31 maio 2011

EXERCÍCIOS DE ESTATÍSTICA COM RECURSO AO SPSS

Autor: ANTÓNIO CARRIZO MOREIRA, PEDRO FILIPE PESSOA MACHADO, MARIA DA CONCEIÇÃO LOPES COSTA, VICTOR MANUEL FERREIRA MOUTINHO
Editora: SÍLABO

Este livro de exercícios resolvidos dirige-se a todos os que necessitam de melhorar o seu desempenho em estatística elementar, isto é, a todos os estudantes de graduação/pós-graduação que procuram melhorar o seu desempenho académico, bem como a todos aqueles que, na sua vida profissional, são confrontados com a necessidade de saber aplicar técnicas estatísticas básicas. Para além de permitir uma aprendizagem sólida através do confronto da tradicional resolução manual com a obtida usando o SPSS, este livro é um complemento a dois tipos de obras existentes na literatura: as de resoluções manuais tradicionais e as de utilização do SPSS que incluem, comummente, alguns exercícios resolvidos através deste software estatístico, mas sem esclarecimentos estatísticos adicionais. A utilização de uma linguagem simples e acessível, embora sem descurar o rigor estatístico imprescindível a uma correcta resolução dos exercícios propostos, tem como principal objectivo uma profícua aprendizagem da estatística elementar, rumo a um sucesso que se deseja estatisticamente significativo.

Ora aqui está um livro bastante prático para quem precisa de usar o SPSS, nomeadamente, para aspectos relacionados com: estatística descritiva, intervalos de confiança e testes de hipóteses, testes não paramétricos, análise de variância e regressão linear.
Neste livro é indicado passo a passo o que precisa de fazer no programa para alcançar o resultado do exercício.
Se precisam de utilizar o SPSS e ainda não dominam o programa este manual é indicado para vos ajudar.

20 maio 2011

PORTUGAL NA HORA DA VERDADE

Autor: ÁLVARO SANTOS PEREIRA
Editora: GRADIVA


Agora que iniciamos a segunda década do novo século, não restam dúvidas de que Portugal enfrenta actualmente a crise de um século:
∙ o pior crescimento económico médio desde a Primeira Guerra Mundial;
∙ a taxa de desemprego mais elevada dos últimos 80 anos;
∙ a maior dívida pública dos últimos 160 anos;
∙ a maior dívida externa dos últimos 120 anos (quando tivemos de declarar bancarrota);
∙ o regresso em força da emigração.
Por isso, é relevante perguntar: como chegámos a esta situação? Porque é que não fomos ainda capazes de sair da crise que assola o país há mais de uma década? Como é que, afinal, podemos vencer a crise nacional?
Este livro mostra que Portugal vive hoje três grandes crises: a crise das finanças públicas, a crise da competitividade e do crescimento e a crise do endividamento externo. Entre as questões debatidas, incluem-se as seguintes: qual é o verdadeiro estado das nossas finanças públicas? Porque é que o nosso Estado gasta tanto? Quantos institutos e outras entidades públicas existem e quanto gastam? E porque estamos tão endividados? Será a dívida nacional sustentável? Quão grave é o problema de competitividade das nossas exportações?


"Portugal na hora da verdade - como vencer a crise nacional" além de explicar a situação em que vivemos faz ainda uma retrospectiva da nossa história económica para sabermos o que somos, de onde viemos e para onde vamos. Faz também uma comparação entre Portugal e outros países.
Está escrito de uma forma muito simplificada, dando-nos até a sensação de estar a "ouvir" o autor.No final de cada capítulo há, ainda, resumos que facilitam a "digestão" da informação.
Um livro essencial para quem quer saber praticamente tudo sobre o estado da nossa situação económica e que faz todo o sentido no momento que atravessamos.
Pode comprar este livro aqui!

17 maio 2011

AS MULHERES DOS NAZIS


Autora: ANNA MARIA SIGMUND

Adolf Hitler exercia um enorme fascínio sobre as mulheres. Emocionadas, com lágrimas nos olhos, eram as protagonistas de uma autêntica histeria de massas em eventos públicos onde aquele discursava. As senhoras da sociedade alemã de então também o admiravam e abriram-lhe o caminho para o sucesso. Mulheres como Hanna Reitsch, Leni Riefenstahl e Winifred Wagner elevaram a fama do seu ídolo. Geli Raubal, a sobrinha de Hitler, cometeu suicídio por sua causa e Eva Braun seguiu-o até à morte. Quem eram as mulheres dos oficiais de Hitler? Como viveram? Qual foi o seu papel na vida oficial, e nos bastidores? O que sentiu Magda Goebbels quando assassinou os seus seis filhos em 1945? Como lidavam Carin e Emmy Göring com o vício de morfina do seu marido? Como encarou Henriette von Schirach a decisão do seu marido de deportar 60 mil judeus de Viena? Corresponderam Unity Mitford e outras mulheres envolvidas no círculo nebuloso da elite do Partido Nacional-Socialista ao ideal que se propagava: «O homem cuida do povo e a mulher da família?» A historiadora Anna Maria Sigmund responde a estas e outras questões, numa obra fascinante e original sobre o lado feminino do Terceiro Reich.

Conheça:
Carin Goring - Ídolo nórdico e figura idolatrada;
Emmy Goring - A «Dama superior»
Magda Goebbels - A primeira-dama do Terceiro Reich
Leni Riefentahl - A rainha do Amazonas
Gertrud Sholtz-Klink - A camarada
Geli Raubal - A sobrinha do Tio Adolf
Eva Braun - A amante secretaHenriette von Schirach - A aluna do fuhrer
Este livro é muito interessante para todos os que se interessam pela temática nazi. Ao conhecer estas mulheres vai conhecer também o outro lado de Hitler. Como explica a autora "Como astuciosamente manipulava os homens, também tinha a sua táctica especial para com as mulheres, de forma a atingir os seus objectivos".
É um livro também interessante para quem segue questões ligadas ao feminismo.
Pode obter mais informações sobre este livro aqui!

15 maio 2011

FUNDAMENTOS DE MARKETING


Autor: BRUNO FERREIRA, HUMBERTO MARQUES, JOAQUIM CAETANO, LUÍS RASQUILHA & MIGUEL RODRIGUES
Editora: SÍLABO

O marketing é uma técnica de gestão utilizada actualmente pela maior parte das empresas. Aquelas que se alheiam e não dominam esta prática correm o risco de se verem desfasadas das necessida­des e interesses do mercado onde actuam, estagnado e perdendo a corrida no competitivo jogo empresarial.
O que é exactamente o marketing, qual o seu domínio de acção, quais as suas principais variáveis, os seus objectivos, as suas estratégias e quais os meios e técnicas a que recorre são alguns dos temas que, em linguagem simples, clara e objectiva, esta obra expõe. Aqui, os interessados poderão adquirir os concei­tos e técnicas fundamentais, esclarecer as suas dúvidas e encontrar elementos de investigação que permitirão tomadas de decisão criteriosas nos desafios com que as empresas se confrontam no seu quotidiano na gestão de marketing.

Este livro é indicado para quem não é especialista mas quer saber mais sobre a área, nomeadamente, estudantes de marketing e/ou comunicação, dirigentes de pequenas e médias empresas/organizações que precisem de saber como aplicar alguns "fundamentos de marketing".
Assim, na prática, podem ficar a saber o que é o marketing (a evolução e diversificação do conceito), os pilares e as funções do marketing e, ainda, o relacionamento entre marketing e mercado (aqui entram os cálculos que são essenciais e estão bem explicados). Podem ainda perceber como o marketing traz vantagens para uma empresa, saber o que é o marketing mix (por exemplo, no caso da distribuição explicam os cálculos da taxa de margem, a rotação de stocks, etc) e como funciona a ligação entre o marketing e os recursos humanos. Além disso, ainda poderão aprender algumas estratégias de marketing e entender o comportamento do consumidor.
Estou totalmente rendida a este livro! Não fosse ele feito de forma simples "para suprir as dificuldade mais comuns encontradas pelos aprendizes de marketing". Confirma-se! Se precisarem de elaborar um plano de marketing têm aqui a ferramenta ideal para vos auxiliar!

13 maio 2011

CONSPIRAÇÃO OCTOPUS

Autor: DANIEL ESTULIN

Com a economia mundial à beira do colapso, só uma pessoa pode evitar a destruição dos Estados e a criação de um Governo único. Mas essa pessoa acaba de ser assassinada…Octopus é uma poderosa organização secreta que luta sem regras para recuperar os códigos de contas secretas onde escondeu uma enorme quantidade de dinheiro. Ao mesmo tempo, o presidente dos Estados Unidos procura desesperadamente esse dinheiro para salvar a economia mundial do caos. Escrito num ritmo trepidante, este livro leva-nos aos recantos mais obscuros do poder mundial, abrindo-nos as portas dos secretos serviços de inteligência, das instituições bancárias e das sociedades secretas que lutam pelo controlo do poder e da economia. Um mundo de interesses, corrupção e falta de escrúpulos. Daniel Estulin, um especialista mundial nos meandros ocultos do poder político e económico mundial, utiliza a sua experiência como jornalista, as investigações realizadas e os conhecimentos adquiridos para nos trazer um thriller actual que retrata o mundo real, apesar de desconhecido para muitos de nós.

Este livro tem uma história que por si só capta a nossa atenção, mas quando pensamos que estamos a ler algo baseado em "operações secretas e sobre conversas precisas e baseadas em documentos particulares ou governamentais, nunca antes vistos, e em fontes seguras e originais" isso transporta-nos para outro nível de interesse.
De facto, Daniel Estulin fala da especulação económica em torno de um enredo incrível que nos faz ler cerca de 360 páginas num ápice.
Um livro absorvente!

12 maio 2011

O CÃO QUE PERDEU O REBANHO

Autor: CONSOL IRANZO
Editora: CLUBE DO AUTOR


O Cão Que Perdeu o Rebanho é uma fábula protagonizada pelos habitantes de um bosque imaginário, cujos comportamentos são facilmente identificáveis no mundo dos humanos. As aventuras vividas por um grupo de animais-um cão, um leão, uma serpente e uma toupeira-irão fazê-los descobrir algumas das suas habilidades ocultas, reflectir sobre si próprios e, consequentemente, descobrir um mundo de novas possibilidades. Este texto constitui uma abordagem ao mundo do coaching e dirige-se a todos aqueles que pretendem conhecer melhor esta filosofia. Deste modo, ajuda-nos a reflectir sobre o facto de, em determinadas ocasiões, sermos nós próprios a causa das nossas limitações, ao não acreditarmos nos nossos talentos. O coaching é uma técnica de desenvolvimento pessoal que pode ajudar uma pessoa a estruturar os seus passos quando ela não sabe o que fazer, a acreditar em si e a descobrir novas potencialidades na sua vida pessoal ou profissional.


Conheça o Socri e a Konfi e os restantes colegas e entre numa viagem divertida, que o vai deixar a pensar e fazê-lo reconsiderar algumas atitudes.
Deixo aqui uma parte interessante, que é simples mas diz muito: «Prometo que irei integrar-me nesta equipa, não atacar nenhum dos seus membros e colaborar com todos para alcançar o objectivo proposto. Podem confiar plenamente em mim».

LER PARA VENCER

Autor: KEVIN DUNCAN
Editora: CLUBE DO AUTOR

Tudo o que deve ler para vencer. O essencial dos melhores livros de gestão sobre as temáticas que mais lhe interessam: criatividade, pensamento estratégico e liderança. As grandes teorias explicadas de forma simples e clara. As ideias mais simples que pode aplicar com êxito no seu negócio. O mundo da gestão e dos negócios pode ser confuso,dada a profusão de livros sobre a temática, todos eles garantindo ter, de alguma forma, a chave para o êxito. Mas a realidade é outra. Este livro filtra o melhor do pensamento actual na área de gestão, levando o leitor directamente aos assuntos mais relevantes, de uma forma rápida e simples. Ler para Vencer permite aprender as ideias fundamentais dos melhores livros de gestão de uma forma rigorosa, ajudando a aplicá-las no seu dia-a-dia. O livro aborda quarenta dos mais conhecidos livros, designadamente, Freakonomiks, De Bom a Excelente, Nudge, ...


Na apresentação do livro Kevin Duncan explica que "A obra está concebida para ser o compêndio definitivo de tudo quanto precisa de saber através dos melhores pensadores na área de gestão moderna". De facto, é disso que se trata, um livro perfeito para quem não tem tempo para perder a ler dezenas de livros de referência. Em "Ler para vencer" pode ter acesso aos pontos-chave da gestão. Kevin Duncan até faz o resumo de cada livro numa frase!
O livro é pequeno, fácil de manusear e está bem organizado. Portanto, se quer "vencer" tem aqui um bom ponto de partida!

06 maio 2011

COMO ESCREVER UMA TESE, monografia ou livro científico, usando o Word


Autor: ALEXANDRE PEREIRA & CARLOS POUPA
Editora: SÍLABO

Na tarefa de redacção de uma tese são necessárias competências de carácter multidisciplinar que obrigam à consulta de uma grande diversidade de fontes. Em traços gerais, quem escreve uma tese depara com três necessidades principais:
• organizar adequadamente o documento;
• respeitar as normas de escrita em vigor;
• tirar o devido proveito do processador de texto.

Numa única obra, os autores respondem a estas necessidades desenvolvendo os seguintes temas e tópicos:
• estrutura e organização de uma tese;
• estilo de escrita de uma tese;
• dúvidas sobre a Língua Portuguesa;
• normas para efectuar citações e referências bibliográficas (norma portuguesa NP 405 e norma da APA);
• utilização do processador de texto Word para, de forma automática:
— gerar índices;
— gerir e ordenar a bibliografia;
— numerar figuras e tabelas;
— gerir referências cruzadas;
— detectar e corrigir os principais tipos de erros de escrita.

São propostas soluções e esquemas gráficos de impressão e de encadernação:
• conselhos sobre ergonomia de leitura: o tipo e tamanho de letra do texto, o comprimento das linhas, o espaçamento entre linhas;
• definição da mancha de trabalho: dimensão das margens, formato dos cabeçalhos e rodapés;
• uniformidade de critérios de estilo gráfico: aplicação a títulos, índices, legendas e notas;
• modelos de capas para teses e recomendações sobre a respectiva encadernação.

Os autores disponibilizam, na Internet, ferramentas de apoio à redacção de teses:
• para formatar referências bibliográficas;
• para criar tabelas de frequências das palavras utilizadas no texto da tese;
• para salvaguardar os textos das teses, como medida de segurança.

Recomendam ainda uma selecção de sítios na Internet, relevantes pela sua utilidade:
• acesso a mais de 2 milhões de teses de mestrado e doutoramento;
• acesso a mais de 150 milhões de artigos publicados nas mais prestigiadas revistas científicas de todas as especialidades;
• apoio à redacção da tese, nos aspectos léxicos e sintácticos da Língua Portuguesa.

O livro deve ser consultado como uma ferramenta auxiliar (não obriga a uma leitura integral ou sequencial) onde o leitor pode esclarecer dúvidas e encontrar soluções úteis. Está amplamente ilustrado de modo a proporcionar uma compreensão rápida das matérias apresentadas.

Com uma apresentação tão detalhada resta-me dizer que, efectivamente, o livro é óptimo e dá imenso jeito para trabalhos científicos. O livro é fácil de manusear e a consulta é muito prática. Se estão ou vão fazer uma tese acreditem que este livro vai ser um dos vossos melhores amigos.

05 maio 2011

SPSS

Título: ANÁLISE DE DADOS PARA CIÊNCIAS SOCIAS – A complementaridade do SPSS
Autor: MARIA HELENA PESTANA & JOÃO NUNES GAGEIRO
Editora: SÍLABO

Este livro, fruto da experiência académica e profissional dos autores, realça os aspectos práticos da Análise de Dados, sendo especialmente recomendado aos estudantes de Ciências Sociais, Pesquisa de Mercados, Economia, Gestão, Finanças, Turismo e das Áreas da Saúde. A metodologia usada centrou-se na exposição tão fácil quanto possível das matérias e na sua ilustração com recurso a exemplos práticos tornando acessível o texto a uma vasta gama de leitores, incluindo aqueles com menos bases de matemática e estatística. O software informático SPSS é apresentado nas várias situações a que ele se pode recorrer, evidenciando-se, com explicação passo a passo, a utilização do seu vasto manancial de recursos. Importância particular é dada à participação activa do leitor, tornando o livro estimulante e útil para todos os que a ele recorram.

Este livro é muito completo e importante, por exemplo, para os alunos de mestrado aprenderem a lidar com a complexidade do SPSS. Mas mais do que isso, é um livro que nos ajuda a melhor compreender a estatística. Com este livro podemos entender os conceitos de outlier, caixa de bigodes, entre outros, muito usados para analisar dados estatísticos.


Título: SPSS – O MEU MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA
Autor: RAUL M.S. LAUREANO & MARIA DO CARMO BOTELHO
Editora: SÍLABO

Instrumento útil para todos aqueles que desejam conhecer as potencialidades de um software específico de tratamento estatístico de dados, este manual é um precioso auxiliar para as disciplinas de Estatística e Análise de Dados de todas as áreas científicas, desde as ciências sociais e humanas às ciências empresariais. Devido ao seu carácter eminentemente prático é um livro que deverá ter sempre presente quando efectuar tratamentos informáticos de dados, quer a nível profissional, quer académico.

Com este manual terá competências para:
• Construir e utilizar uma tabela de dados.
• Transformar dados de modo a facilitar a sua análise.
• Identificar as técnicas estatísticas descritivas adequadas à natureza dos dados.
• Obter gráficos, tabelas e indicadores descritos.
• Dominar um software estatístico.

Tendo por base um inquérito por questionário, e focando-se essencialmente no como fazer, o livro apresenta diferentes situações em que as técnicas de análise uni e bivariada são utilizadas.

Este livro, por sua vez, tal como o nome indica é um manual prático que nos ajuda rapidamente a utilizar o SPSS. Para quem não precisa tanto do contexto estatístico e mais de saber usar o programa pode ler este livro que é mais pequeno e fácil de manusear que o anterior e que vai, certamente, ser útil.
Gostei particularmente do facto de no final de cada capítulo ter uma folha para “As minhas anotações”.

A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA NA IMPRENSA PORTUGUESA


Autor: NAIR ALEXANDRA
Editora: TEMAS E DEBATES


O que publicavam os jornais em 1910? Um longo arco de tendências, dos republicanos à coligação de direita que concorreu às eleições de 28 de Agosto, marcava o clima político. No centro das discussões estavam o papel da Coroa, a Igreja, as questões sociais. A refrega eleitoral decorreu num clima de acusações e ataques. Houve padres que fizeram comícios a partir do púlpito e do confessionário. Houve vagas de greves com crianças operárias e concursos de beleza infantil. Vagas de mau tempo já tinham marcado o ano agrícola, mas 1910 iria ser muito mais do que um ano duro nos campos e agitado nas cidades. A imprensa foi um reflexo e uma testemunha particular dessa altura em que foram assaltadas redacções e em que, fora da capital, jornalistas procuravam passageiros dos barcos para confirmarem que naquela madrugada de Outubro a bandeira republicana flutuava nos edifícios de Lisboa.

Tal como diz Nair Alexandra neste livro “a consulta da imprensa é uma fonte fundamental para se conhecer melhor um momento da História do país”. De facto, podemos descobrir muito do que se pensa e do que se faz em determinado momento da história de um país através do que vem publicado na imprensa, seja opinião de peritos, relatos vivenciais ou até mesmo as imagens (fotografias).
Este livro, dedicado à Implantação da República Portuguesa é verdadeiramente interessante para os alunos de Comunicação verem o que se dizia e como se escrevia e transmitia uma notícia no início do século XX, um período histórico que também pode interessar a todos aqueles que estudam e investigam na área das ciências sociais.
Eu adorei ler este livro e faço votos para que no futuro o trabalho dos colegas jornalistas também seja objecto de análise, de investigação e de publicação.
Vou guardar este livro como um pequeno tesouro.

PODEM COMPRAR ESTE LIVRO AQUI!

03 maio 2011

O ANJO BRANCO


Autor: JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS
Editora: GRADIVA


“A vida de José Branco mudou no dia em que entrou naquela aldeia perdida no coração de África e se deparou com o terrível segredo. O médico tinha ido viver na década de 1960 para Moçambique, onde, confrontado com inúmeros problemas sanitários, teve uma ideia revolucionária: criar o Serviço Médico Aéreo.
No seu pequeno avião, José cruza diariamente um vasto território para levar ajuda aos recantos mais longínquos da província. O seu trabalho depressa atrai as atenções e o médico que chega do céu vestido de branco transforma-se numa lenda no mato.
Chamam-lhe o Anjo Branco.
Mas a guerra colonial rebenta e um dia, no decurso de mais uma missão sanitária, José cruza-se com aquele que se vai tornar o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar”.


Mais uma vez, o jornalista português encarnou o papel de romancista e não deixou os leitores ficarem mal. Escrito ao estilo que o próprio já nos habituou e com uma história que não nos deixa indiferentes.
Confesso que depois de ler este já estou à espera do próximo! (Aliás, nem as prateleiras das livrarias portuguesas são as mesmas sem um romance de José Rodrigues dos Santos).
Lembro que “O anjo branco” de José Rodrigues dos Santos foi o livro mais vendido em Portugal em 2010. Com efeito, “O anjo branco” é o quarto romance do autor a afirmar-se como o livro mais vendido do ano no país.
Este foi o romance histórico de José Rodrigues dos Santos de venda mais rápida.
De realçar que José Rodrigues dos Santos alcançou o título de escritor mais vendido da década 2001-2010, em Portugal.


Podem comprar este livro AQUI!

02 maio 2011

HISTÓRIA CONCISA DE COMO SE FAZ A GUERRA


Autor: LOUREIRO DOS SANTOS
Editora: EUROPA-AMÉRICA


No seu novo livro o General Loureiro dos Santos traça uma súmula da história da guerra ao longo dos tempos, da época pré-clássica à actualidade, condensando informações pertinentes que convertem esta obra num manual ímpar de polemologia (estudo da guerra).
Abordando metodicamente vários aspectos dos conflitos bélicos, o autor debruça-se em primeiro lugar sobre as influências da técnica na ciência e na arte da guerra e sobre os elementos essenciais de combate.
Em seguida, expõe globalmente, a evolução dos sistemas de coacção militar, atendendo às várias épocas históricas, dinâmicas e meios técnicos, culminando na aturada análise de conflitos da actualidade, como a Guerra do Afeganistão e a Guerra do Iraque, e de circunstâncias modernas que condicionam o aparecimento de novos conflitos em peculiares teatros de operações, como a guerra na era da informação.

A «História de como se faz a Guerra» do General Loureiro dos Santos, pareceu-nos além de Concisa bastante completa. A descrição detalhada, complementada com gráficos, fotografias e tabelas tornam este livro aliciante mesmo para os leigos na matéria.
O autor é muito incisivo na abordagem aos temas e a estrutura do livro está muito bem organizada. É um livro que facilmente irá tirar da prateleira para ler determinado capítulo, uma vez que, não é um livro que se lê de uma só vez, é um livro que se relê quando nos interessamos pelo tema.
E acreditamos que também se vai interessar.


Pode comprar este livro aqui!

01 maio 2011

CURSO PRÁTICO DE DESENHO E PINTURA

Editora: ESTAMPA

Este curso prático é fundamental para o principiante que pretenda começar a desenhar e a pintar, assim como para o artista experiente que deseje ter um livro de consulta a partir do qual possa recolher uma grande variedade de técnicas e de recursos criativos tratados de uma forma efectiva e actual. Após uma breve descrição dos materiais são explicados com toda a minúcia os procedimentos de desenho e de pintura, incluindo numerosos exercícios, descritos passo a passo, que permitirão seguir pormenorizadamente a sua aplicação e desenvolvimento. Através do conhecimento das teorias e da prática, o leitor poderá assim avançar no gratificante mundo do desenho e da pintura.

Aqui está um daqueles livros que todos os interessados por desenho e pintura devem ter na estante para consulta. Com cerca de 90 páginas dedicadas ao desenho (por exemplo, com giz, pastel) e 150 à pintura (por exemplo, com aguarela, óleo e acrílico) este livro apresenta técnicas e sugestões que certamente serão úteis para quem está a aprender ou até mesmo para os profissionais.
E, claro, fica muito mais económico do que um verdadeiro curso de pintura e está sempre disponível para tirar as nossas dúvidas.