26 setembro 2011

CITY MARKETING

Autores: ANTÓNIO AZEVEDO, DUARTE MAGALHÃES, JOAQUIM PEREIRA

É no seio das pessoas que encontramos a importância da integração do marketing no novo modelo de gestão urbana.
No marketing, ninguém começa com a pergunta:
“O que é que nós queremos?”
Começa-se sim com:
“ O que é que o outro lado deseja? Quais são os seus valores? Os seus objectivos? As suas necessidades? O que é que considera serem resultados?”.
É, portanto, para nós crucial que com este livro possamos aumentar o nível de conhecimento e participação de todos os cidadãos neste domínio e daí esta obra ser para eles também dirigida.
Para todos registamos, neste livro, novas tendências, novos caminhos que aglutinam o capital intelectual a inovação e criatividade local e global, para que em uníssono potenciem um novo modelo de gestão urbana que nos implique a todos a olhar para as cidades e lugares com outros olhos, os olhos do século XXI. (Os autores)

Em época de crise é necessário captar públicos e investidores, assim, este livro assume-se como uma forma de renovar a concepção das cidades e torná-las mais sustentáveis e atractivas.
No livro é feita uma abordagem à gestão pública e ao BSC (balanced scorecard) que é "uma ferramenta de gestão estratégica e de alinhamento organizacional que acompanha todas as fases do ciclo de gestão das organizações". É também possível visualizar um Mapa de Actividades para o Desenvolvimento Sustentável, para o qual cada cidade, cada território deverá encontrar os próprios indicadores. Posto isto, é apresentado o marketing mix para a cidade e dado a conhecer como pode ser feito o plano de marketing estratégico da cidade nas diferentes fases. Há ainda referência à criação da marca da cidade.
Após a vasta bibliografia consultada pelos autores é possível ler testemunhos de quem vê o citymarketing como uma mais-valia para as cidades.
Fica uma citação interessante: "Entender, assumir e adoptar o marketing como decisão estratégica, de modo integrado e sistemático, numa clara orientação para o mercado, permitirá aumentar a competitividade e atrair as escassas fontes de riqueza".

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário