós, enquanto falantes da Língua Portuguesa, nos colocamos no nosso dia-a-dia. Com este livro, de fácil consulta, organizado de forma simples, que parte sempre de uma dúvida do quotidiano para abordar temas de gramática, vamos aprender a falar em bom português.


Considero este livro muito interessante porque:
- É extremamente útil;
- Dá resposta a mais de 300 dúvidas da Língua Portuguesa;
- Está organizado por ordem alfabética;
- É de fácil consulta;
- Tem um índice muito completo;
- Tem um capítulo sobre o novo acordo ortográfico.


Ou seja, prático e essencial para findar com algumas dúvidas sobre a nossa língua.

04 julho 2011

O AMOR É UM LUGAR COMUM

Autor: PAULO NOGUEIRA
Editora: OFICINA DO LIVRO



Bernardo anda a escrever um romance sobre a felicidade para descobrir que raio é ser feliz quando se apaixona perdidamente pela mulher errada (e aprende a encolher a barriga). Afonso, médico sem fronteiras extremamente católico, debate-se em África para delimitar o que é de César e o que é de Deus – e começa a desconfiar de que o seu próprio reino não é deste mundo (e a beber de mais). Diana, editora insatisfeita mas abnegada, faz o melhor que pode com um material improvável e queima incenso para deter as más energias (de que, mesmo assim, não se consegue livrar). Eugénio, sedutor por excelência e estrela da arquitectura internacional, afinal não consegue sequer um amor e uma cabana. Estas são as personagens de O Amor É Um Lugar Comum – quatro amigos do peito diferentes em tudo, excepto, bem entendido, na amizade profunda e recíproca. E nesta história tudo pode acontecer, pois quem tem amigos assim tem tudo – incluindo as abomináveis críticas construtivas…
O Amor É Um Lugar Comum, que a muitos lembrará no tom e no humor inteligente o inesquecível filme Quatro Casamentos e Um Funeral, é um romance ao mesmo tempo sério e divertido, cómico e trágico, leve e profundo. Afinal, como a própria vida.


Um livro indicado para ler nas férias de Verão, algures num lugar tranquilo com vista para o mar. Este livro engloba os pontos essenciais que um bom romance deve ter e, como tal, deve constar na lista de livros a ler este ano.
O autor escreve num tom desprendido que torna a leitura suave e apelativa. Gostei particularmente desta passagem logo no primeiro capítulo "Partamos deste princípio: viver dói, é mortífero e ponto final".

03 julho 2011

STORYTELLING - A MAGIA DAS PALAVRAS

Autor: GABRIEL GARCÍA DE ORO
Editora: GESTÃO PLUS


O Storytelling como ferramenta empresarial não é nenhuma novidade; já em contextos tão prestigiados como as aulas dos MBA da Universidade de Harvard se estudam os efeitos da narrativa na optimização do desempenho, pois verifica-se que produz um efeito muito positivo a nível da motivação, comunicação, eficácia e sentido de segurança dos colaboradores.
Como, aliás, refere Gabriel García de Oro, «às vezes o que não se consegue com uma longa explicação, consegue-se com um conto bem contado».



No prefácio, Pilar Jericó afirma que «Quando lemos (e ouvimos) fábulas e histórias, somos capazes de processar de forma mais completa o nosso potencial mental, por isso é tão importante, ao transmitir uma ideia, contar uma história». De facto, este argumento enquadra-se perfeitamente na mensagem que este livro passa. No conjunto, são cerca de 50 pequenas histórias onde cada uma delas passa uma mensagem, uma lição de vida. Este livro, tal como o autor sugere, é uma caixa de primeiros socorros para as empresas que, aqui, podem encontrar rápida e directamente os medicamentos que precisam para problemas específicos.


Para quem tem filhos é a solução ideal: lê uma história, adormece a criança e ainda descobre que afinal aquele problema que surgiu de manhã no trabalho afinal tem solução!