17 dezembro 2011

INDÚSTRIA E AMBIENTE [70]

Número: 70

O foco desta edição é o "ambiente e saúde".
Os meios urbanos foram analisados de várias perspectivas. De facto, actualmente as cidades são o espelho de extremos, como por exemplo, muito ricos e muito pobres ou bem informados e mal informados. Há cidades de sucesso que são centros de empreendedorismo e inovação, sendo produtivas e proporcinando bem estar aos seus habitantes, mas paradoxalmente "algumas cidades cresceram e continuam a crescer demasiado - em 2015, haverá 82 megacidades - potenciando mega problemas: congestionamento, degradação ambiental, inadequação/falta de habitação e formação de guetos, com os fenómenos de marginalização e criminalidade". Pode ler mais sobre a saúde e qualidade de vida em meio urbano nas páginas 8, 9 e 10.
Outro artigo interessante pode ser lido na páginas 14 a 17, sobre a gestão da saúde e ambiente, onde é abordado, por exemplo, o impacto da poluição atmosférica (que é amplo). De facto, tal como é comprovado neste artigo, um controlo eficiente da poluição atmosférica, quer interior, quer exterior, pode contribuir significativamente para a prevenção de doenças.
Leia também sobre a segurança alimentar. Uma área em que na produção, transporte e armazenamento de alimentos é necessário desenvolver um conjunto de normas capazes de garantir produtos seguros para os consumidores. Conheça, nesta revista, os perigos mais relevantes para a saúde pública nas páginas 18 e 19.
Outro dos pontos em destaque é a qualidade do ar (nas páginas 20, 21 e 22).
Há também uma investigação de realce sobre a habitação e saúde no concelho de Arganil que teve como objectivo perceber se a antiguidade das habitações e a distância à sede do concelho influencia as condições de habitabilidade.

Se quiser ser assinante desta revista clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário