10 dezembro 2011

TECNOHOSPITAL [47]

Revista: TECNOHOSPITAL
Número: 47

Na presente edição desta revista de engenharia e gestão de saúde, o foco é a manutenção hospitalar. Efectivamente, a manutenção é um aspecto crucial a ter em conta nas instalações hospitalares, pois, "todas as acções que são levadas a cabo por esta função revestem-se de um carácter decisor quanto à maior ou menor probabilidade de falha dos sistemas e consequente aumento do risco para as pessoas". A manutenção preventiva torna-se uma forma simples de evitar falhas e nesta edição pode saber quais são os factores a considerar na gestão do risco.
Há também um artigo sobre o uso de um programa de Asset Management (a possibilidade de optimizar a gestão dos activos físicos) aplicado a instalações e equipamentos hospitalares. 
Outro factor essencial na manutenção hospitalar são as auditorias de manutenção baseadas em elementos quantitativos e qualitativos em sistemas de saúde, também abordadas neste número da TECNOHOSPITAL.
Ainda neste dossier leia sobre os sistemas de suporte à decisão e gestão do conhecimento no âmbito da manutenção hospitalar e, ainda, sobre a análise de falhas e manutenção preventiva numa central de esterilização.
Entre os produtos e tecnologias divulgados nesta edição podemos realçar o módulo de prescrição electrónica ePM-RX, que permite, por exemplo, que o médico aceda a esta solução a partir de qualquer local e em qualquer computador; o sistema de limpeza de microfibras, uma nova solução de limpeza e higiene destinada a serviços hospitalares; o Sentinella, o mais recente equipamento para drenagem de tumores superficiais, cujos resultados "demonstram evidências totalmente fiáveis no mapeamento de nódulos sentinela no cancro da mama, ROLL, SNOLL, melanoma e tumores na cabeça e pescoço" e, ainda, um novo software de gestão do bloco operatório que permite além do planeamento dos actos cirúrgicos, o registo em tempo real de consumos e procedimentos de uma forma mais adequada.
Destaque ainda para o tema de capa, a entrevista a José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos que abordou vários pontos de interesse.

Se quiser assinar a TECNOHOSPITAL clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário