19 novembro 2011

INVEST [82]

Revista: INVEST
Número: 82

Tal como o título sugere, o foco desta edição da INVEST é o crowdfunding. Traduzido à letra significa financiamento pela multidão e, de facto, é disso que se trata, de um financiamento colectivo, ou seja, pequenos donativos (neste caso monetários) de dezenas, centenas ou milhares de pessoas para um projecto ou um empreendedor em que acreditam. Esta é, provavelmente, uma das melhores soluções para quem quer levar a cabo uma ideia mas não consegue financiamento nos meios tradicionais. Actualmente existem três plataformas online que promovem estes projectos: Rede Biz, PPL e Massivemov. Para saberem como se podem candidatar ao financiamento ou como financiar leiam as páginas 12 a 15 desta edição.
Outra ideia de negócio interessante é a casa 100 por cento portuguesa que pretende valorizar os produtos nacionais. Patrícia Valinho idealizou este projecto que tem a casa piloto a ser preparada em Ferraria de S.João (numa das Aldeias de Xisto do Centro do país), mas já há planos para espalhar a ideia por outros locais, adaptando sempre o projecto a cada região e à matéria-prima lá existente.
Saiba também um pouco mais sobre o negócio do mobiliário e da decoração de marca nacional, que se deparam, por exemplo, com o problema da cópia das ideias e artigos originais.
Outros temas de interesse:
- uma empresa portuguesa (a Visionware) que por um lado detecta falhas de segurança e potencial de risco dos clientes e/ou, por outro, investiga e resolve incidentes que podem ir de um simples roubo de identidade electrónica até uma grande fraude informática com impacto global; 
- o futuro centro Barra Talasso que irá usar água do mar (com as características da água da Nazaré) para fins terapêuticos, de bem-estar e combate ao stress;
- a análise de Francisco Banha sobre o empreendedorismo e o capital de risco.

Pode tornar-se assinante da INVEST aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário