18 agosto 2011

A ERA DA COMPETÊNCIA

Autores: PAULO PEREIRA DE ALMEIDA & GLÓRIA REBELO
Editora: RH

A 2.ª edição desta obra – revista e actualizada de acordo com o disposto na Lei n.º 7/2009, de 12/02 – denota o interesse que o tema da Gestão pela Competência suscita actualmente nas empresas e organizações. Relacionada com a mudança organizacional, a temática da Gestão pela Competência, já amplamente abordada pelas ciências da Psicologia e da Psicometria, assume agora significativo relevo também no plano da Gestão e do Direito, em particular da Gestão dos Recursos Humanos (GRH) e do Direito do Trabalho.
Em toda a Europa e nos Estados Unidos da América emerge uma nova lógica de organização das empresas com enormes repercussões ao nível do desenho das políticas de gestão organizacional, da sua regulação e regulamentação. Esta nova lógica de GRH está, acreditamos, na origem de um novo período: a Era da Competência. Através desta proposta procura-se conciliar as exigências de flexibilização do trabalho com as exigências associadas à competitividade das empresas e às mutações na organização do trabalho que, saliente-se, têm sido profundamente aceleradas pela introdução de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e pelo movimento de deslocalização do trabalho.
A Era da Competência constitui, portanto, um contributo para um novo entendimento das políticas de GRH, alicerçadas nesta nova lógica de organização do trabalho, constituindo um road map para os processos de mudança nas organizações que ambicionem uma gestão de elevado desempenho.

É uma obra essencial para os profissionais e estudantes da área dos recursos humanos, gestão de empresas ou psicologia do trabalho. Sendo que é um livro bastante prático e de fácil consulta é, também, acessível para todos aqueles que não sendo destas áreas de conhecimento científico possam retirar informações importantes para o seu posicionamento no mercado de trabalho.
O livro está dividido em três grandes partes. A primeira sobre o trabalho e mudança, da qualificação à competência. Glória Rebelo foca-se nas novas tecnologias, na flexibilidade e no emprego e Paulo Pereira de Almeida fala-nos da lógica da competência, mais concretamente, das definições e aplicações da mesma. Já na segunda parte, com base na gestão pela competência nas empresas (por Paulo Pereira de Almeida), é abordado o novo modelo de trabalho e de empresa; as competências na empresa e, também, a gestão da competência. Por último, a terceira parte (por Glória Rebelo), identifica os desafios da competência para o direito do trabalho; o código do trabalho e a lógica da competência de relação individual de trabalho e, ainda, a gestão pela competência na contratação colectiva.
São, portanto, muitos os temas de interesse a ler neste livro.
Os autores: Glória Rebelo é professora universitária e investigadora, autora de diversos livros e artigos publicados em revistas científicas e de divulgação. Paulo Pereira de Almeida é professor universitário, douturado, com larga experiência em publicação científica e colunista no Diário de Notícias.

Pode comprar este livro aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário