03 julho 2011

STORYTELLING - A MAGIA DAS PALAVRAS

Autor: GABRIEL GARCÍA DE ORO
Editora: GESTÃO PLUS


O Storytelling como ferramenta empresarial não é nenhuma novidade; já em contextos tão prestigiados como as aulas dos MBA da Universidade de Harvard se estudam os efeitos da narrativa na optimização do desempenho, pois verifica-se que produz um efeito muito positivo a nível da motivação, comunicação, eficácia e sentido de segurança dos colaboradores.
Como, aliás, refere Gabriel García de Oro, «às vezes o que não se consegue com uma longa explicação, consegue-se com um conto bem contado».



No prefácio, Pilar Jericó afirma que «Quando lemos (e ouvimos) fábulas e histórias, somos capazes de processar de forma mais completa o nosso potencial mental, por isso é tão importante, ao transmitir uma ideia, contar uma história». De facto, este argumento enquadra-se perfeitamente na mensagem que este livro passa. No conjunto, são cerca de 50 pequenas histórias onde cada uma delas passa uma mensagem, uma lição de vida. Este livro, tal como o autor sugere, é uma caixa de primeiros socorros para as empresas que, aqui, podem encontrar rápida e directamente os medicamentos que precisam para problemas específicos.


Para quem tem filhos é a solução ideal: lê uma história, adormece a criança e ainda descobre que afinal aquele problema que surgiu de manhã no trabalho afinal tem solução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário