22 agosto 2011

A GLOBALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS EM PORTUGAL


Autor: CRISTIANO CECHELLA
Editora: PRINCIPIA

Neste estudo científico sobre a presença de empresas brasileiras em Portugal, Cristiano Cechella aborda o relevante aspecto da nova realidade económica internacional que é o investimento no exterior operado pelas economias emergentes, estudando em concreto o caso do Brasil e dos investimentos brasileiros em Portugal. E, ao fazê-lo, vai mais longe, apontando respostas «tanto a questões de carácter geral sobre a evolução da economia mundial e o papel dos novos países investidores, nomeadamente os BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), como a outras mais específicas, como a do impacto das afinidades linguísticas e culturais nos fluxos internacionais».

O livro está intrinsecamente ligado à tese de Doutoramento do autor que explorou um tema importante sobre o qual ainda não havia um estudo regrado por uma metodologia científica.
Da amostra deste estudo fazem parte empresas que efectivamente investiram em Portugal.
Neste livro, bem organizado, foi exposta a evolução histórica do IDE (Investimento Directo Estrangeiro) desde o século XIX até à primeira década do século XXI e, ainda, a crescente importância dos países emergentes na economia mundial.
Também foi feito um foco na economia brasileira e o posicionamento do Brasil na economia mundial. Além disso, também se abordou a economia portuguesa e a actuação de Portugal como hóspede e investidor no exterior.
Através de questionários e entrevistas foi possível identificar os determinantes dos investimentos brasileiros em Portugal.
A conclusão geral é que Portugal e Brasil têm condições e potencial para criarem uma parceria a longo prazo.

Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário