30 agosto 2011

GOOGLE MARKETING


Autor: CARLOS PINTO ASCENSÃO
Editora: SÍLABO

Depois do invento da imprensa por Gutenberg há mais de 500 anos, nenhuma invenção concorreu tanto como o Google para facultar o acesso de todos os indivíduos à informação.
Falar sobre Webmarketing sem falar no Google, é como falar sobre os oceanos sem referir a água. Considerando que 85% dos utilizadores da Internet recorrem a motores de busca e que o Google tem uma quota de busca entre 65% a 95% – dependendo do país – não restam muitas dúvidas sobre por onde começar quando se pretende fazer marketing na Internet. É pois fundamental o modo como o Google «vê» e vai «cartografar» os sítios. E aqui o papel dos webmasters será o de se certificarem que os sítios que pretendem promover cumprem as regras do Google, sob pena de os verem excluídos do seu índice.
Actualmente o Google mantém a sua posição de liderança no mercado da busca, fruto duma postura de melhoria contínua. O expoente máximo dessa procura permanente por novas ideias e soluções materializa-se no Google Labs, donde saíram invenções com repercussão mundial, como o Google Earth, Google Maps, Google Docs, Gmail, etc., prevendo-se que esta posição de liderança e inovação se mantenha.

Um livro completo mas bem sintetizado. Com um índice bem estruturado, é possível encontrar facilmente a informação desejada que está bem complementada com gráficos e tabelas, favorecendo deste modo a compreensão dos conceitos apresentados.
Outra das mais valias deste livro é que não se limita a cumprir os requisitos mínimos de fornecer informação básica ao utilizador, na medida em que, o Carlos Pinto Ascensão teve o cuidado de apresentar uma explicação extensiva sobre o funcionamento da Google, deixando, inclusive, ao critério do leitor desenvolver a estratégia que mais se adequa às suas necessidades.
A abordagem feita pelo autor ao Webmarketing centra-se em três pontos-chave, nomeadamente, Search Engine Optimization (SEO), o E-Mail Marketing e a Publicidade On-line. Acrescenta, também, para o controlo da eficácia dos três pontos acima identificados, o Web Analytics.

Nenhum comentário:

Postar um comentário