22 setembro 2011

O CHAPÉU DE VERMEER

Autor: TIMOTHY BROOK
Editora: GRADIVA

Num quadro de Vermeer, um militar fala com uma rapariga que ri. Num outro, uma jovem pesa moedas de prata junto a uma janela. Num terceiro, frutos caem de uma taça de porcelana sobre um tapete turco.
As imagens de Vermeer assombram-nos com a sua beleza e o seu mistério. Que histórias se escondem por detrás destes instantes captados de uma forma tão subtil e tão bela? Através destas imagens íntimas, Timothy Brook revela-nos a rápida expansão do mundo do século XVII, desde os caçadores de castores do Canadá e as minas de prata das Américas até à própria Delft e aos mares da China.

A ideia de escrever o livro resultou da experiência do autor leccionar um curso de História Mundial na Universidade de Stanford e na Universidade de Toronto.
Ao longo do livro o leitor vê-se transportado para "dentro" dos quadros. Timothy Brook descreve as vivências de Vermeer enquanto este pintou os quadros, abordando assim o acto de pintar  e, ainda, a atmosfera social e cultural da época. Como não poderia deixar de ser, também dá a conhecer a história do chapéu de Vermeer e muitos factos da vida do pintor.
Um livro riquíssimo, que não deve ficar apenas nas mãos dos amantes de Vermeer e das artes, pois esta obra é muito mais do que isso.

Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário